A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta quinta-feira (9.4), a Operação Rastro Oculto, para cumprimento a mandados judiciais expedidos pela Justiça no âmbito de investigação que apura um homicídio qualificado ocorrido no ano de 2025, em Várzea Grande.
A investigação da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, resultou na decretação das ordens de prisão temporária e de busca e apreensão. Os alvos são cinco suspeitos, entre 20 e 35 anos, investigados por participação conjunta no crime.
Os mandados foram cumpridos no bairro Novo Mato Grosso, em Várzea Grande, e no interior da Penitenciária Central do Estado (PCE), onde um dos investigados encontra-se recolhido.
O crime
O homicídio qualificado foi praticado com extrema violência, no dia 15 de junho de 2025, no bairro Gilson de Barros, em Várzea Grande.
Jefferson Antunes Barbosa, de 32 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo em via pública. Os tiros atingiram a região da cabeça, tórax e costas da vítima.
Conforme apurado pela DHPP, o crime foi praticado mediante atuação coordenada de um grupo criminoso, com divisão de tarefas dos integrantes e execução previamente ajustada, comprovando elevado grau de periculosidade social dos envolvidos.
“O homicídio qualificado cometido com crueldade, foi praticado em concurso de agentes, com emprego de arma de fogo, em plena via pública, e cometido no contexto de uma organização criminosa estruturada”, contou a delegada responsável pelo inquérito, Jéssica Assis.
A investigação aponta que as condições pessoais dos suspeitos demonstram propensão concreta à reiteração criminosa com articulação coletiva, o que reforça a necessidade das medidas cautelares judicias deferidas pelo Poder Judiciário.
Integração
A Operação Rastro Ocultou da DHPP de Cuiabá contou com apoio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Barra do Bugres e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
O VI Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso terá programação ao longo de maio, em alusão ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, celebrado em 24 do mesmo mês. A principal etapa presencial ocorre entre 1º e 3 de maio de 2026, em Rondonópolis, com cerca de 150 participantes de seis municípios, além de convidados de outros estados.
A iniciativa começou em 2017 e é realizada pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT). Desde a terceira edição, o evento conta com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Neste ano, parte do evento é realizado por meio do edital Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso – Cultura Viva do Tamanho do Brasil – Fomento à Projetos Continuados de Pontos de Cultura – Edição Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB I, que liberou mais de R$ 3,7 milhões 31 projetos, sendo R$ 120 mil para cada um.
O evento também terá atividades em Cuiabá e Tangará da Serra, incluindo música, dança, teatro, seminário de direitos humanos, encontro de mulheres e ações para o público infantil. Entre os destaques em Rondonópolis estão o IV Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, a Mostra Calon Lachon de audiovisual e o inédito I Seminário Estadual de Direitos Humanos dos Povos Ciganos, com participação de representantes nacionais como Edvalda Bispo dos Santos e Lourdes Correia.
No mesmo município, o projeto teatral “Rarripe – Ciganos em Cena”, iniciado em 7 de fevereiro e com o primeiro módulo encerrado em 30 de abril, promove intervenções nos dias 1º e 2 de maio. O grupo reúne 13 mulheres ciganas e tem previsão de continuidade no segundo semestre de 2026.
Em Cuiabá, a Mostra Calon Lachon começa em 5 de maio, com sessões também nos dias 15, 22 e 29 de maio, sempre às 19h, no Ateliê Kaiardon. A Exposição Diquela abre no mesmo dia, 5 de maio, às 16h, com visitação ao longo do mês.
Em Tangará da Serra, a Exposição Diquela será aberta em 4 de maio e segue até 5 de junho, quando ocorre o encerramento com exibição da Mostra Calon Lachon no Centro Cultural do município.
O projeto inclui ainda a campanha virtual Maio Cigano, promovida durante os 30 dias do mês, com foco na valorização da cultura cigana e no combate ao preconceito. O encontro já se consolidou como a principal iniciativa do segmento no estado, com atividades presenciais e virtuais e participação majoritária de profissionais ciganos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.