Oito equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concluíram esta semana o trabalho contínuo realizado na região do Lago do Manso, por meio de patrulhamento terrestre e fluvial. A ação abordou 150 veículos e 100 embarcações, o que resultou na soltura de 56 peixes vivos, além da apreensão de 94 equipamentos de uso proibido.
A maior quantidade averiguada de pescado foi do tipo Piraputanga, uma das 12 espécies de captura e transporte proibidos pela Lei de Transporte Zero. Por estarem vivos no momento da abordagem, os agentes ambientais puderam devolver os espécimes ao habitat natural e, assim, contribuir para a manutenção da biodiversidade na região.
A fiscalização, iniciada pelo órgão ambiental no dia 24 de março, contemplou as áreas conhecidas como João Carro, Palmeiras, Água Fria e Xaraés. Também foram realizadas atividades ao longo do Rio Manso.
Ao todo, foram apreendidos nas vistorias 2 tarrafas e 59 espinheis, sendo 35 confiscados apenas na última segunda (6.4). Como não houve infratores identificados, as penalidades não foram aplicadas.
A operação também se estendeu para outras localidades estratégicas, incluindo o município de Nobres (Bom Jardim), Rio Cuiabá no município de Rosário Oeste, Acorizal e Jangada, ampliando o alcance das ações e reforçando a presença vigilante da Sema.
“Apesar de não haver apreensões de pescado, estão sendo realizados trabalhos preventivos, com o patrulhamento terrestre e fluvial (embarcado), barreiras nas rodovias e acessos a pesqueiros, bem como em estabelecimentos comerciais”, afirma o coordenador da Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), Alan Silveira.
Fiscalização
A Coordenadoria atende todas as regiões do estado, com ações de fiscalização realizadas tanto pelo trabalho de rotina quanto em atendimento a processos da ouvidoria e denúncias anônimas recebidas pelas equipes em campo. Além disso, há apoio às denúncias recebidas pelas Polícias Militar e Civil, que por vezes acionam a Sema para prestar apoio no atendimento.
Denúncia
Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo e-mail [email protected] ou em uma das regionais da Sema.
Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional apreenderam 169 tabletes de substância análoga a maconha, na manhã desta sexta-feira (5.6), em Várzea Grande. Na ação, dois homens, de 32 e 24 anos, foram presos e um adolescente, de 17 anos, apreendido por tráfico ilícito de drogas.
Conforme o boletim de ocorrência, a Força Tática recebeu informações de que um homem teria recebido e enterrado grande quantidade de entorpecentes em uma área de mata, na região do Capão do Pequi. Segundo as denúncias, outros suspeitos também estariam presentes para realizarem a distribuição das drogas.
A equipe da Força Tática, junto com o setor de inteligência, se deslocou ao endereço informado e iniciou monitoramento por meio de drones da Polícia Militar, sendo possível identificar a área de mata onde supostamente as drogas eram escondidas e a movimentação de três criminosos.
Rapidamente, os militares fizeram acompanhamento e abordaram os três suspeitos. Na revista pessoal ao trio, algumas porções de maconha foram encontradas. Ao serem questionados sobre a denúncia, um dos homens assumiu a responsabilidade pelos entorpecentes e indicou a localização exata de onde as drogas estavam enterradas.
Os policiais seguiram com os suspeitos de volta para a área de mata e desenterraram sacos e tonéis onde estavam guardados os 169 tabletes de maconha, além de duas balanças de precisão.
Diante dos fatos, os três suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos, com toda a droga apreendida, para a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.