Cuiabá

Saúde de Cuiabá avança com atendimento noturno em 28 USFs e cobertura em toda a capital

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, consolida um dos principais eixos do Sistema Único de Saúde (SUS): a Atenção Primária. Com uma rede estruturada de 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 148 equipes de Saúde da Família (ESF), o município amplia o acesso da população ao atendimento básico com 28 unidades funcionando em horário estendido, até as 19h e 21h.

A estratégia responde a uma demanda real da população: garantir atendimento também no período noturno, especialmente para trabalhadores que não conseguem buscar os serviços durante o dia. Ao ampliar o horário de funcionamento, o município reduz barreiras de acesso; evita o agravamento de doenças; diminui a procura por unidades de urgência e emergência; e fortalece o cuidado contínuo, próximo da realidade das famílias.

As Unidades de Saúde da Família são a principal porta de entrada do SUS e desempenham papel fundamental na organização do sistema de saúde. É nelas que o cidadão encontra acompanhamento permanente e integral, com foco não apenas no tratamento, mas, principalmente, na prevenção.

“A ampliação do horário de funcionamento em 28 Unidades de Saúde da Família é uma medida estratégica para garantir que a população tenha acesso aos serviços no momento em que realmente precisa. Estamos olhando para a realidade do trabalhador cuiabano, que muitas vezes não consegue buscar atendimento durante o dia. Com isso, fortalecemos a Atenção Primária, ampliamos o cuidado preventivo e evitamos que problemas simples evoluam para situações mais graves. Nosso compromisso é com uma saúde mais acessível e resolutiva em todas as regiões de Cuiabá”, destacou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

Leia mais:  Sine tem 42 vagas para motorista de veículos pesados e outros 732 empregos

Entre as principais ações desenvolvidas nas USFs estão: consultas médicas e de enfermagem; vacinação de rotina e campanhas; acompanhamento de gestantes com pré-natal completo; monitoramento de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; atendimento odontológico; realização de exames básicos; visitas domiciliares realizadas por equipes multiprofissionais; acompanhamento de crianças, idosos e grupos prioritários; ações educativas em saúde; prevenção de doenças; promoção da qualidade de vida; e identificação precoce de agravos.

As equipes são formadas por médicos; enfermeiros; técnicos de enfermagem; agentes comunitários de saúde; e, em algumas unidades, profissionais de saúde bucal, garantindo atendimento humanizado e vínculo direto com a comunidade.

Unidades com atendimento até 21h

– USF Parque Ohara;
– USF Tijucal;
– USF Pedra 90 CAIC I, II e III;
– Clínica da Família CPA I;
– USF Ilza Terezinha Picolli;
– Consultório na Rua.

Unidades com atendimento até 19h

– USF Parque Cuiabá;
– USF Parque Atalaia;
– USF Coxipó I e II;
– USF Jardim Industriário;
– USF Jardim Fortaleza / Santa Laura;
– USF Dom Aquino;
– USF Pico do Amor;
– USF Jardim Imperial;
– USF Bela Vista / Carumbé;
– USF Terra Nova / Canjica;
– USF Eldorado;
– USF Areão;
– USF CPA III;
– USF CPA IV;
– USF Jardim Vitória I;
– USF Paiaguás;
– USF Sucuri;
– USF Ribeirão da Ponte;
– USF Despraiado;
– USF Novo Terceiro;
– USF Jardim Independência;
– USF Nossa Senhora da Guia.

Leia mais:  Paula preside sessão histórica que aprovou projeto que reduziu o interstício da enfermagem

As demais unidades seguem com funcionamento em horário regular, garantindo cobertura em todas as regiões da cidade, Norte; Sul; Leste; Oeste; e zona rural, incluindo distritos e comunidades como Sucuri; Nossa Senhora da Guia; Coxipó do Ouro; Águaçu; e Rio dos Peixes.

A ampliação do horário em unidades estratégicas leva em consideração critérios como densidade populacional; demanda reprimida; localização geográfica; e necessidade de ampliar o acesso em regiões com maior fluxo de usuários. A medida também fortalece a resolutividade da Atenção Primária, evitando que casos simples evoluam para quadros mais graves.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Audiência pública debate aumento da população em situação de rua e destaca ações da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesta terça-feira (3), de audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir o crescimento da população em situação de rua na capital. O debate, proposto pelo vereador Dilemário Alencar, reuniu representantes do Executivo municipal, Judiciário, OAB-MT, Defensoria Pública, Governo do Estado, sociedade civil organizada e vereadores em busca de soluções permanentes para um dos principais desafios sociais enfrentados pela cidade.

Durante a audiência, foi destacado que esta foi a primeira vez na história da Câmara Municipal de Cuiabá que o tema da população em situação de rua foi debatido em uma audiência pública específica. A proposta do encontro foi construir encaminhamentos e cobrar ações coordenadas entre os diversos órgãos envolvidos nas áreas de assistência, saúde, segurança, habitação e empregabilidade dessa população.

Representando a Prefeitura de Cuiabá, participaram a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela; a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares; a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher; a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon; o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Júnior; a procuradora-chefe da Saúde, Bianca Zanardi; além de secretários adjuntos e equipes técnicas de diversas pastas da administração municipal.

Leia mais:  Paula preside sessão histórica que aprovou projeto que reduziu o interstício da enfermagem

A secretária Hélida Vilela destacou a importância da integração entre os órgãos públicos para garantir resultados efetivos. “Nenhuma instituição conseguirá enfrentar esse desafio sozinha. Precisamos fortalecer o trabalho conjunto para garantir acolhimento, dignidade e oportunidades para quem mais precisa”, afirmou.

Ao apresentar as ações da Saúde, a secretária Deisi Bocalon explicou que o município mantém equipes de Consultório na Rua, que atuam diretamente junto à população em situação de rua, oferecendo atendimentos médicos, acompanhamento de doenças como tuberculose e hanseníase, realização de curativos, vacinação e encaminhamentos para tratamento especializado. Ela também destacou o trabalho desenvolvido pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no atendimento de pessoas com dependência química e transtornos mentais, ressaltando que os tratamentos respeitam a autonomia dos usuários e não podem ocorrer de forma compulsória.

A procuradora-chefe da Saúde, Bianca Zanardi, apresentou o trabalho intersetorial desenvolvido pela Prefeitura para estruturar uma política pública permanente voltada à população em situação de rua. Segundo ela, o município criou um plano integrado envolvendo diversas secretarias, com metas compartilhadas, monitoramento contínuo e definição clara das responsabilidades de cada órgão. A iniciativa foi construída a partir de recomendações dos órgãos de controle e das discussões realizadas no Comitê Intersetorial coordenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Leia mais:  Prefeito destaca regularização fundiária em palestra na Conferência das Cidades

Entre as ações já executadas pela gestão municipal estão os serviços de acolhimento institucional, abordagem social, oferta de alimentação, distribuição de cobertores, instalação de bebedouros públicos, atendimento de saúde por meio dos Consultórios na Rua, campanhas de prevenção, capacitação de equipes para abordagens humanizadas, programas de qualificação profissional, políticas habitacionais e iniciativas voltadas à reinserção social e ao mercado de trabalho.

Bianca Zanardi também destacou que o problema exige atuação compartilhada entre município, Estado, União, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades da sociedade civil. Segundo ela, o diagnóstico em elaboração permitirá identificar com maior precisão as necessidades da população atendida e subsidiará a definição de estratégias mais eficazes para os próximos anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana