Turismo

No Salão do Turismo, público poderá fazer uma viagem pelos sabores do Brasil

Publicado

A 10ª edição do Salão do Turismo, que ocorre de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, vai oferecer uma verdadeira viagem pelos sabores do Brasil. Entre as diversas atrações do evento está uma enorme variedade de produtos alimentícios que serão levados pelos estados, revelando tradições, ingredientes locais e a identidade cultural de cada região.

Pela primeira vez no Nordeste, o Salão do Turismo é organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e vai reunir toda a cadeia produtiva do setor em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios.

  • Vai ao Salão? Saiba o que curtir em Fortaleza AQUI.

  • Vai ao Salão? Saiba como chegar ao evento AQUI.

O público poderá conhecer e degustar itens que vão de doces artesanais a pratos típicos e bebidas regionais, vindos de todos os cantos do Brasil.

Estados como Acre e Amapá apostam em derivados de castanhas, chocolates e biscoitos, enquanto Rondônia levará opções como banana-da-terra frita, bombons regionais e geleias. Já Roraima destacará a tradicional damurida (caldo picante, tradicional da culinária indígena local, baseado em peixe, tucupi, chicória e uma forte mistura de pimentas), além da famosa paçoca de carne de sol.

O Nordeste se manifesta em sabores autênticos: das cocadas, sequilhos e cachaças de Alagoas, passando pelas geleias, biscoitos e bebidas típicas do Maranhão. Pernambuco levará doces artesanais como alfenins, cocadas e licores, enquanto o Rio Grande do Norte terá queijos, castanhas e bebidas. Sergipe complementa a festa com amendoim torrado e licores de frutas regionais, e a Paraíba leva cachaças de diversos sabores e castanhas carameladas.

Leia mais:  O que fazer em Congonhas, Minas Gerais

A região Sudeste também marcará presença com produtos como doces, geleias e mel do Rio de Janeiro, além de cafés especiais e goiabinhas de São Paulo. No Sul, o Paraná destaca pratos tradicionais como o barreado e o entrevero de pinhão.

Já no Centro-Oeste, Goiás leva pratos marcantes como pamonhas, galinhada com pequi e doces com castanha de baru, enquanto o Distrito Federal aposta em cachaças e queijos artesanais. Tocantins apresenta, além da paçoca de carne de sol, cocada de babaçu e biscoitos típicos, reforçando a presença da culinária regional no evento.

Por região

Logo na entrada do Salão, os visitantes terão uma visão ampla e completa, com todos os estandes posicionados e divididos por macrorregiões. Nos espaços, além da culinária típica, os visitantes poderão vivenciar experiências, se informar sobre os principais atrativos turísticos e mergulhar na cultura local de cada estado e do Distrito Federal.

Todos os estandes dos estados serão padronizados, com uma área de 36 metros quadrados para cada unidade federativa, garantindo igualdade de exposição e reforçando a representatividade nacional no evento. Saiba mais aqui.

Financiamento

O Salão do Turismo deste ano também será palco da 2ª edição do “Brasil Mais Crédito para o Turismo”, que vai dar orientação técnica, esclarecimentos sobre linhas de financiamento e apoio para acesso ao crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que, inclusive, poderá ser contratado no ato. Mais informações neste link.

Leia mais:  Seminário em Brasília (DF) discutirá avanços na gestão turística de patrimônios mundiais no Brasil

Capacitação inédita

Gestores, empresários, representantes do poder público, estudantes e profissionais que atuam no turismo brasileiro terão à disposição uma capacitação estratégica. A qualificação vai ocorrer durante o 3º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo. Veja neste link.

Copa do Mundo

O Ministério do Turismo também vai promover um importante debate sobre os preparativos e avanços para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que acontece no Brasil, entre os meses de junho e julho. Saiba mais aqui.

Ano Cultural Brasil-China

No dia 8, o MTur promove um seminário sobre o Ano Cultural Brasil-China 2026, uma iniciativa conjunta entre os dois países para fortalecer os laços bilaterais por meio de eventos artísticos, acadêmicos e turísticos. O encontro vai reunir especialistas e representantes do setor com o objetivo de apresentar aspectos estratégicos do mercado chinês, incluindo conectividade, cultura, gastronomia, tecnologia e barreiras linguísticas. Saiba mais aqui.

Núcleo do Conhecimento

O Salão do Turismo vai contar ainda com um ambiente dedicado a debates relevantes, que vão abordar temas sobre o desenvolvimento e o futuro do setor.

O Núcleo do Conhecimento vai contar com dois espaços e terá uma programação que inclui mais de 20 palestras, além de workshops e oficinas gratuitas. Esse conteúdo de alto nível vai servir para capacitar, qualificar e inspirar profissionais, estudantes e empreendedores do setor. Veja aqui.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Trilha Verde da Maria Fumaça valoriza patrimônio histórico, natureza e turismo de experiência em Minas Gerais

Publicado

Localizada em Minas Gerais, a Trilha Verde da Maria Fumaça é um destino para praticantes de caminhada, cicloturismo e turismo de natureza. Com 92 quilômetros de extensão, e duração média de três dias, o percurso ocupa parte do antigo ramal ferroviário que ligava Diamantina a Corinto e oferece aos visitantes uma experiência que combina patrimônio histórico, paisagens naturais e contato com comunidades locais.

Inserida nos vales dos rios Jequitinhonha e São Francisco, a trilha atravessa áreas da Serra do Espinhaço, reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera. O trajeto percorre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e revela cenários de campo rupestre, serras, rios, cachoeiras, formações geológicas, cavernas e sítios arqueológicos datados de 5 mil anos.

A rota também integra a trilha de longo curso Transespinhaço, em Minas Gerais. O percurso está dividido em quatro trechos: Diamantina–Barão, Barão–Conselheiro Mata, Conselheiro Mata–Rodeador e Rodeador–Monjolos. Ao longo do caminho, os visitantes encontram opções de alimentação, hospedagem e, em alguns casos, áreas para camping.

Entre os atrativos culturais estão a cidade histórica de Diamantina, reconhecida por seu patrimônio arquitetônico colonial e a culinária mineira, com destaque para a produção de queijos.

Leia mais:  Netos de espanhóis têm até outubro para pedir cidadania

A trilha passa pelos municípios de Diamantina, Datas, Gouveia e Monjolos e cruza áreas protegidas como as APAMs Barão e Capivara, em Gouveia, e APAM Monjolos, além de estar próxima ao Parque Estadual do Biribiri e ao Parque Nacional das Sempre-Vivas.

No Brasil, existem atualmente 246 trilhas de longo curso que passam por 327 Unidades de Conservação e somam mais de 25 mil quilômetros, ampliando as oportunidades para atividades ao ar livre e o turismo sustentável.

Por Isadora Lionço

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana