Várzea Grande
Várzea Grande entra no mês de aniversário com tradição e fé na Festa de Nossa Senhora da Guia
Publicado
3 de maio de 2026, 15:00
Várzea Grande entrou oficialmente no mês de aniversário. Completando 159 anos de história no próximo dia 15 de maio, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia abriu o calendário das festividades do município, neste domingo (3). A programação iniciou nas primeiras horas da manhã, com alvorada, procissão, adoração e missa festiva, e foi acompanhada do começo ao fim pela prefeita Flávia Moretti.
A Festa de Nossa Senhora da Guia é considerada um dos maiores símbolos religiosos e culturais de Várzea Grande, reunindo fiéis, famílias e visitantes, e reforçando a identidade de um povo marcado pela fé e pela tradição.
“A Festa de Nossa Senhora já completou 159 anos, muita tradição, fé e move toda Várzea Grande. É um patrimônio imaterial nosso. Estar aqui hoje como prefeita e acompanhar o encerramento que é preparado ao longo do ano é muito bom. Nossa Senhora é quem nos ajuda a guiar Várzea Grande. Antes de prefeita, sou cidadã e várzea-grandense. Como devota, honrarei e preservarei nossa cultura”, comemorou a prefeita Flávia Moretti.
Durante o evento, Flávia também reforçou o compromisso da gestão municipal em fortalecer e ampliar o calendário cultural e religioso do município. “Sancionarei a lei do Turismo Religioso em Várzea Grande. Todas as paróquias e igrejas poderão participar desse calendário, como mais uma garantia de proteger o que é nosso e que percorre gerações”, afirmou.
A Rainha da Festa, Darlene Fátima de Arruda Dapper, destacou a emoção de participar de um dos eventos mais tradicionais da cidade e ressaltou o sentimento de pertencimento que a celebração desperta na comunidade. “Ser escolhida como Rainha da Festa de Nossa Senhora da Guia é uma honra imensa. É uma responsabilidade que carrego com fé e gratidão, porque essa celebração representa a história viva do nosso povo. É emocionante ver Várzea Grande reunida, mantendo essa tradição que atravessa gerações e fortalece nossa identidade”, declarou.
Já o Rei da Festa, Valde José da Costa, afirmou que a festividade representa um símbolo forte da identidade várzea-grandense. “Ser Rei da Festa é representar um povo que tem fé e que preserva suas raízes. Nossa Senhora da Guia faz parte da história de Várzea Grande e essa celebração mostra o quanto nossa cultura continua viva. É um orgulho fazer parte desse momento tão importante para o município”, disse.
O pároco Padre Valdésio Pereira Santos destacou que a festa representa um verdadeiro caminho de evangelização e preservação cultural. “É uma festa longa, de maio a agosto, um caminho de evangelização. Ela retoma questões culturais do município, ela é um patrimônio histórico, imaterial e cultural. Revive e mantém a cultura. Se nós não tivermos cultura, o que repassaremos às outras gerações? É uma identidade desse povo. Várzea Grande é um povo de fé, renovação constante, precisamos viver nossa fé como expressão cultural”, pontuou.
A secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, também acompanhou a programação e ressaltou a relevância da festividade para além do aspecto religioso, como elemento de desenvolvimento e fortalecimento cultural. “Essa festa vai além da religiosidade. Ela movimenta a cidade, fortalece nossa identidade cultural e impulsiona o turismo e a economia local. É um evento que conecta passado e futuro, mostrando que Várzea Grande tem raízes fortes e uma história que precisa ser valorizada”, afirmou.
Também estavam presentes na celebração o líder do Executivo na Câmara Municipal, vereador Bruno Rios e o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Rogério de França Martins.
Galeria de Fotos (11 fotos)
Várzea Grande
Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande
Publicado
25 de junho de 2026, 17:00
Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).
Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.
A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.
Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.
“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.
A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.
“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.
“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.
“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.
DataClima+ fortalece capacidades nacionais para a transparência climática
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
Prefeitura de Cuiabá convoca 18 profissionais para reforçar a rede municipal de saúde
Prefeitura de Cuiabá oferece 39 vagas para servente de obras, sendo 33 sem necessidade de experiência
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso22 de junho de 2026, 09:30Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana
-
Agro News22 de junho de 2026, 09:00VLI reduz emissões em mais de 12% e supera metas sociais em relatório de sustentabilidade 2025
-
Policial21 de junho de 2026, 11:01Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres
-
Cuiabá21 de junho de 2026, 10:30Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis e celebra reconhecimento em Cuiabá

