Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza aula inaugural do curso de operação de máquinas agrícolas para mulheres

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Agricultura, lança, na sexta-feira (08), o curso de operação de máquinas agrícolas, exclusivamente para mulheres rurais. A aula inaugural, com trator, ocorrerá no Parque de Exposição de Cuiabá, das 9h às 11h, na abertura do Projeto Mulheres Rurais. Contará com a presença de representantes de comunidades rurais, vereadoras de Cuiabá e demais autoridades.

A iniciativa, desenvolvida pela assessora técnica Nívea Rocha Turbino, com apoio do secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão, visa ao fortalecimento da agricultura local e à capacitação das mulheres do setor rural. O projeto será oferecido gratuitamente às mulheres do campo.

“Ao promover capacitação técnica, o projeto contribui diretamente para ampliar a autonomia das mulheres, possibilitando que elas adquiram novos conhecimentos, aumentem sua participação nas atividades produtivas e fortaleçam sua independência econômica”, explicou Nívea.

Para o secretário Vicente Falcão, o acesso à formação em operação de máquinas agrícolas também incentiva a modernização das práticas no campo, elevando a produtividade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura local.

Leia mais:  Prefeito anuncia "Pix do Dia do Professor" como forma de homenagem aos profissionais da Educação

Além disso, o Projeto Mulheres Rurais reforça a importância de políticas públicas voltadas ao empoderamento feminino no meio rural, reconhecendo o papel fundamental das mulheres no crescimento da economia agrícola e na manutenção das comunidades do campo.

O Sindicato Rural de Cuiabá e o Senar MT são parceiros da Prefeitura de Cuiabá na capacitação e valorização dessas profissionais, criando caminhos para mais igualdade, oportunidades e desenvolvimento social.

Interessadas devem entrar em contato pelo telefone (65) 99608-5737 (Nívea) para oficializar a participação.

SERVIÇO

Aula inaugural do curso de operação de máquinas agrícolas

Quando: sexta-feira, 08

Horário: das 9h às 11h

Local: Haras TWIM Brother, Sindicato Rural de Cuiabá, localizado no Parque de Exposição (Av. Senador Filinto Muller, s/nº, bairro Dom Aquino).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Defesa Civil leva prevenção às escolas e forma multiplicadores mirins em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Defesa Civil, realizou mais uma etapa do projeto Multiplicadores Mirins, que integra o programa Defesa Civil nas Escolas. A atividade aconteceu na EMEB Lenine de Campos Póvoas, no bairro Jardim União, com orientações sobre prevenção de queimadas, incêndios, alagamentos e preservação do meio ambiente, nesta sexta-feira (11).

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, destacou que o projeto busca trabalhar a conscientização desde a infância e promover uma mudança de cultura em relação à prevenção e à preservação ambiental.

“É um trabalho estruturante, da Defesa Civil com a Secretaria Municipal de Educação. É uma determinação do prefeito Abilio Brunini para trabalhar com a base, para mudar a cultura. Entendemos que esse trabalho é muito importante, porque é um trabalho de médio e longo prazo e que vai ser perene”, afirmou.

Segundo o secretário, o projeto será levado às escolas municipais das áreas urbana e rural de Cuiabá. A iniciativa aborda situações que impactam diretamente a cidade, como o aumento das queimadas e das temperaturas, a poluição do ar e os alagamentos provocados, entre outros fatores, pelo descarte irregular de lixo, que pode obstruir sistemas de drenagem.

Leia mais:  Moradores do bairro São José recebem melhorias na malha viária com tapa-buraco

“O aumento do calor, das queimadas, das fumaças e das partículas em suspensão traz um agravo à nossa saúde. Da mesma forma, na época da chuva, podemos ter alagamentos justamente porque o sistema de drenagem do município é bloqueado pelo excesso de lixo descartado pelas pessoas”, explicou.

Para o diretor Elias Alves de Oliveira, trabalhar a prevenção com os estudantes desde as primeiras fases da formação é uma forma de construir uma comunidade mais consciente e preparada.

“Quando se fala em prevenção, estamos falando de prevenir tanto situações acidentais quanto queimadas e alagamentos. É muito importante esse trabalho dentro das unidades escolares para conscientizar nossos estudantes a serem guardiões mirins”, afirmou.

A proposta do Multiplicadores Mirins é transformar os estudantes em agentes de conscientização, capazes de levar para casa e para a comunidade orientações simples que ajudam na prevenção de riscos e na preservação do meio ambiente. A ação faz parte de um trabalho contínuo da Prefeitura de Cuiabá para fortalecer a cultura de prevenção nas escolas municipais.

Leia mais:  Agência reguladora notifica Águas Cuiabá após vazamento que causou acidente com repórter

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana