Mato Grosso

Unemat abre seleção especial com 1.098 vagas para ingresso em cursos no segundo semestre de 2026

Publicado

A Universidade de abriu uma seleção especial para o ingresso de novos alunos no período letivo 2026/2. Ao todo, a instituição oferece 1.098 vagas presenciais, além de cadastro de reserva, distribuídas em diversos cursos e câmpus da universidade. As inscrições começam no dia 18 de maio.

O Edital nº 003/2026 regulamenta a Seleção Especial e já está disponível no portal do candidato.

A seleção será realizada por dois métodos distintos, a depender do curso escolhido: por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2021 a 2025, ou via análise de histórico escolar.

Cursos e formas de seleção

Para os cursos de Direito, Enfermagem e Medicina, a seleção é exclusivamente baseada pelas notas do Enem. Os candidatos interessados nestas graduações deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.

Já para as demais graduações a avaliação será feita com base no desempenho escolar do 1º ao 3º ano do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e História. Para estes cursos, a inscrição é totalmente gratuita. São eles: Administração; Agronomia; Alimentos; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação, Biológicas, Contábeis, Econômicas; Educação Física; Engenharia: de Produção Agroindustrial, Elétrica, Florestal; Geografia; Gestão de Turismo; História; Jornalismo; Letras; Matemática; Pedagogia; Processos Gerenciais; Sistemas de Informação; e Zootecnia.

Leia mais:  Polícia Civil prende suspeito que levou filhos de casa para ameaçar ex-companheira

Sistema de cotas e ações afirmativas

A Unemat reserva vagas para o sistema de ações afirmativas. Podem concorrer a esta modalidade candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, divididos nos seguintes grupos:

Negros (pretos ou pardos): candidatos que se autodeclarem conforme critérios do IBGE e que possuam fenótipo lido socialmente como negro.

Indígenas: candidatos que comprovem pertencimento a um grupo étnico reconhecido.

Pessoas com deficiência (PCD): aqueles que apresentarem laudo médico com código da CID correspondente.

Escola Pública: demais candidatos que estudaram em instituições públicas e gratuitas.

Inscrições e prazos

As inscrições e o envio de documentos comprobatórios deverão ser realizados exclusivamente via internet, pelo endereço oficial: vestibular.unemat.br. O período para solicitação de isenção da taxa (para os cursos que a exigem) ocorre entre as 8h do dia 18 de maio e às 23h59 do dia 21 de maio de 2026.

As inscrições gerais, tanto para pagantes quanto para isentos, seguem abertas das 8h do dia 18 de maio até as 23h59 do dia 15 de junho de 2026, sempre seguindo o horário oficial de Cuiabá (MT).

Leia mais:  Militares e Civis são agraciados com a Medalha do Mérito Musical do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

A Unemat reforça que é responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações e editais complementares em vestibular.unemat.br/

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

SES distribui mais de 619 mil doses da vacina contra influenza; mais de 320 mil já vacinaram em MT

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu 619.070 doses da vacina contra a gripe aos 142 municípios desde o final de março. Até a última quinta-feira (7.5), 322.835 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas nos postos de saúde de Mato Grosso.

No Dia D da vacinação contra a gripe, realizado no dia 25 de abril no estado, 38.855 doses foram aplicadas pelos municípios em todo território mato-grossense.

“A vacinação de idosos, crianças e gestantes é fundamental para evitar casos graves da doença, com complicações que demandam internação hospitalar e que podem até matar. Por isso, os pais devem levar os seus filhos pequenos ao posto de saúde mais próximo para garantir essa proteção”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

A vacina contra a influenza é segura, gratuita e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua, forças armadas e profissionais do sistema de privação de liberdade.

Leia mais:  Operação Lei Seca termina com quatro prisões por embriaguez e remoção de 32 veículos

Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Dias, é muito importante que toda a população se conscientize sobre a importância da vacinação contra a gripe.

“A SES ainda vai receber novas remessas do Ministério da Saúde para distribuição aos municípios, pois a meta no Estado é vacinar 1.350.115 pessoas do grupo prioritário neste ano. A vacinação também é fundamental para ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do SUS, melhorando o atendimento em diversas outras áreas”, explicou o superintendente.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana