Policia Federal

PF investiga organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas no Tocantins

Publicado

Palmas/TO. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25/8), a “Operação Bóreas”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na logística de transporte aéreo internacional de drogas e armas de fogo.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, além de três mandados de busca e apreensão. Também foram executadas medidas de apreensão de aeronaves, bloqueio e sequestro de bens e valores, determinadas pelo Juízo da 4ª Vara Federal de Palmas/TO. A Polícia Federal também solicitou a inclusão de dez alvos nos mecanismos de Difusão Vermelha da Interpol.

Participaram da operação a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/TO), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) e policiais federais do Pará. 

As investigações indicam que o grupo criminoso era responsável pela organização de voos, utilização de aeronaves e pistas clandestinas, além do suporte logístico necessário ao transporte de grandes carregamentos de cocaína e armas de fogo,  provenientes da Bolívia e do Peru com destino ao Brasil. A apuração decorre de investigações relacionadas a recentes apreensões da droga realizadas no estado do Tocantins.

Leia mais:  PF prende dois homens com 16 kg de drogas em São Sebastião/SP

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros delitos que venham a ser identificados no decorrer das investigações.

Comunicação Social da Polícia Federal no Tocantins 
Fones: (63) 3236-5445 // 99101-1391
E-mail: [email protected] 

Fonte: Polícia Federal

publicidade

Policia Federal

PF prende cinco pessoas em flagrante e apreende mais de 190 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos/SP

Publicado

Guarulhos/SP. A Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos realizou, entre os dias 18 e 22 de setembro, ações que resultaram na prisão em flagrante de cinco pessoas e na apreensão de mais de 190 kg de drogas.

Quatro pessoas foram presas em flagrante por tráfico internacional de drogas. Um brasileiro foi preso pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, durante abordagem nas imediações do aeroporto, quando se dirigia para embarcar para a Etiópia transportando 40 kg de cocaína ocultos na bagagem. Segundo o preso, ele receberia R$ 10 mil pelo transporte da droga.

Uma cidadã austríaca, de 74 anos, foi presa ao tentar embarcar para Hangzhou, na China, via Doha, no Catar, transportando 4,5 kg de cocaína ocultos na bagagem.

Uma cidadã francesa foi presa ao tentar embarcar para Paris, na França, com 2,5 kg de cocaína. Já um cidadão nigeriano foi preso ao tentar embarcar para Lagos, na Nigéria, via Doha, transportando 3 kg de cocaína ocultos na bagagem.

Leia mais:  PF combate o tráfico interestadual de drogas em Rondônia

Também foram apreendidos, sem autoria identificada até o momento, 45 kg de cocaína em uma mala detectada durante fiscalização prévia ao carregamento de aeronave com destino a Frankfurt, na Alemanha; 60 kg de haxixe em uma carga de xarope de bordo (maple syrup) proveniente de Miami, nos Estados Unidos; e 37 kg de haxixe em uma mala abandonada, localizada durante fiscalização aduaneira de rotina.

Em outra ocorrência, um brasileiro foi preso em flagrante após causar tumulto em voo proveniente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo testemunhas, após ter um pedido de upgrade negado por impossibilidade operacional, o homem passou a ofender e ameaçar integrantes da tripulação, inclusive utilizando uma faca de mesa. Preso em flagrante, ele optou por permanecer em silêncio. As ocorrências seguem sob investigação da Polícia Federal.

Delegacia da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – DPF/GRU/SP
Superintendência da Polícia Federal em São Paulo
Tel.: (11) 2445-2212

 

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF reprime organização criminosa e contrabando
Continue lendo

Mais Lidas da Semana