Após 10 anos, Pontes e Lacerda voltou a sediar uma etapa do Campeonato Mato-Grossense de Motocross, abrindo oficialmente a temporada 2026 da competição. O evento, realizado nos dias 28 e 29 de março, reuniu pilotos de diversas regiões, além de um grande público, marcando o retorno do município ao circuito estadual da modalidade.
O deputado estadual Moretto (Republicanos) destacou a importância da realização da etapa no município e reforçou seu compromisso com o fortalecimento do esporte em Mato Grosso. Segundo ele, o motocross tem papel importante no incentivo à prática esportiva, além de contribuir para o desenvolvimento econômico das cidades que recebem as etapas.
A realização do evento contou com recursos destinados por meio da emenda parlamentar nº 185/2025, de autoria do deputado Moretto, no valor aproximado de R$ 199 mil, que viabilizou a abertura do campeonato no município.
“Pontes e Lacerda volta ao cenário do motocross estadual com protagonismo, sediando a abertura do campeonato. Temos trabalhado para fortalecer essa modalidade em todo o estado, apoiando eventos que movimentam a economia e valorizam o esporte”, afirmou o parlamentar.
Moretto também reconheceu o trabalho conjunto que possibilitou a realização do evento, destacando o apoio das lideranças políticas locais Cezar Augusto (União), Cleber Sella (Republicanos), Wyldo Pereira (PRD), Carlinhos (União), além da liderança política Ferrugem e da Federação Mato-Grossense de Motociclismo, representada por Miguel Vieira Guimarães Netos, e de todos os envolvidos na organização.
A competição, que percorre diversas cidades ao longo do ano, mantém um calendário ativo no estado e retorna agora a Pontes e Lacerda, reforçando o potencial do município para sediar grandes eventos esportivos.
Confira o programa completo do campeonato neste link.
A Secretaria de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) preparou uma estrutura especial para acompanhar o processo eleitoral e garantir o funcionamento dos sistemas e canais de comunicação do Parlamento durante a apuração dos votos, neste domingo (4). Profissionais da Secretaria de Comunicação também estão escalados para a cobertura completa do evento, neste domingo (4), a partir das 16 horas.
Servidores da TI permanecerão de sobreaviso para atender eventuais demandas técnicas ao longo da transmissão. O trabalho tem como principal objetivo assegurar que os serviços disponibilizados pela Assembleia funcionem de forma estável e que a população possa acompanhar os trabalhos em tempo real.
De acordo com Thais Costa, coordenadora de Tecnologia da Informação da ALMT, o planejamento foi realizado antecipadamente, com reuniões e alinhamentos entre os profissionais envolvidos na operação.
“A nossa expectativa é garantir ao público um serviço de qualidade. Quando se trata da eleição, nosso foco principal é assegurar que todos que estiverem acompanhando a apuração tenham acesso às informações e aos serviços da Assembleia. A equipe também trabalha para, caso ocorra algum problema, conseguir identificar e restabelecer o serviço o mais rápido possível”, explica a coordenadora.
Durante o período de apuração, quatro profissionais do setor de Infraestrutura da TI estarão diretamente envolvidos na operação, sendo dois na Assembleia Legislativa e dois no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Contudo, a TI vai manter pelo menos 10 servidores de sobreaviso para atender eventuais necessidades. O secretário de TI, André Luís de Moraes Souza também acompanhará o trabalho e poderá acionar a equipe caso seja necessário.
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
A preparação para a operação levou em consideração experiências de eleições anteriores e possíveis situações que possam comprometer o funcionamento dos serviços. De acordo com o técnico legislativo Paulo Tavoloni Jr e o gerente de Infraestrutura e Desenvolvimento da TI, Luciano Teixeira, os profissionais da ALMT e do TRE realizaram os alinhamentos necessários para antecipar demandas e definir os procedimentos em caso de falhas técnicas.
“A gente trabalha para conseguir mitigar qualquer problema e restabelecer o serviço o mais rápido possível. Toda a equipe fica atenta e de prontidão para o que for necessário”, destaca Teixeira.
Outro trabalho acompanhado pela TI envolve o portal da Assembleia Legislativa (al.mt.gov.br). A previsão é de que após a finalização da apuração, o portal retome a sua rotina normal de publicação e atualização de conteúdos.
Nova legislatura – O trabalho da Tecnologia da Informação não termina com a apuração dos votos. Depois das eleições, a equipe terá pela frente uma nova etapa de preparação dos sistemas da Assembleia para a próxima legislatura (2027-2031).
Thais explica que a mudança na composição do Parlamento exige uma série de atualizações nos sistemas, especialmente em razão da posse dos novos deputados e das alterações na Mesa Diretora e na Primeira Secretaria.
“Enquanto o processo eleitoral mobiliza a atenção da população, uma equipe técnica trabalha nos bastidores para garantir que a estrutura tecnológica da Assembleia esteja preparada tanto para a apuração quanto para os desafios que surgem com a formação da nova legislatura”, ressalta.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.