Cuiabá

Abilio dialoga com cuidadoras e garante que não haverá redução salarial

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, deixou o gabinete na tarde desta quarta-feira (29) para conversar diretamente com um grupo de cuidadoras de crianças com deficiência (CADs), que estavam reunidas na Praça Alencastro. As profissionais cobravam esclarecimentos sobre a remuneração e a continuidade do serviço prestado à rede municipal de ensino.

Diante da preocupação da categoria, Abilio garantiu que não haverá redução salarial e que os valores já acordados serão mantidos. Além disso, anunciou a ampliação do quadro de profissionais, que passará de 1.097 para 1.700 cuidadoras, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e o suporte adequado às crianças com deficiência.

Garantia de atendimento na sala de aula

Com o início do ano letivo marcado para o dia 3 de fevereiro, o prefeito assegurou que todas as crianças terão assistência garantida em sala de aula. Ele explicou que a nova empresa responsável pelo serviço, Oeste Serviços, já atua em diversas cidades do Brasil e está trabalhando em parceria com a Prefeitura para agilizar a recontratação das CADs que já atuavam na rede municipal.

Leia mais:  Os vereadores de Cuiabá e o Brasil em 11 de novembro de 1955

“Nenhuma criança ficará sem atendimento. Nosso compromisso é garantir que as CADs estejam nas escolas no primeiro dia de aula ”cuidando de nossos alunos especiais”, afirmou Abilio. Segundo ele, além da recontratação das profissionais que já estavam na rede, outras 603 novas cuidadoras serão selecionadas para ampliar o atendimento.

Contrato dentro da legalidade

O prefeito destacou que o novo contrato emergencial segue todos os parâmetros legais e que a remuneração das cuidadoras continuará dentro dos valores estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. A manifestação das CADs, segundo ele, reflete a natural insegurança diante das mudanças na gestão do serviço, mas a prefeitura está empenhada em garantir um processo de transição transparente e sem prejuízos para os profissionais ou para as crianças atendidas.

O encontro entre Abilio e as cuidadoras aconteceu na Praça Alencastro, após uma reunião com vereadores e uma coletiva de imprensa no Palácio Alencastro. O prefeito reforçou que a gestão municipal mantém diálogo aberto com os trabalhadores e que todas as decisões tomadas visam aprimorar a qualidade do serviço prestado às crianças com deficiência na rede municipal de ensino.

Leia mais:  Cuiabá reduz mais de 146 mil pacientes na fila da saúde e acelera acesso a consultas, exames e cirurgias

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra influenza com foco em grupos prioritários no dia 25 de abril

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo zonas urbana e rural.

A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Na rotina, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Já entre os grupos especiais estão puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação), povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade), quilombolas e pessoas em situação de rua.

Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de integrantes das Forças Armadas.

Leia mais:  Baixinha apresenta solução para vias prejudicadas pelas chuvas no bairro Cinturão Verde

A lista inclui ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também fazem parte do grupo prioritário, assim como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Entre essas condições estão doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.

A estratégia adotada pelo município busca garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de agravamento dos casos e a pressão sobre a rede pública de saúde.

Além da vacinação dos grupos prioritários, a Prefeitura informa que a ampliação da imunização para o público em geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio e a distribuição de doses pelo Ministério da Saúde, seguindo a logística nacional de abastecimento.

A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a redução de internações e óbitos.

Leia mais:  Cuiabá reduz mais de 146 mil pacientes na fila da saúde e acelera acesso a consultas, exames e cirurgias

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação. Já os grupos prioritários devem apresentar também comprovantes que atestem a condição de inclusão no público-alvo.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana