Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Abril Laranja: Praça Alencastro abrigará programação da Prefeitura de Cuiabá contra crueldade animal

Publicado

A Praça Alencastro sediará um evento pra lá de especial, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, em benefício da causa animal. Idealizado pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e com apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, a ação “Abril Laranja: mês de prevenção contra a crueldade animal”  acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês, das 9h às 18h, em parceria com várias Secretarias da administração Municipal, Ongs, Associações e muito mais. A programação é alusiva ao Abril Laranja que é voltado para a temática (maus tratos de animais).

Na oportunidade a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Zoonoses, ofertará a vacinação antirrábica para cães e serão disponibilizadas guias para castração gratuita para pessoas de baixa renda, em parceria com o vereador Sargento Vidal.

A população também poderá escolher uma muda de árvore entre as diversas espécies frutíferas ou que embelezam a cidade, como os Ipês, que serão distribuídas pelo Horto Florestal Tote Garcia durante a programação. E produtos do artesanato estarão sendo comercializados e haverá muita música ambiente para abrilhantar o evento.

Leia mais:  Primeira-dama Márcia Pinheiro participa de roda de conversa no "Novembro Roxo" para conscientização sobre gestação saudável e prevenção de partos prematuros

“Será uma feira cultural, gastronômica e artesanal. Todos envolvidos em um só objetivo, conscientizar os seres humanos e evitar os maus tratos aos bichinhos. Os animais, assim como nós, sofrem com o abandono, a rejeição, adoecem, tem depressão, sentem dor. E com as agressões físicas, a situação se agrava ainda com situações que deixam sequelas físicas para sempre. Estaremos orientando como proceder em caso de maus tratos e divulgando o canal para denúncia”, relatou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Tatiane Soares.

A programação será marcada ainda, por informação referente à violência doméstica contra a mulher. A Secretaria Municipal da Mulher fará explanação sobre as diversas formas de violência e as ações para romper esse ciclo.

Várias secretarias municipais estão engajadas na ação, como a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a de Governo, a de Comunicação, a de Turismo, Saúde, Ordem Pública e ainda a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Águas Cuiabá. Além de Ongs que atuam em defesa dos animais que na oportunidade irão apresentar um pouco do trabalho que realizam.

Leia mais:  Semob interdita vias próximas ao Shopping Popular em ação de suporte ao Corpo de Bombeiros 

Proteção:

A gestão Emanuel Pinheiro é a que mais  sancionou  leis de proteção animal:

1 – A Lei 6.746/2022 –  estabelecendo que após a identificação os agressores de crimes de maus-tratos a animais sejam responsáveis pelo pagamento de  despesas veterinárias recorrentes das agressões. 

2 –Lei 6436/17 de Proteção aos Animais;

3 – Lei 6423/19 do Protetor Independente;

4 – Lei 6439/ 19 do Animal Comunitário;

5 – Lei 6492/19 Monitoramento através de câmeras em pet shop;

6 – Lei 6512/20 Proíbe a circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano

7 –  Lei 6549/20 Proibindo animal em corrente curta;

8 – Lei 6.344/19– Criação Fundo de Bem-Estar Animal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara debate em audiências públicas regulamentações de segurança aeroportuária

Publicado

04/12/2024
Câmara debate em audiências públicas regulamentações de segurança aeroportuária
Secom| Câmara de Cuiabá&nbsp
A Câmara Municipal de Cuiabá, sob a presidência do vereador Chico 2000 (PL), promoveu duas audiências públicas nesta semana para discutir e colher contribuições sobre o Projeto de Lei nº 21160/2024. A proposta visa estabelecer regulamentações em conformidade com a Lei Federal nº 12.725/2012 e os artigos 147 e 301 da Constituição Estadual, voltadas para a segurança das operações aéreas e a prevenção de riscos ambientais nas proximidades dos aeródromos.
As audiências ocorreram na segunda-feira (02) e na quarta-feira (03). Durante os debates, foram analisadas as disposições legais e discutidas estratégias para garantir maior segurança às operações aéreas.
O presidente da Câmara, Chico 2000, destacou a importância do diálogo aberto com a sociedade. “Este projeto de lei é fundamental para a segurança e o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Promover essas audiências públicas reforça o compromisso da Câmara com a transparência e a participação popular, garantindo que todas as contribuições sejam ouvidas e que possamos construir juntos uma legislação robusta e eficiente”, afirmou.
As contribuições coletadas nas audiências serão avaliadas e incorporadas ao projeto, que continuará em tramitação na Câmara Municipal. Segundo Chico 2000, a iniciativa demonstra a preocupação do Legislativo em alinhar-se às normativas federais e estaduais, priorizando o bem-estar e a segurança da população cuiabana.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Vigilância Sanitária de Cuiabá recebe doações de eletroeletrônicos do Ministério da Fazenda

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana