Sinop

Ação especial no sábado amplia estoque da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o estoque do banco de sangue com a abertura especial da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) no último sábado (7). A iniciativa teve como foco facilitar o acesso de voluntários à doação e reforçar a reserva que atende Sinop e outros municípios de Mato Grosso.

A ação integra uma estratégia da gestão municipal para manter os estoques em níveis seguros e atender à demanda constante de hospitais públicos e privados. A abertura aos sábados busca contemplar doadores que não conseguem comparecer à unidade durante a semana, em razão do horário de trabalho.

O enfermeiro da UCT, Marcelo Klement, destacou que o atendimento especial apresentou resultado positivo e contribuiu de forma direta para o reforço do estoque. “Mensalmente, aos sábados, abrimos a UCT para atender pessoas que enfrentam dificuldades para realizar a doação de sangue em dias úteis. O fluxo de doações tem sido excelente. Já ultrapassamos 30 doações e convidamos a população a participar e contribuir. As doações são muito importantes para manter um estoque adequado de sangue. O sangue é um recurso essencial e, mesmo que os estoques estejam em níveis altos ou baixos, fazemos parte de uma rede estadual que se apoia”, explicou.

Leia mais:  Secretaria de Planejamento Urbano presta contas das ações já realizadas e que visam o desenvolvimento de Sinop

Marcelo Klement também ressaltou que a doação deve fazer parte da rotina de quem está apto. “A doação regular garante equilíbrio ao estoque e segurança no atendimento aos pacientes. O sangue coletado passa por um processo complexo. Ele é dividido em componentes, como as hemácias (parte vermelha) e os leucócitos (parte branca). Todos os componentes são avaliados e passam por exames. Se estiverem aptos, o sangue é armazenado e distribuído para hospitais públicos e privados, atendendo às necessidades de pacientes em todo o estado. A UCT, portanto, garante o acesso ao sangue, conforme a demanda”, afirmou.

Amanda Rondon foi uma das doadoras e destacou a importância do horário alternativo. “Já realizei outras doações e sempre considero uma experiência positiva. Trabalho durante a semana e o sábado facilita muito. O processo é tranquilo e a equipe oferece todo o suporte necessário”, relatou.

Para Danielli Bartnski, a ação representou a oportunidade da primeira doação. “Sempre tive vontade de doar, mas o horário da semana dificultava. No sábado consegui vir e saio muito feliz. Saber que posso ajudar a salvar vidas traz uma sensação muito boa e pretendo doar outras vezes”, afirmou.

Micaias Gomes também aproveitou o atendimento especial para realizar a segunda doação. “Foi a minha segunda doação e foi bem tranquilo. Dois meses atrás eu doei pela primeira vez e o sábado é muito bom porque eu trabalho durante a semana, então no sábado é mais tranquilo”, disse.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop promove ação de saúde mental com adolescentes do Centro Socioeducativo

A Secretaria de Saúde reforça que todas as tipagens sanguíneas são necessárias, pois o equilíbrio do estoque depende do fluxo contínuo de doadores. Para doar, é preciso apresentar documento oficial com foto, informar o CEP de residência, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal, enquanto pessoas acima de 60 anos devem já ter realizado uma doação anterior.

A UCT de Sinop funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Rua das Amendoeiras, no Setor Comercial, anexa ao Hospital Regional. As doações ocorrem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (66) 99292-2634.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop sedia o VIII SIMAMCA e destaca impacto na economia e no turismo de negócios

Publicado

A Prefeitura de Sinop acompanha o início do VIII Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais (SIMAMCA), que começa na noite desta quarta-feira (10) e segue até sábado (13). Além da relevância acadêmica, o evento gera impactos positivos na economia local, por meio da estadia de participantes de diferentes estados do país ao longo de quatro dias.

O encontro — que será realizado no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) — reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e instituições de diversas regiões do Brasil. Sediar esse evento representa a consolidação de Sinop como um dos principais polos de produção científica, inovação e eventos técnicos da Amazônia Legal.

Conforme destaca a diretora de Turismo, Leidiane Viegas, a acolhida de públicos para eventos como esse impulsiona os segmentos ligados ao turismo de negócios e eventos. “O turismo de negócios e eventos é um importante impulsionador de desenvolvimento para Sinop. Quando recebemos pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas regiões do país, toda uma cadeia produtiva é beneficiada, desde hotéis e restaurantes até transportes e comércio. Além disso, esses visitantes conhecem a nossa cidade, a infraestrutura, o potencial econômico e nossas atrações, ampliando oportunidades para investimentos e promoção da cidade”, destacou.

A Prefeitura de Sinop terá um espaço institucional durante o evento, voltado à divulgação das potencialidades do município, com apresentação de dados econômicos, sociais e turísticos que demonstram o protagonismo da cidade no cenário nacional.

Sobre o evento

Com o tema “Conexões Amazônicas: Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade”, o simpósio promove palestras, minicursos, seminários, apresentações de trabalhos científicos, exposições e mesas-redondas voltadas à discussão dos desafios e oportunidades da Amazônia Meridional.

Leia mais:  Festeja: Prefeitura homenageia escolas e professores destaques no desempenho de alfabetização

Reconhecido como um dos principais fóruns de discussão técnico-científica do norte de Mato Grosso, o SIMAMCA promove o intercâmbio de conhecimentos entre academia e sociedade, incentivando a formação de redes de pesquisa, a construção de parcerias e o fortalecimento da ciência como ferramenta para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

O VIII SIMAMCA é realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM) e do Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-Grossense (NEBAM), com a participação de diversas instituições de pesquisa e ensino. Entre os parceiros está a Prefeitura de Sinop, que apoia a realização do evento e reforça seu compromisso com o desenvolvimento científico, econômico e turístico do município.

Programação científica

Quarta-feira (10/06)

A abertura contará com a palestra magna “Entre indicadores e territórios: a Agenda 2030 nos municípios da Amazônia Legal e as desigualdades intrarregionais”, ministrada pelo pesquisador Dr. Henrique dos Santos Pereira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Quinta-feira (11/06)

O segundo dia será marcado por seminários de pesquisa e pós-graduação, minicursos e exposições, além de palestras sobre nanotecnologia aplicada à biodiversidade brasileira, com a Dra. Stela Regina Ferrarini (UFMT); saúde única e arbovírus na Amazônia Meridional, com a Dra. Roberta Vieira de Morais Bronzoni (UFMT); e monitoramento da qualidade do ar na Amazônia Legal, conduzida pelo Dr. Filipe Viegas de Arruda, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

A programação inclui ainda a mesa-redonda “Biomas sem fronteiras”, com participações dos pesquisadores Dr. Fabio de Oliveira Roque (UFMS), Dr. Geraldo Wilson Afonso Fernandes (UFMG), Dr. Leandro Dênis Battirola (Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal – INPP) e Dr. Henrique Pereira (INPA).

Leia mais:  Prefeitura de Sinop entrega Selo Cidesa para produtores e abre portas para vendas em 16 municípios da região

Sexta-feira (12/06)

As atividades seguem com seminários de integração em ciência e tecnologia, minicursos e exposições. Entre os destaques estão as palestras sobre o uso de drones e tecnologias geoespaciais no monitoramento ambiental, ministrada pela Dra. Mônica Aparecida Cupertino Eisenlohr (ICV); restauração florestal, com o Dr. Geraldo Wilson Afonso Fernandes (UFMG); e mudanças climáticas na produção agropecuária da região Amazônia-Cerrado, conduzida pelo Dr. Ben Hur Marimon Júnior (UNEMAT).

O dia também contará com a mesa-redonda “Agronegócio e sustentabilidade”, reunindo especialistas da UFMT e da UNEMAT para debater adaptação às mudanças climáticas, carbono no solo, culturas bioenergéticas e sensoriamento remoto aplicado ao setor produtivo.

Sábado (13/06)

O último dia será dedicado a debates sobre ciência cidadã, inclusão em programas de pesquisa, conservação ambiental, biodiversidade e ecoturismo. Entre os palestrantes estão a Dra. Antonia do Socorro Pena da Gama (UFOPA/SAPOPEMA), o Dr. Fabio de Oliveira Roque (UFMS), representantes do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A programação contempla ainda mesas-redondas sobre conservação na Amazônia, observação de aves, ecoturismo, biodiversidade amazônica e turismo sustentável, além de discussões sobre povos originários, territórios protegidos, saberes tradicionais e justiça socioambiental, reunindo pesquisadores, lideranças indígenas e representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana