Cuiabá

Aniversário de Cuiabá terá foco em limpeza e tapa-buraco, afirma prefeito

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou uma força-tarefa inédita para a semana do aniversário de 306 anos da capital mato-grossense. Em coletiva na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na manhã desta quarta-feira (19), Brunini afirmou que o Executivo irá intensivar ações de mutirão de limpeza e revitalização das áreas públicas.

A ação contará com a participação de todos os secretários municipais, suas equipes e se estenderá até o dia 8 de abril, dia do aniversário da capital mato-grossense.

A ação vai ao encontro do decreto de calamidade financeira na conscientização contra a dengue e a chikungunya, além de promover ações de educação.

Segundo Abilio, a prioridade será deixar Cuiabá mais bonita e organizada para seus moradores. “O que eu estou falando para todos os nossos secretários é que a gente não vai fazer festa. O aniversário da cidade nós vamos fazer um grande mutirão de limpeza. No dia 8 de abril, nós estaremos todos os secretários, toda a equipe nas ruas limpando, cortando mato, tapando buracos e fazendo as obras necessárias”, afirmou Brunini.

Leia mais:  Vereador Dilemário prestigia Circuito de Vôlei de Praia dos Surdos em Cuiabá

Ele ressaltou que os trabalhos já começaram e que, a partir do dia 1º de abril, serão intensificados. “Desde agora, a gente já está com mutirão em atividade, e nós vamos colocar no dia 1º, 2º, até o dia 8 de abril, para termos o melhor presente: uma cidade limpa, bonita e sem buracos”.

Brunini enfatizou que a gestão não gastará dinheiro com festas no aniversário de Cuiabá, mas concentrará esforços na saúde, educação, infraestrutura e limpeza urbana. “Esse é o nosso foco. Não vamos gastar dinheiro com festa, com nenhum tipo de atividade comemorativa. Todos os nossos esforços serão para melhorar a saúde, melhorar a educação, tapar os buracos e limpar nossa cidade. Não vamos priorizar apenas um bairro, vamos limpar toda a cidade”.

O mutirão será promovido diariamente, com a atuação de diversas equipes em diferentes pontos da capital. A expectativa da prefeitura é que, com o engajamento da população, para enfrentar a crise de arboviroses também limpem suas propriedades para conter o aumento de casos de dengue e chikungunya.

Leia mais:  Veículos do transporte escolar passam por vistoria e manutenção

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, em coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa, rodeado por câmeras, microfones e repórteres.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Boletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Epidemiológico nº 24/2026, com dados atualizados sobre a situação das arboviroses no município. O levantamento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em Saúde, mostra uma redução nas médias semanais de casos de dengue e chikungunya ao longo de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Na 25ª Semana Epidemiológica, Cuiabá registrou nove casos notificados de dengue e três de chikungunya. No acumulado do ano, a média semanal de notificações de dengue caiu de 75,6 casos em 2025 para 51,8 em 2026. Já a chikungunya apresentou uma redução ainda mais significativa, passando de 434,9 notificações semanais no ano anterior para apenas 4,8 neste ano.

Até 2 de julho de 2026, o município contabilizou 1.295 notificações de dengue, das quais 568 foram confirmadas. Houve um óbito confirmado pela doença e outro permanece em investigação. A incidência é de 70,5 casos por 100 mil habitantes, considerando apenas os casos autóctones.

Em relação à chikungunya, foram registradas 121 notificações e 115 confirmações, sem óbitos. A incidência da doença é de 7,8 casos por 100 mil habitantes. Já a zika contabilizou oito notificações, com três casos confirmados e incidência de 0,4 por 100 mil habitantes.

Leia mais:  Praça Alencastro recebe Fan Fest e reforça movimentação do Centro Histórico de Cuiabá

Além do monitoramento epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ações permanentes de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde o início do ano, as equipes de vigilância realizaram vistoria em 574.889 imóveis em toda a capital.

Durante as inspeções, foram realizados tratamentos em 60.826 imóveis, 68.063 depósitos com água receberam tratamento adequado e 17.104 depósitos considerados de risco foram eliminados de forma definitiva.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destaca que os indicadores demonstram o impacto das ações de vigilância, mas reforça que a prevenção continua sendo responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população.

“A redução dos casos é um resultado importante, fruto do trabalho contínuo das equipes de vigilância e da atenção básica. No entanto, o combate ao mosquito precisa ser diário. A maior parte dos criadouros ainda está dentro das residências, por isso contamos com o apoio da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito. A orientação é manter quintais limpos, eliminar recipientes que possam acumular água, tampar caixas d’água e realizar inspeções frequentes em calhas, vasos de plantas, pneus e outros objetos.

Leia mais:  Vereador Dilemário prestigia Circuito de Vôlei de Praia dos Surdos em Cuiabá

Outra medida importante é a vacinação contra a dengue. A vacina Qdenga está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme o calendário do Ministério da Saúde, sendo aplicada em duas doses.

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, manchas na pele ou dor intensa nas articulações, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica, evitando a automedicação. A identificação precoce da doença contribui para o tratamento adequado e reduz o risco de complicações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana