Cuiabá

Assistência Social realiza a 3ª edição do Encontro Formativo para profissionais do SCFV, destacando o uso da ludicidade nas atividades socioeducativas

Publicado

Com o objetivo de aperfeiçoar e oferecer atendimento de excelência às pessoas que buscam os serviços nas quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCIs), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou, no início do mês, mais uma edição do Encontro Formativo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no auditório do Centro de Formação da Escola Cuiabana.

Em sua 3ª edição, o encontro teve como tema “O uso da ludicidade nas atividades socioeducativas”, direcionado aos profissionais que atuam nessas unidades socioassistenciais, com o objetivo de incentivá-los a integrar atividades lúdicas nos grupos atendidos pelo programa. A importância de jogos, brincadeiras, músicas e outras atividades para o desenvolvimento de habilidades sociais foi abordada em dinâmicas de grupo, promovendo a criatividade e fortalecendo vínculos entre os participantes.

A equipe do CRAS Pedregal organizou a atividade de acolhimento, que destacou a importância da comunicação entre as equipes. A psicopedagoga Kelen V. Lisboa, atuante na rede municipal, mediou os diálogos e enfatizou o uso de jogos como ferramentas de desenvolvimento e aprofundamento de temas diversos. “Os jogos e as brincadeiras não só tornam o aprendizado mais divertido, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação, resolução de problemas e cooperação. São estratégias eficazes que incentivam a participação ativa e o engajamento das crianças”, explicou Kelen.

Leia mais:  Carreta de Natal leva magia e diversão ao bairro Pedra 90 neste sábado

“Muitas vezes subestimamos o poder da música, dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento. Essas atividades são ferramentas poderosas para atrair a atenção e o envolvimento de crianças, adolescentes e idosos”, destacou Jenail Luciana de Almeida, gerente do SCFV.

O encerramento do Percurso Formativo deste ano será no dia 22 de novembro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito exalta Vinde e Vede e destaca impacto dos movimentos cristãos na sociedade

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou nesta quinta-feira (11) da sessão solene em homenagem ao Movimento Vinde e Vede, realizada na Câmara Municipal. O reconhecimento do Legislativo cuiabano foi concedido em razão da contribuição espiritual, social e comunitária promovida pelo movimento por meio da evangelização, do acolhimento e do fortalecimento da fé cristã. Ao todo, 46 integrantes receberam Moções de Aplausos concedidas pela vereadora Samantha Iris.

“O que a Igreja Católica e os movimentos cristãos fazem pela sociedade é muito mais do que a política ou o próprio serviço público conseguem fazer. A quantidade de vidas transformadas naquele espaço é enorme. Quantos acidentes de trânsito foram evitados por pessoas que escolheram participar do Vinde e Vede? Quantas deixaram de ocupar uma unidade de pronto atendimento por estarem vivendo uma experiência de fé e reflexão? Quantas famílias são preservadas porque alguém ouviu uma palavra que tocou seu coração e decidiu agir de forma diferente dentro de casa?”, avaliou Abilio.

Durante a solenidade, o prefeito também defendeu a manifestação da fé e dos valores cristãos, além de destacar o impacto do Vinde e Vede nas famílias e comunidades. Segundo ele, iniciativas religiosas desempenham papel fundamental na formação cidadã. “São casamentos fortalecidos, famílias restauradas e pessoas que deixam de estar expostas a situações de risco. É uma contribuição que, muitas vezes, alcança resultados que nem a política nem o serviço público conseguem promover sozinhos”, completou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá avança na melhoria da infraestrutura de 18 escolas

O coordenador-geral do Vinde e Vede, Adriano Botelho, ressaltou que o evento se aproxima de sua 40ª edição e se consolidou como uma das maiores iniciativas de evangelização durante o período de Carnaval em Mato Grosso. “São quase 40 anos de história. Muitas famílias foram resgatadas por Cristo nesse tempo. Eu mesmo participei do Vinde e Vede quando era jovem e pude vivenciar essa experiência de fé. Hoje, o apoio do poder público traz ainda mais visibilidade ao evento e possibilita que mais pessoas participem desse momento de encontro com Deus”, afirmou.

Representando o setor de juventude da Arquidiocese de Cuiabá, Allan Latorraca destacou o protagonismo dos jovens na programação. Segundo ele, o Celebra Jovem, realizado no primeiro dia do evento, reúne centenas de participantes em uma proposta voltada à evangelização e ao fortalecimento da fé durante o período carnavalesco.

A 39ª edição do Vinde e Vede reuniu participantes de mais de dez estados brasileiros e de 105 municípios, além de arrecadar 15 toneladas de alimentos destinadas a 14 entidades assistenciais, reforçando o compromisso social que acompanha a missão evangelizadora do movimento.

A vereadora Samantha Iris destacou que o reconhecimento representa uma forma de agradecimento público pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Ela ressaltou que o movimento contribui para o fortalecimento das famílias, incentiva valores cristãos e oferece um ambiente de convivência pautado na fé, na solidariedade e no acolhimento.

Leia mais:  Presidente da Câmara convoca reunião com prefeito para tratar adicional de insalubridade

A parlamentar enfatizou que esta é a terceira homenagem promovida pela Câmara Municipal a movimentos cristãos realizados durante o período carnavalesco. Anteriormente, foram reconhecidos os eventos da União de Mocidades das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (UMADECRE) e da Missão Enchei-vos. Segundo Samantha, a iniciativa busca registrar oficialmente na história do Legislativo cuiabano a importância dessas iniciativas para a cultura, a fé e a formação social da população.

“Milhares de pessoas se reúnem com um propósito, colocando Deus no centro de suas vidas, fortalecendo suas famílias e renovando sua fé. Entendemos a dimensão da missão que o Vinde e Vede realiza. É um trabalho de transformação de vidas, reflexão e proximidade com Deus. Que esse evento seja ainda maior no próximo ano, resgatando mais almas e aproximando mais pessoas de Deus. Esta homenagem é uma forma de agradecimento”, afirmou a vereadora, que também é primeira-dama de Cuiabá.

A solenidade contou ainda com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela; da secretária-adjunta Vilmara da Silva Vidica; da vereadora Baixinha Giraldelli; e do vereador Dilemário Alencar. As autoridades manifestaram apoio à continuidade das ações desenvolvidas pelo movimento e ressaltaram sua relevância para a comunidade cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana