Cuiabá

ATENÇÃO! EVENTO CANCELADO. Prefeitura e Semob abrem Curso de Atualização do Código de Trânsito Brasileiro nesta segunda-feira (13)

Publicado

ATUALIZAÇÃO: O evento foi cancelado na segunda-feira (13). Posteriormente, nova data será divulgada para ação.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana – Semob, realizará nesta segunda-feira (13) a Abertura do Curso de Atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir das 9h30, no auditório da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento faz parte da programação ‘Maio Amarelo – Seja um Herói do Trânsito’.

O curso, direcionado aos agentes de trânsito e transporte da capital, será dividido em duas turmas, manhã e noite, e será ministrado pelo professor e mestre, Julyver Modesto de Araújo, de São Paulo. Com um extenso currículo, o palestrante é autor de diversos livros e artigos sobre trânsito. As aulas seguirão até o dia 17 de maio (sexta-feira).

“A capacitação dos agentes de trânsito é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança nas vias. Estamos adotando uma abordagem inovadora ao trazer esse renomado professor, que contribuiu significativamente para as normativas do Código de Trânsito. Ele vem diretamente de São Paulo para oferecer uma capacitação abrangente aos 171 profissionais envolvidos. Este curso de atualização das leis de trânsito marca o início desse processo. É importante ressaltar que o descumprimento das normas do Código de Trânsito brasileiro é uma das principais causas de acidentes. Portanto, a atualização desses profissionais que lidam diretamente com o público é de extrema importância”, destacou a secretária da Semob, Luciana Zamproni.

Leia mais:  Procon Municipal leva mutirão para todas regiões de Cuiabá no Mês do Consumidor

“O mês de maio é de extrema importância. Estamos chamando a atenção da população para a importância de cuidar do trânsito. O trânsito mata, o trânsito não espera. Decisões erradas podem resultar em mortes, tanto de terceiros quanto do próprio condutor. Portanto, o Maio Amarelo destaca a atenção, o cuidado e a responsabilidade que devemos ter no trânsito. Essas ações serão educativas, com palestras em escolas e também para motociclistas, pois a maioria dos acidentes envolve esse grupo”, acrescentou Luciana Zamproni.

Até o dia 31 de maio, em parceria com a Educação, Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Empresa Canous e outras instituições e empresas privadas, a Semob trabalhará o tema para sensibilizar a população sobre os cuidados e o respeito às leis de trânsito. “Estaremos nas escolas, pois acreditamos que é lá que formamos bons condutores e cidadãos responsáveis. Também faremos palestras em empresas que desejam conscientizar seus funcionários. Teremos o projeto Moto Educação em sua terceira edição, pois 54% dos acidentes estão relacionados aos motociclistas. Precisamos conversar diretamente com essas pessoas, mostrando a importância da responsabilidade e do cuidado no trânsito. Estaremos presentes durante todo o mês para dialogar com a população”, pontuou a secretária.

Leia mais:  Maysa Leão solicita a disponibilização do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência em Cuiabá

Durante o mês de maio, a Prefeitura será iluminada na cor amarela em alusão ao Maio Amarelo, além de contar com um laço inflável do movimento em pontos estratégicos da cidade. A programação e as atividades semanais serão amplamente divulgadas.

SERVIÇO:

O QUE: Abertura do Curso de Atualização dos Agentes de Trânsito e Transporte
QUANDO: 13/05/2024- Segunda-feira
HORÁRIO: 9h30
LOCAL: Auditório da PRF
ENDEREÇO: Rua Joaquim Murtinho nº 1400, centro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Avenida do CPA terá trecho interditado a partir das 10h deste sábado

Publicado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, em razão da realização da Corrida do SESI, haverá interdição da Avenida do CPA, em frente à FIEMT, no sentido Centro, a partir das 10h deste sábado (30), para montagem da estrutura de largada do evento. O bloqueio acontece exatamente no local da largada, que ocorrerá às 19h.

Os condutores que seguem em direção ao Centro deverão converter à direita na rua do Hospital Central e, na rua seguinte, virar à esquerda, retornando à Avenida do CPA nas proximidades da Praça das Bandeiras. O trajeto representa apenas um pequeno contorno de quadra, sem impactos significativos ao fluxo viário.

A estrutura permanecerá montada durante todo o evento esportivo. Após a largada da corrida, a equipe de trânsito realizará uma adequação operacional no desvio. O bloqueio inicial, localizado próximo ao Hospital Central, será transferido para a região do INPE, permitindo que os veículos acessem a Rua do Fórum e retornem à Avenida do CPA nas proximidades do Detran, seguindo em direção ao Parque das Águas.

Assim que os atletas ultrapassarem o trecho próximo ao Hospital Central, o bloqueio será novamente reposicionado para a área próxima à estrutura de largada, retomando o desvio de menor impacto, com apenas um contorno de quadra para os condutores.

Leia mais:  Prefeitura reforça frota de hidrojato e inicia limpeza de pontos críticos da capital

A previsão é que a desmontagem da estrutura seja realizada ainda na noite de sábado, após o encerramento das atividades da corrida.

A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção e sigam as placas de sinalização e as orientações dos agentes de trânsito que estarão atuando na região para garantir a segurança viária dos participantes e a fluidez do tráfego.

PERCURSO DA CORRIDA

A corrida terá sua largada na Avenida do CPA, em frente à FIEMT, e a chegada será no SESI Papa. Aproximadamente 80% do percurso está concentrado dentro do Centro Político Administrativo, o que reduz os impactos no trânsito e na rotina da população.

Nos pontos onde poderia haver maior interferência, como o Hospital Central e o Fórum, o horário da largada foi cuidadosamente ajustado para evitar coincidir com os horários de troca de plantão dessas instituições.

Após passar pela região do Hospital Central, o único trecho com impacto residencial será na Avenida Tomé Fortes, que atende bairros como Centro América, Morada do Ouro e a região do Parque Nova Nascente.

Leia mais:  Procon Municipal leva mutirão para todas regiões de Cuiabá no Mês do Consumidor

Ao longo de todo o percurso, haverá, obrigatoriamente, agentes de trânsito orientando moradores e condutores.

“Nenhuma pessoa ficará sem acesso à sua residência ou impossibilitada de sair do local. Será adotado um sistema de passagem controlada. Conforme surgirem intervalos seguros entre os corredores, os veículos poderão atravessar o percurso, ainda que eventualmente precisem aguardar alguns minutos”, explicou o supervisor de trânsito, Lucimar Martins.

Para quem precisar se deslocar da região central em direção à Grande CPA, haverá acesso liberado pela entrada da Morada do Ouro, permitindo a continuidade do trajeto até os bairros da região.

Os motoristas também poderão utilizar rotas alternativas sem bloqueios, como a Av. Oátomo Canavarros, no sentido Centro–bairro, que permanecerá totalmente livre. O bloqueio ocorrerá apenas no sentido CPA–SESI Papa.

Outras importantes vias da região também permanecerão liberadas durante o evento, como a Avenida Jurumirim e a Avenida Dante de Oliveira, garantindo opções de deslocamento para a população e minimizando os impactos da realização da corrida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana