Turismo

Atenção: voos cancelados! Caos deixa passageiros desesperados

Publicado


Portugal e Espanha sofreram com cancelamentos de voos
BH Airport

Portugal e Espanha sofreram com cancelamentos de voos



Uma falha de energia de grande escala atingiu Portugal, Espanha e outras regiões da Europa na manhã desta segunda-feira (28), mergulhando aeroportos, metrôs e ruas em completo caos. 

O apagão pegou moradores e turistas de surpresa , afetando diretamente o transporte público, a operação de voos e até mesmo os meios de pagamento nas cidades. As autoridades espanholas e portuguesas iniciaram investigações para apurar a origem da falha. 

De acordo com a Red Eléctrica, responsável pelas conexões elétricas na Espanha, o processo de reestabelecimento começou a partir das 13h locais, mas a previsão é que a normalização total leve entre seis e dez horas, segundo a agência Reuters. Em Portugal, por volta das 13h45, a energia ainda não havia retornado em muitas regiões.

Aeroportos fechados e passageiros sem respostas

O impacto mais grave foi sentido nos aeroportos. Em Lisboa, a situação é crítica: voos foram cancelados, as portas foram fechadas e centenas de passageiros se amontoaram nos arredores, sem informações claras. 

Leia mais:  Carnaval no Hopi Hari tem entrada gratuita para mulheres e mais

Apesar do uso de geradores, o terminal não conseguia manter a operação normal. Segundo relatos, a polícia orientou as pessoas a deixarem o local, devido à falta de eletricidade e de conexão à internet.

No Porto e em Faro, embora os geradores tenham amenizado o problema, muitos voos também foram suspensos. Já na Espanha, o tráfego aéreo foi reduzido ao mínimo necessário, agravando ainda mais a situação.


Transporte público paralisado e trânsito caótico

Além dos aeroportos, o transporte público sofreu com a falta de energia. Em Lisboa, Madri e Barcelona, as linhas de metrô foram paralisadas. 

Em Lisboa, três trens precisaram ser evacuados, com prioridade para crianças, idosos e pessoas em situação de pânico.

O trânsito nas ruas se tornou perigoso. Semáforos apagados e sinais inoperantes provocaram acidentes, como registrado na rotunda do Relógio, próximo ao Aeroporto de Lisboa.

Comércio parado e dificuldade em pagamentos

O apagão também afetou o comércio. Em Portugal, os pagamentos eletrônicos ficaram indisponíveis, obrigando clientes e lojistas a recorrerem ao dinheiro físico. 

Caixas eletrônicos ficaram fora do ar e muitos estabelecimentos relataram dificuldades até mesmo para dar troco, agravando o sentimento de desespero entre moradores e turistas.

Enquanto as autoridades trabalham para restabelecer a energia, a rotina nas principais cidades da Península Ibérica segue marcada pela incerteza e pelo caos.

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Vivendo um boom no turismo, João Pessoa recebe Fórum que vai debater protagonismo feminino no setor

Publicado

Nos dias 3 e 4 de junho, o Centro de Convenções de João Pessoa (PB) será palco de um grandioso evento que vai debater o protagonismo feminino no turismo. O encontro, que vai reunir ministras, empresárias, especialistas e representantes de organismos internacionais para debater o futuro e a força da mulher na atividade turística, coincide com o bom momento que a capital paraíba vive.

O Fórum Internacional de Mulheres no Turismo é promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a ONU Turismo.

• Confira a programação aqui.
• As inscrições podem ser feitas neste link

João Pessoa se destaca pela diversidade de experiências turísticas, combinando praias de águas mornas, um centro histórico rico e preservado, além de uma gastronomia regional de excelência. Somado aos atrativos naturais e culturais, a capital passar por uma forte expansão e boom no turismo.

Nos quatro primeiros meses de 2026, a cidade recebeu 662.976 passageiros, um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Outro dado que comprova esse cenário é a ocupação hoteleira, que viu sua taxa saltar de 76,77% em 2025 para 87,28% neste ano.

No início de 2026, especialmente nos feriados, João Pessoa foi uma das cidades mais procuradas pelos brasileiros em uma importante plataforma internacional que vende passagens aéreas, comercializa diárias de hotéis e oferece pacotes de viagens.

De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, a maior operadora de turismo da América Latina anunciou recentemente que a venda de pacotes para a capital paraibana deve aumentar em torno de 40% nos próximos meses – na comparação com o início do ano.

Leia mais:  Lagoa Misteriosa reabre visitação em 2025; veja fotos

Como chegar

O Fórum Internacional de Mulheres no Turismo será realizado no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha, no quilômetro 5 do Polo Turístico Cabo Branco.

O local ficar apenas a 10 km da rede hoteleira e do polo gastronômico de João Pessoa e cerca de 20 km do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto.

Para chegar ao local do evento, por táxi ou aplicativo, indique no app “Teatro Pedra do Reino”. O endereço deve constar como Rodovia PB-008, Km 5, Polo Turístico Cabo Branco.

Para quem estará hospedado no Polo Turístico Cabo Branco, a dica é usar aplicativos de transporte pela proximidade com o Centro, que fica a cerca de 15 minutos, a pé, pela avenida Panorâmica/Rod. Min. Abelardo Jurema Araujo.

Para quem vai de bicicleta, o trajeto conta com ciclovias e ciclofaixas em quase toda a sua extensão, saindo de Praia da Penha, Praia de Cabo Branco, Praia de Tambaú e Praia de Manaíra (via litoral).

A oferta de ciclovias e ciclofaixas é menor, porém, para quem precisa sair do centro da capital e de bairros mais periféricos.

Na cidade é possível se deslocar com patinetes elétricos por aluguel, mas o trânsito é proibido nas ciclovias na orla.

Leia mais:  Governo Federal fortalece turismo religioso com investimento em grandes eventos populares

Opções para curtir

Vale a pena uma caminhada no Centro Histórico, pela Praça Antenor Navarro, para observar a arquitetura do Centro Cultural São Francisco e conhecer o Parque Solon de Lucena.

Na orla urbana, as praias de Tambaú e Cabo Branco concentram excelentes hotéis e com uma rica diversidade de gastronomia.

De Tambaú saem os catamarãs para as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas. A dica de serviço aqui é o planejamento: o passeio só vale a pena na maré baixa, então, é necessário consultar a tábua de marés da Marinha (o ideal é que o nível esteja entre 0.0 e 0.4) antes de agendar a saída.

Há, ainda, roteiros incríveis para os municípios vizinhos. A cerca de 30 quilômetros ao sul, na Costa do Conde, encontram-se as águas mais calmas da Praia de Coqueirinho – onde há o encontro do rio com o mar na Barra do Gramame.

Já no litoral norte, em Cabedelo, a estrutura atende a quem busca surfar em Intermares ou descansar nos clubes de praia da Ponta de Campina. Para fechar o dia na região, a tradição local é ir à Praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba, e acompanhar o pôr do sol ouvindo o Bolero de Ravel sendo tocado no saxofone.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana