Sorriso

Audiência apresenta o 3º RDQA de 2025 e reforça transparência na gestão em saúde

Publicado

Na tarde desta quarta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, no auditório da Câmara Municipal, a Audiência Pública de apresentação do 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao período de setembro a dezembro de 2025. A ação segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e atende ao que estabelece a Lei Complementar nº 141/2012, reforçando o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à saúde.

O momento reuniu profissionais da saúde, que puderam acompanhar de forma clara como vêm sendo desenvolvidas as ações, os atendimentos e os investimentos na rede municipal. Mais do que uma exigência legal, a audiência se tornou um espaço de prestação de contas e de aproximação com a comunidade.

Durante a apresentação, foram compartilhados dados sobre os atendimentos nas unidades de saúde, indicadores de morbidade e mortalidade, cobertura vacinal, produção da Atenção Básica e ações de vigilância em saúde, mostrando, na prática, o trabalho diário das equipes que atuam no cuidado com a população.

Leia mais:  Procon divulga balanço das ações realizadas em 2025

Também foram destacados os principais agravos notificados no período, como Dengue, Chikungunya, Zika, COVID-19, Hanseníase, atendimentos antirrábicos e casos de violência, além dos motivos de internação registrados no município, informações que ajudam a direcionar o planejamento das ações de saúde.

A coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico, Daniele Buzzacaro, ressaltou que o RDQA é um instrumento muito importante, pois demonstra o compromisso da Prefeitura com a saúde da população. É por meio dele que a gestão planeja, monitora e acompanha a execução dos serviços, além de prestar contas de forma transparente sobre os recursos utilizados, as receitas, as despesas e toda a produção realizada ao longo do ano.

“Sabemos que o volume de ações realizadas é amplo e que nem tudo pode ser apresentado em uma única audiência, considerando a dimensão e o compromisso da saúde do Município com a população. Ainda assim, este relatório reúne, de forma organizada, os principais dados, resultados e informações do período, servindo como um compilado das ações desenvolvidas e dos serviços prestados à comunidade”, pontuou.

Leia mais:  Prefeitura lamenta falecimento de Vitória Diniz

Aberta à participação popular, a audiência pública reforçou o compromisso da gestão com a transparência, o cuidado com as pessoas e o fortalecimento contínuo da saúde pública, consolidando o controle social e a participação da comunidade no acompanhamento das ações desenvolvidas no Município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Formatura da Turma 2026/1 do Bombeiros do Futuro será dia 28

Publicado

Em sua 24.ª edição, projeto transforma rotinas de crianças de 9 a 12 anos

Depois do já tradicional acampamento que fecha com momentos emocionantes o “Bombeiros do Futuro”, as 150 crianças que integraram a 24.ª edição do projeto, neste primeiro semestre de 2026, vivenciarão a cerimônia de formatura neste domingo (28 de junho).

O evento está marcado para as 9h30, no Auditório Magessi, do Centro Eventos Ari José Riedi, reunindo pais, bombeiros e demais autoridades para celebrar a conquista dos jovens bombeirinhos, na faixa etária entre os 9 e os 12 anos.

Durante quatro meses, ou 16 encontros, mais ou menos, sempre aos sábados, os alunos receberam noções de primeiros socorros, boas maneiras, educação para o trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, abuso infantil, bem como atividades relacionadas ao Corpo de Bombeiros, como prevenção de acidentes domésticos, altura, salvamento, combate a incêndio, mergulho entre outras.

“A formatura é um momento de muita emoção, pois representa uma série de pequenas superações que vem sendo vividas ao longo de cada encontro, de cada atividade proposta, de cada ‘missão dada é missão cumprida’“, destaca a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel, destacando a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para a realização do sonho de muitos pequenos. “É um projeto encantador, que certamente marcará de maneira positiva a vida de todas essas crianças”, complementa.

Leia mais:  SEMCT promove plantão tira dúvidas para o Edital PROMIC "Festival da Cultura"

“Cada encontro tem momentos de muita diversão, mas em que também aproveitamos para mostrar às crianças e adolescentes a importância da disciplina, do respeito e da necessidade de perseverar em busca dos seus objetivos”, destaca o comandante do 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso, major BM Leandro Kunze.

O projeto Bombeiros do Futuro é realizado pelo 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso e pela Prefeitura, via Secretaria de Assistência Social (Semas). Para o segundo semestre, a Turma 2026/02, as inscrições serão feitas de 20 a 24 de julho. As aulas devem começar no dia 1.º de agosto, terminando em meados de novembro.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana