A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou, na noite desta terça-feira (2.9), mais uma etapa do ciclo de Audiências Públicas de Ouvidoria e Participação Social. O encontro ocorreu no município de Confresa (a 738 km de Cuiabá), com o objetivo de ampliar o diálogo direto com a população e fortalecer o controle social sobre os serviços públicos regulados.
O evento, que teve ampla participação popular, ocorreu de forma presencial na Câmara Municipal de Vereadores e contou também com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Ager no YouTube. Confira a gravação.
Durante a audiência, moradores, entidades locais e representantes da imprensa apresentaram demandas, sugestões e relatos referentes a serviços regulados pela Agência, com destaque para os debates sobre transporte intermunicipal de passageiros e energia elétrica, que concentraram as principais manifestações da comunidade. Também foram abordados temas como rodovias pedagiadas, ferrovia, saneamento básico, gás natural canalizado, portos e hidrovias.
A superintendente reguladora de Ouvidoria da Ager, Clarice Zunta, destacou a importância do encontro. “Essas audiências são fundamentais para aproximar a Agência da população e ouvir, de forma direta, as necessidades e percepções da sociedade em relação aos serviços públicos regulados”, afirmou.
Já o presidente da Câmara de Vereadores, Ederson da Cunha, ressaltou o impacto da iniciativa para o município. “É muito positivo que a Ager esteja aqui em Confresa, ouvindo nossa comunidade. Esse espaço fortalece a participação social e contribui para a melhoria dos serviços que fazem parte do dia a dia dos cidadãos.”
O vice-prefeito de Confresa, Moadil Fernando, também agradeceu a presença do evento da Ager no município. “Esse é um momento muito especial para nós”, disse.
A audiência em Confresa é uma das etapas do ciclo de oito encontros regionais programados pela Ager neste ano. Até o momento, já foram realizadas audiências em Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Guarantã do Norte.
Os próximos compromissos acontecerão em Água Boa, no dia 4 de setembro; e Várzea Grande, no dia 1º de outubro, encerrando a rodada de eventos voltados ao diálogo direto com a população.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, neste sábado (9.5), o Mutirão da Cidadania na Escola Estadual Senador Azeredo, em Cuiabá. A ação reuniu moradores da Capital em uma manhã de atendimentos gratuitos e serviços essenciais voltados à garantia de direitos e ao fortalecimento da cidadania.
Durante o mutirão, a população teve acesso à emissão de documentos, orientações sociais, atendimentos de cidadania e serviços do Procon-MT e da Van Rosa.
Foto: Jana Pessôa
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, afirmou que a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da população.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços essenciais, levando cidadania, orientação e atendimento humanizado para quem mais precisa. O Mutirão da Cidadania aproxima o Governo do Estado das famílias”, ressaltou.
Robson Marques Vasques, que participou da ação, avaliou o mutirão como uma oportunidade importante para quem necessita dos atendimentos.
“É uma ação muito importante porque reúne vários serviços em um só lugar e facilita a vida de muitas famílias que precisam desse atendimento”, disse.
A jovem Larissa Campos utilizou o serviço de emissão da segunda via da certidão de nascimento e elogiou a agilidade do atendimento.
“Foi um atendimento rápido e muito organizado. Esse tipo de ação ajuda bastante quem precisa resolver a documentação e não consegue durante a semana”, comentou.
As estudantes Maria Júlia Mendes e Any Vitória participaram da programação e aproveitaram a ação para conhecer a Van Rosa do programa SER Família Mulher e os serviços oferecidos à população.
Maria Júlia destacou que a iniciativa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os serviços de proteção às mulheres.
“Foi muito importante conhecer mais sobre o programa e entender como ele ajuda tantas mulheres e famílias. São informações que ajudam a população”, afirmou.
Foto: Setasc
Já Any Vitória ressaltou a relevância dos atendimentos disponibilizados durante o mutirão.
“Essas ações ajudam muitas pessoas que precisam de atendimento e orientação. Achei interessante ver o apoio oferecido às mulheres que precisam de amparo”, comentou.
Foto: Setasc
No decorrer do mês, a Setasc irá divulgar novas edições do Mutirão da Cidadania para ampliar os atendimentos em outras comunidades de Cuiabá e municípios de Mato Grosso.
Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.