Cuiabá

Baixinha cobra suporte da Prefeitura para pequenos produtores conquistarem selo de qualidade

Publicado

15/04/2025
Baixinha cobra suporte da Prefeitura para pequenos produtores conquistarem selo de qualidade

Larissa Malheiros – assessoria Vereadora Baixinha Giraldelli&nbsp

Na tarde desta segunda-feira (14), a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) presenciou uma ação da Vigilância Sanitária do município, que exigia o selo de qualidade dos produtos comercializados por pequenos produtores na feira móvel, realizada em frente à Prefeitura de Cuiabá.
Embora tenha reconhecido a importância da fiscalização, Baixinha destacou que a prefeitura precisa oferecer suporte técnico e financeiro, como linhas de crédito, para que os produtores tenham condições de atender às exigências legais.
“São pessoas humildes, que geralmente têm uma pequena estrutura para fazer seus produtos. Antes de cobrar, é necessário orientar essas pessoas, mostrar que são pequenos empresários e oferecer uma linha de crédito para que eles toquem seus negócios de forma regular, dentro da lei. Mas, é muito importante lembrar que, neste momento, são pessoas que não têm o poder público auxiliando, mas sim cobrando”, afirmou a vereadora.
Durante a inspeção, diversas bancas foram notificadas, incluindo as de mel, ovos e frango. A parlamentar ressaltou que os feirantes percorrem toda a cidade para garantir o sustento de suas famílias e que a falta de apoio público tem gerado indignação.
“São várias pessoas que andam Cuiabá inteira expondo seus produtos em feiras. Trata-se do ganha-pão de sua família, e ver esse impedimento para que exerçam seus trabalhos é revoltante, ainda mais quando sabemos que eles não têm o suporte real para poder ter um selo de qualidade”, defendeu.
Baixinha reforçou que o papel do poder público é apoiar e não apenas fiscalizar, especialmente em um cenário onde o pequeno produtor representa um elo importante da cadeia alimentar local.
“Quando falo para olharem para o pequeno produtor é para que isso não aconteça. Se regularizarmos todos eles, não teremos esses entraves que impeçam esses pequenos de trabalhar. Vale destacar que são pessoas que também garantem a comida na mesa do consumidor.”
A vereadora também criticou o que considera uma postura desigual nas fiscalizações, destacando que grandes estabelecimentos não enfrentam os mesmos constrangimentos enfrentados pelos feirantes.
“Parece que a Vigilância Sanitária só foca nos feirantes. Não vejo falar de fiscalização em supermercados, restaurantes, grandes comércios. Mas temos reclamação a semana inteira deles fechando bancas.”
Encerrando sua fala, Baixinha defendeu a feira como um espaço tradicional e de convivência social, e sugeriu uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Agricultura para fortalecer o pequeno produtor.
“A feira sempre foi um ambiente de lazer para as famílias, e agora estão acabando com as feiras. Existem há anos e nunca deu um problema de doenças ou algo nesse sentido, porque quem vai confia e já conhece onde compra. Acho que a Vigilância deveria se unir à Secretaria de Agricultura e fazer mais pelos nossos pequenos produtores.”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Meninas do Programa Siminina visitam projeto Banco Vermelho da Secretaria da Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Gratuidade do transporte amplia acesso ao lazer e movimenta Cuiabá neste domingo

Publicado

Neste domingo, 26 de abril, moradores de Cuiabá podem aproveitar o transporte coletivo gratuito, uma medida permanente adotada pela Prefeitura para facilitar o deslocamento da população e incentivar o uso do transporte público aos fins de semana.

A gratuidade aos domingos foi instituída no ano passado e segue válida, permitindo que os cuiabanos circulem pela cidade sem custo na passagem. A iniciativa tem como foco ampliar o acesso a atividades de lazer, fortalecer o convívio familiar e estimular a ocupação de espaços públicos.

Com o benefício, a população ganha mais facilidade para visitar pontos tradicionais da capital. Entre as opções, estão o Aquário Municipal de Cuiabá e o Museu do Rio Cuiabá, localizados no Complexo Biocultural do Porto, que funcionam das 9h às 18h e oferecem entrada gratuita. O espaço reúne espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado, além de proporcionar uma experiência cultural e educativa.

Outra alternativa bastante procurada é o Mercado do Porto, oficialmente Mercado Antônio Moisés Nadaf, que funciona pela manhã e é conhecido pela culinária regional e ambiente tradicional, ideal para encontros em família.

Leia mais:  Cuiabá realizará 7ª Conferência Municipal das Cidades

Para quem prefere atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair e o Parque das Águas são opções acessíveis com o transporte gratuito. Os espaços oferecem pistas de caminhada, áreas de convivência e contato com a natureza, sendo bastante frequentados aos fins de semana.

A gratuidade no transporte coletivo contribui diretamente para ampliar o acesso da população a essas atrações, especialmente para quem depende do sistema público para se deslocar. Além disso, a medida ajuda a reduzir o uso de veículos particulares, colaborando para um trânsito mais leve na cidade.

Para utilizar o benefício, é necessário possuir o cartão transporte, que deve ser validado normalmente na catraca, mesmo sem cobrança de tarifa.

A iniciativa reforça o papel do transporte público como ferramenta de inclusão e qualidade de vida, garantindo que mais cuiabanos possam aproveitar o domingo com lazer, cultura e diversão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana