Cuiabá

Bandeiras da Festa do Senhor Divino passam pela Câmara de Cuiabá

Publicado

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, nesta terça-feira (3), a tradicional passagem das bandeiras da Festa do Senhor Divino. A comitiva e os festeiros foram recepcionados durante a sessão ordinária pelos vereadores presentes. Realizada há 196 anos pela Catedral do Senhor Bom Jesus, a festa é uma das manifestações religiosas mais antigas da capital.
A presidente do Parlamento, vereadora Paula Calil (PL), destacou a importância simbólica e cultural da celebração para o povo cuiabano.
“Recebemos hoje, com muita fé, alegria e gratidão, a passagem da Bandeira do Senhor Divino aqui na Câmara. A tradição do Senhor Divino é um patrimônio da nossa cultura, da nossa história e da nossa fé. Esse momento reforça nossas tradições culturais e religiosas, nos inspira a seguir guiados pelo amor, pela solidariedade e pela justiça, e fortalece nosso compromisso de servir ao povo cuiabano com responsabilidade e esperança”, afirmou.
A festeira Maria de Lurdes Nigro, conhecida como Dona Lurdinha, utilizou a tribuna para agradecer a acolhida dos parlamentares e reforçar o valor da festividade.
“Agradeço aos vereadores por acolherem o Senhor Divino na Câmara. Essa festa é tradição. Transformamos religiosidade em alegria, levando também uma mensagem de fé”, declarou.
Participaram da recepção os vereadores Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Mantelli (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Alex Rodrigues (PV), Maria Avalone (PSDB), Fred Gahyva (Republicanos) e Mario Nadaf (PV).

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Prefeitura realiza 210 cortes e podas de árvores em 20 dias

publicidade

Cuiabá

Complexo Jardim Passaredo une futebol, cidadania e apoio escolar no Coxipó

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, oferece uma programação gratuita de esporte, educação, lazer e cultura no Complexo Multiuso Jardim Passaredo. As atividades atendem crianças, jovens e adultos e proporcionam novas opções de convivência e desenvolvimento para moradores do Jardim Passaredo e de bairros da região do Coxipó.

Entre as atividades está o futebol kids, que acontece todas as segundas e quartas-feiras e atende cerca de 100 crianças no polo do Jardim Passaredo. As aulas são realizadas nos períodos da manhã e da tarde e vão além da prática esportiva.

Segundo o professor Fábio Ricardo Oliveira Gomes, do Instituto Desportivo da Criança, responsável pelo polo junto com a professora Paula, as atividades também trabalham valores e temas importantes para a formação dos participantes.

“Nós não trabalhamos somente o esporte. Ensinamos para a vida. Juntamos eles para tirar da rua, tirar das coisas erradas. Exemplo, domingo teve a eleição, nós falamos sobre a importância disso e tudo mais, sobre o meio ambiente, sobre a natureza”, explicou.

Leia mais:  Comissão dos Direitos dos Animais define planejamento estratégico

As aulas são divididas em diferentes momentos. Antes das atividades físicas, os professores realizam rodas de conversa com as crianças sobre temas como meio ambiente, estudos e cidadania. Em seguida, são desenvolvidos exercícios, brincadeiras recreativas, alongamento, atividades táticas e finalização. O encontro termina com uma partida de futebol e uma nova roda de conversa.

Para a mãe Ana Paula Abreu, que acompanha as filhas gêmeas, de sete anos, nas atividades de futebol, o projeto contribui diretamente para a saúde e o desenvolvimento das crianças.

“Para mim é de suma importância estar trazendo elas para esse esporte, porque traz para elas mais saúde, coordenação motora e desenvolvimento com os colegas. Para mim, o principal é a saúde mesmo”, afirmou.

O coordenador interino do Complexo Multiuso Jardim Passaredo, Paulo Marcos Monteiro Guia, destaca que o espaço atende diferentes necessidades da comunidade, oferecendo atividades esportivas, de lazer e também apoio educacional.

“Esse complexo é de grande valia, tendo em vista que as crianças podem ter um tempo de lazer, de preocupação com o corpo, de atividade física, de exercício físico e de auxílio escolar também. Isso é muito importante para a comunidade do Jardim Passaredo, do Tijucal, São Francisco e essa grande região aqui do Coxipó”, afirmou.

Leia mais:  Estão abertas as inscrições para a 6ª Corrida do Legislativo Cuiabano

Programação semanal

Além do futebol kids, o Complexo Multiuso Jardim Passaredo oferece uma programação diversificada e gratuita durante a semana:

• Funcional: segundas, quartas e sextas, das 7h30 às 8h30;
• Futebol Kids: segundas e quartas, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30;
• Lutadoras: segundas e quartas, das 18h30 às 20h;
• Judô Kids: segundas e quartas, das 18h30 às 20h;
• Reforço escolar: de segunda a quinta, das 7h às 11h e das 13h às 17h;
• Vôlei Kids: terças e quintas, das 8h às 11h;
• Viola de cocho: terças e quintas, das 18h às 20h;
• Aulas de violão: quartas, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana