Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Batalhão Rotam impede roubo a hotel e liberta reféns em Várzea Grande

Publicado


Policiais militares do Batalhão Rotam impediram um roubo a um hotel, localizado na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, na madrugada desta terça-feira (01.03). Três homens foram presos após manterem reféns funcionários e hóspedes do local. 

Por volta das 2h, a equipe da Rotam recebeu informações via rede de rádio que três indivíduos armados estariam praticando um roubo a um hotel na Rodovia dos Imigrantes. De imediato, os policiais foram ao local e visualizaram as vítimas mantidas refém no interior do estabelecimento. Um dos suspeitos, ao perceber a presença da PM, atirou em direção aos policiais. 

Diante da situação, foi feito o isolamento da área e se iniciram as negociações com os três suspeitos, que após cerca de 2 horas deixaram as armas de fogo no chão se renderam, libertando as vítimas. Dois revólveres calibre 32 e 38 e uma pistola 9mm foram apreendidos na ação. 

De acordo com o boletim de ocorrência, os três homens invadiram o local e fizeram as vítimas de “escudo humano”. Os suspeitos diziam que se a polícia entrasse, matariam todos os reféns. Os pertences pessoais e dinheiro roubado estavam espalhados pelo hotel. 

Leia mais:  Aplicativo de incentivo à visitação em pontos turísticos vence competição no HackaMT

A Rotam verificou que um dos suspeitos presos em flagrante eram foragidos da justiça por crime de roubo, na checagem foi localizado um mandado de prisão em aberto expedido pela 5º Vara Criminal de Várzea Grande. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia.  A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária Civil. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Cresce fluxo de passageiros nos aeroportos do interior e taxa de ocupação em hotéis

Publicado

O fluxo de passageiros em aeroportos do interior do Estado cresceu em 2023, em comparação com 2022, segundo o Boletim do Turismo, publicado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) nesta semana. Conforme o estudo, elaborado pela Secretaria Adjunta de Turismo, no ano passado, 3,3 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques, passaram em Mato Grosso.

A quantidade de viajantes que passam pelos aeroportos de Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Sinop e Alta Floresta é considerada um indicador importante para traçar estratégias de acesso aos destinos e atrativos turísticos do Estado, já que os aeroportos são as principais formas de entrada de turistas estrangeiros e de outros estados em Mato Grosso.

“O monitoramento do setor através dos indicadores de desempenho aponta caminhos a serem tomados tanto pelo Governo, que fomenta o setor pelas políticas públicas, quanto pelos empresários, que se guiam pelos números e identificam oportunidades para investimentos, o que torna o papel o Observatório do Turismo MT essencial”, ressaltou o turismólogo e analista da Sedec Leandro Lima, responsável pela elaboração do Boletim do Turismo.

Leia mais:  Mato Grosso tem 58 municípios 100% iluminados com LED e 218 mil lâmpadas instaladas

Cerca de 85% dos embarques e desembarques em Mato Grosso são realizados pelo Aeroporto Marechal Rondon. Em reforma desde abril de 2023, ele é o principal portão de entrada no Estado e recebeu o fluxo de 2,8 milhões de passageiros no ano passado.

O Boletim do Turismo também apontou que os voos no interior do Estado cresceram em 2023.

No aeroporto de Sinop, o primeiro que foi reformado pela concessionária Centro Oeste Aiports, houve um fluxo de 342.493 embarques e desembarques em 2023, um aumento de 12,3% em comparação ao ano anterior. Já o aeroporto de Rondonópolis finalizou 2023 com 51,5 mil passageiros, 22% a mais que o fluxo de 2022.

Em Alta Floresta, os embarques e desembarques contaram com 51,6 mil passageiros, enquanto o aeroporto de Sorriso recebeu 48.403 passageiros.

A taxa de ocupação de hotéis também mostrou um leve aumento em relação a 2022. Conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH MT), houve melhora na taxa de ocupação e na diária média dos meios de hospedagem de Cuiabá e Várzea Grande.

Leia mais:  Governo de MT investe R$ 2 milhões para apoiar pesquisas de impacto direto na cadeia produtiva da Amazônia Legal

A taxa média total de ocupação em 2023 foi de 64,3%, uma melhora de 0,5% em relação a 2022 (63,8%). Os meios de hospedagem são divididos em dois grupos por estrelas, sendo o primeiro com 2 e 3 estrelas, e o segundo com 4 e 5 estrelas. O primeiro grupo obteve uma taxa média de 63,27% em 2023, já o segundo ficou com 65,29%.

O Boletim do Turismo ainda apontou que os meses de janeiro e fevereiro registraram a menor taxa média para o grupo de hotéis de 2 a 3 estrelas (54,22%), e dezembro para o grupo de 4 a 5 estrelas, com 54,46%. Já o melhor desempenho foi registrado em agosto para ambos os grupos, com 76,37% para o primeiro e 75,01% para o segundo grupo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana