Economia

BIM na Prática leva transformação digital a pequenas e médias empresas da construção civil em 8 estados

Publicado

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram nesta quinta-feira (2/7) o programa Construção 4.0 – BIM na Prática, que oferecerá consultoria especializada e gratuita para a implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling) em pequenas e médias empresas da construção civil. Com os primeiros atendimentos previstos para julho deste ano e investimento de R$ 1,9 milhão, o projeto-piloto atenderá até 60 empresas em oito estados das cinco regiões do país até 2027.

O lançamento marca mais uma ação voltada à transformação digital da construção civil brasileira. O piloto será realizado nos estados de Rondônia, Bahia, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, levando atendimento personalizado às empresas para aumentar a produtividade, reduzir retrabalho e melhorar a gestão de obras por meio da implementação do BIM. A iniciativa também servirá de base para uma futura expansão nacional do programa.

“O BIM na Prática foi criado para aproximar a inovação da realidade das pequenas e médias empresas da construção. Mais do que oferecer capacitação, o programa leva consultoria especializada para dentro das empresas, ajudando na implementação efetiva da metodologia e na modernização dos processos produtivos”, destaca o presidente da ABDI, Olavo Noleto.

Segundo Noleto, o programa nasce com uma característica fundamental: a regionalização.

“Uma pequena ou média empresa da construção no Nordeste, no Centro-Oeste ou no Sul terá a mesma oportunidade de receber apoio especializado que uma empresa de São Paulo. Esse equilíbrio regional foi um dos princípios que orientaram a construção do programa”, acrescenta.

Leia mais:  Alckmin destaca apoio da NIB à agroindústria no anúncio da safra recorde de grãos

Para o diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, o programa marca uma nova etapa da Estratégia BIM BR.

“Depois de avanços importantes na estruturação da política pública, na capacitação e na difusão do BIM, agora vamos levar essa política diretamente para dentro das empresas, apoiando sua adoção efetiva pelo setor produtivo”, disse ele.

Dados de 2024 da Sondagem da Construção da Fundação Getúlio Vargas mostram que a transformação digital já começa a ganhar corpo no setor: a parcela de empresas brasileiras de construção que utiliza Building Information Modeling (BIM) passou de 9,2% em 2018 para 20,6% em março de 2024, chegando a 37,2% entre as empresas de edificações residenciais. Apesar do avanço, a pesquisa indica que 61,5% das empresas ainda não usam BIM, evidenciando a relevância de programas como o Construção 4.0 – BIM na Prática, que combina consultoria e capacitação para transformar a intenção de modernização em uso efetivo da metodologia nos projetos e obras.

Piloto com atendimento personalizado

O programa será executado pelo SENAI e contará com consultores especializados em BIM distribuídos nas regiões atendidas. As empresas participantes receberão acompanhamento individualizado em dois ciclos de consultoria.

Leia mais:  Investigação do MDIC interrompe fraude em importações de alto-falantes que burlavam direito antidumping

No primeiro ciclo, com carga de 120 horas por empresa, serão realizados diagnóstico de maturidade BIM, elaboração de um Plano de Implantação BIM personalizado e acompanhamento técnico para definição de processos e padrões. Já o segundo ciclo, direcionado às empresas com maior nível de prontidão, prevê 180 horas de implementação assistida em projetos reais, além de workshops e avaliação dos resultados alcançados.

Transformação digital da construção

A metodologia BIM integra em um único modelo digital informações de projetos, cronogramas, orçamentos e manutenção das obras, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de erros e retrabalho, além de melhorar a colaboração entre equipes.

O BIM na Prática integra as ações da Nova Estratégia BIM BR e contribui para os objetivos da Nova Indústria Brasil, reforçando o compromisso com a modernização e a digitalização do setor da construção civil.

Quem pode participar

Nesta fase piloto, podem participar pequenas e médias empresas da construção civil e, também, escritórios de arquitetura e engenharia que atendam aos critérios de porte, atividade econômica e localização nos estados contemplados pelo programa. A participação é gratuita e as inscrições são realizadas pela plataforma oficial da iniciativa. Acesse em PLATAFORMA BIM.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
publicidade

Economia

Brasil Mais Simples reúne medidas para reduzir burocracia e aumentar a competitividade do país

Publicado

O Governo do Brasil lançou, nesta quinta-feira (3), o Brasil Mais Simples, iniciativa que reúne um conjunto de medidas voltadas à redução da burocracia, à simplificação regulatória e à modernização dos serviços públicos. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Zerbone, e pelo secretário de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Pedro Ivo.

Entre os anúncios está o lançamento do Portal Único de Infraestrutura da Qualidade, coordenado pelo MDIC, novo ambiente digital que concentra informações e serviços sobre infraestrutura da qualidade, ao deixar mais simples o acesso às exigências regulatórias com a redução de custos para empresas e ampliando a transparência aos cidadãos.

Na área de comércio exterior, o Portal Único de Comércio Exterior, coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) em parceria com a Receita Federal, segue avançando na simplificação dos processos. Com a iniciativa, o tempo médio para exportação caiu de 13 para 4,5 dias, enquanto o prazo para importação foi reduzido de 17 para 6,8 dias.

Outro destaque é o Destrava Brasil, coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que promove a modernização de órgãos reguladores por meio da revisão de processos, aperfeiçoamento normativo, fortalecimento da governança e uso de inteligência artificial para apoiar análises técnicas. Desenvolvido em parceria com instituições como Anvisa, Ibama, INPI e ANM, o programa busca reduzir gargalos regulatórios, acelerar decisões e ampliar a eficiência administrativa.

Leia mais:  Novo guia da Camex traz informações sobre processos de alteração tarifária

No âmbito da infraestrutura da qualidade, o Inmetro anunciou a redução de 15% nas taxas de acreditação cobradas de laboratórios e organismos de certificação e inspeção, diminuindo custos para o setor produtivo. O instituto também ampliará o programa Inmetro na Palma da Mão, em parceria com os Correios. A iniciativa utiliza selos digitais com QR Code e tecnologia antifalsificação para permitir que consumidores verifiquem a autenticidade de produtos regulamentados. A expectativa é emitir cerca de 1,2 bilhão de selos digitais.

Também foi lançado o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas de Medicamentos, desenvolvido pelo INPI. A plataforma reúne informações estratégicas sobre mais de 2.700 marcas de medicamentos, fortalecendo a cooperação entre empresas e órgãos de fiscalização no combate à falsificação.

Na área do trabalho, o Programa Mais Simples Trabalhador reúne quatro iniciativas para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. O Crédito do Trabalhador já beneficiou cerca de 10 milhões de pessoas, com carteira superior a R$ 138 bilhões. A assistente virtual CeLesTe ultrapassou 500 mil acessos desde sua implantação. Já a plataforma Facilita Brasil concentra, em um único ambiente digital, serviços destinados a trabalhadores, empregadores e sindicatos, enquanto o Qualifica PRO reúne mais de 29 mil oportunidades de qualificação profissional, somando cerca de 750 mil vagas presenciais e 10 milhões de vagas em cursos a distância.

Leia mais:  29ª Reunião Trimestral do Comitê destaca resultados positivos da Enimpacto

Para o secretário-executivo do MDIC, Rodrigo Zerbone, a iniciativa consolida uma política permanente de simplificação voltada ao fortalecimento da competitividade nacional.

“Com o Brasil Mais Simples, avançamos na construção de um Estado mais eficiente, integrado e orientado para resultados. Reduzir burocracias, simplificar processos e facilitar a vida de cidadãos e empresas é uma agenda permanente do Governo Federal e um instrumento essencial para ampliar a competitividade da economia brasileira”, afirmou.

O secretário de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Pedro Ivo, destacou que a simplificação regulatória é uma das principais alavancas para impulsionar o desenvolvimento econômico.

“A simplificação reduz custos, aumenta a produtividade e melhora o ambiente de negócios. Estamos integrando sistemas, modernizando processos e colocando o cidadão e as empresas no centro da atuação do Estado. Esse é um compromisso permanente com a competitividade, a inovação e a qualidade dos serviços públicos”, ressaltou.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana