Mato Grosso

Bombeira militar de MT se classifica e vai disputar Mundial de Triathlon 2026

Publicado

Juliana Dalila Amorim Pereira Leite, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), foi classificada para o Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026. A competição será realizada no mês de setembro, na cidade de Pontevedra, na Espanha, sob organização da World Triathlon.

Triatleta há mais de cinco anos, a bombeira militar garantiu a vaga após conquistar o título do Campeonato Estadual de Triathlon Sprint de Mato Grosso em 2025, vencendo as três etapas do Circuito Supera. O desempenho de destaque consolidou sua classificação para representar o Estado na competição mundial.

A cabo BM Dalila destaca que a conquista é fruto de disciplina, constância e dedicação diária aos treinos. Com acompanhamento de assessoria esportiva, ela se lança em corridas, mergulhos, pedaladas e exercícios de força. O desafio, segundo ela, é equilibrar o preparo físico de alto rendimento com a vida de bombeira, sempre alerta e em prontidão para as missões que surgirem.

“Sou bolsista da minha assessoria e sigo a planilha de treinos com muita disciplina, conciliando com a minha missão sendo bombeira. Treino todos os dias. As modalidades são divididas ao longo da semana e há dias em que realizo duas sessões de treino”, explicou.

Leia mais:  Ipem-MT inaugura nova sede e reúne Inmetro e setor produtivo em Cuiabá

Ainda segundo a bombeira militar, a preparação segue intensa até o mês da competição. E, além do preparo físico, ela levará consigo o espírito competitivo e o preparo psicológico para enfrentar atletas de alto nível, superar desafios e representar com honra Mato Grosso em uma competição de alcance mundial.

“Será a primeira vez que participo de um evento desse porte e estou ansiosa por viver a experiência representando o meu estado e país. Disseram que o clima é de Copa do Mundo, inclusive há desfile das nações na abertura do evento, que tem cinco dias de programação. Estou muito feliz”, afirmou.

A participação da bombeira militar no Mundial reforça o incentivo da corporação ao esporte e a valorização da atividade física como ferramentas de desenvolvimento pessoal, disciplina e preparo profissional. A conquista também busca inspirar outros militares a seguirem o caminho do esporte.

Assim como a cabo BM Dalila, outras nove mulheres e 17 homens, todos atletas mato-grossenses, também se classificaram para participar da competição mundial em diferentes em diferentes categorias. Além de Mato Grosso, competidores de outros estados também irão compor a delegação brasileira que participará do mundial.

Leia mais:  "Sensação de impunidade é a principal causa da insegurança pública do país", afirma governador

Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026

O Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026 será realizado de 23 a 27 de setembro. Ao longo da semana, haverá a Cerimônia de Abertura, Desfile das Nações e a coroação dos Campeões Mundiais de Elite.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros e Energisa alinham ações para reforçar prevenção a incêndios florestais

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Energisa Mato Grosso alinharam estratégias conjuntas voltadas à prevenção e ao combate a incêndios florestais durante o período de estiagem, quando cresce significativamente o risco de ocorrência desse tipo de evento no Estado.

A articulação ocorreu durante visita institucional realizada por militares do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) à sede da concessionária de energia na última semana. No local, os militares conheceram a estrutura do Centro de Operações da Energisa, responsável pelo planejamento, monitoramento e resposta a ocorrências que possam impactar o fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso.

O encontro também promoveu a troca de informações técnicas entre as equipes, com foco no fortalecimento da comunicação e no compartilhamento de dados estratégicos. Entre os temas abordados estiveram o cronograma de ações preventivas, a proteção de redes elétricas em áreas de maior vulnerabilidade ao fogo, o uso de bases georreferenciadas no planejamento operacional e a atuação integrada entre o setor público e a iniciativa privada em situações de emergência ambiental.

Leia mais:  Seaf inicia mobilização do MT Produtivo em 61 municípios de Mato Grosso

De acordo com o comandante do BEA, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, essa cooperação amplia a capacidade de resposta e fortalece as ações preventivas em campo. “Quando integramos informações, tecnologias e planejamento entre as instituições, conseguimos antecipar cenários de risco e agir com mais precisão. Essa parceria com a Energisa é fundamental para reduzir impactos e garantir maior segurança durante o período de seca em Mato Grosso”, destacou.

O presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, também afirmou que a parceria torna as ações mais eficientes e coordenadas. “A parceria entre a Energisa Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros é essencial para fortalecer nosso Plano de Combate a Incêndios, unindo prevenção, agilidade e segurança na proteção da vida, do meio ambiente e da continuidade do fornecimento de energia elétrica”, explicou.

Já o coordenador do Centro de Operações da Energisa Mato Grosso, Murilo Castilho, destacou a importância da cooperação entre as instituições para enfrentar o período de condições climáticas adversas.

“Essa parceria vem ao encontro dos objetivos da Energisa, que são identificar os pontos críticos de queimadas no Estado para maximizar os ganhos de manutenção nessas regiões. Essa união vai garantir maior efetividade e agilidade para enfrentar os períodos de contingência climática que podem ocorrer com a chegada do El Niño”, concluiu.

Leia mais:  Homem é preso pela Polícia Civil ao tentar abrir conta em banco com documento falso

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana