Agro News

Brasil e Índia reforçam parceria em bioenergia e ampliam cooperação para descarbonização global

Publicado

Fórum Empresarial em Nova Délhi consolida agenda de cooperação entre Brasil e Índia

O Fórum Empresarial Brasil–Índia, encerrado neste fim de semana em Nova Délhi, reuniu lideranças empresariais e autoridades dos dois países com foco em investimentos estratégicos e transição energética sustentável. Representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente executivo do Sifaeg/Sifaçúcar e também presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, destacou o papel da cooperação bilateral na expansão do setor de biocombustíveis e na construção de uma agenda global de sustentabilidade.

Rocha integrou a missão oficial que acompanhou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, representando o presidente da CNI, Ricardo Alban. Durante sua participação, o executivo ressaltou o crescimento da parceria comercial entre os dois países, que triplicou na última década, passando de US$ 5,6 bilhões em 2016 para US$ 15,2 bilhões em 2025.

Apesar dos avanços, Rocha observou que o acordo preferencial entre o Mercosul e a Índia ainda cobre apenas 16,8% das trocas bilaterais, revelando um amplo potencial para ampliação das relações econômicas, especialmente em energia renovável e biocombustíveis.

Leia mais:  Bauer lança guia técnico sobre irrigação da soja e destaca ganhos de produtividade de até 70%
Bioenergia se torna política de Estado e fortalece integração Brasil–Índia

Ao abordar o papel da bioenergia na cooperação entre os dois países, André Rocha destacou a trajetória conjunta iniciada há cerca de dez anos, quando o Brasil começou a apoiar a Índia na implementação do etanol combustível em sua matriz energética.

Na época, a Índia adicionava apenas 2% de etanol à gasolina, mas hoje já atinge quase 20% de mistura, superando metas e prazos inicialmente projetados. Esse avanço reflete o esforço indiano em reduzir a dependência de petróleo importado — que representa cerca de 80% do consumo nacional — e em diminuir o uso de combustíveis fósseis, como o carvão.

Rocha ressalta que a adoção do etanol no país asiático gerou melhoria na qualidade dos combustíveis, redução da poluição urbana e fortalecimento da segurança energética. Ele também enfatizou o papel das instituições brasileiras que prestaram apoio técnico e estratégico à transição energética da Índia.

Aliança global fortalece compromissos climáticos e inovação sustentável

Brasil e Índia são membros da Aliança Mundial de Biocombustíveis, iniciativa que busca ampliar o uso de energias renováveis e reduzir as emissões de carbono no transporte. Segundo André Rocha, ambos os países assumiram o compromisso de quadruplicar o uso de biocombustíveis nas próximas décadas, reforçando seu papel como líderes globais em sustentabilidade.

Leia mais:  Algodão volta a crescer no Paraná e reforça liderança do Brasil no mercado mundial

A parceria também avança em novas frentes de pesquisa e desenvolvimento, incluindo combustíveis sustentáveis para aviação e navegação marítima, áreas consideradas estratégicas na descarbonização mundial.

“O fortalecimento da cooperação entre Brasil e Índia consolida uma agenda baseada em inovação, sustentabilidade e crescimento econômico. O avanço dos biocombustíveis mostra que é possível desenvolver sem aumentar emissões e melhorar a qualidade de vida nas cidades”, destacou Rocha.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Operação conjunta apreende mais de 82 mil quilos de produtos irregulares relacionados à produção de café torrado

Publicado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em ação conjunta com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e os órgãos de proteção e defesa do consumidor (Procons), realizou, entre os dias 25 e 28 de maio, uma operação integrada de fiscalização para combater a distribuição e a comercialização de produtos relacionados à produção de café torrado com indícios de irregularidades.

A operação reuniu órgãos federais, estaduais e municipais e integrou as ações de fiscalização de produtos de origem vegetal conduzidas pelo Mapa, além das atividades rotineiras de inspeção realizadas pelo Ministério e pelos Procons. As fiscalizações ocorreram nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná e Espírito Santo, além do Distrito Federal.

Como resultado da operação, foram realizadas 84 ações de fiscalização, que resultaram na interdição de 19 estabelecimentos, correspondendo a 32,8% dos locais inspecionados. Também foram apreendidos mais de 82 mil quilos de produtos, sendo 5.944 quilos de café torrado e moído e 76.070 quilos de matérias-primas utilizadas na produção de café.

Leia mais:  Bauer lança guia técnico sobre irrigação da soja e destaca ganhos de produtividade de até 70%

Além das fiscalizações realizadas pelo Mapa em indústrias do setor cafeeiro, os Procons estaduais e municipais promoveram ações em supermercados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com foco na proteção dos direitos dos consumidores e na retirada de circulação de produtos com indícios de adulteração.

Os produtos apreendidos não representam o café produzido no Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente por sua qualidade. Trata-se de produtos irregulares que podem causar prejuízos aos consumidores e comprometer a competitividade e a credibilidade do setor produtivo.

A operação foi resultado de um amplo trabalho de monitoramento de mercado e contou com o apoio técnico e informações fornecidas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), além de denúncias registradas na plataforma Fala.BR.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana