Agro News

Brazil Sugarcane leva empresas brasileiras à Bolívia em missão técnica e comercial

Publicado

Missão técnica reúne 21 empresas brasileiras na Bolívia

Entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2026, o Projeto Brazil Sugarcane, parceria do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) com a ApexBrasil, realiza uma missão técnica e comercial na Bolívia.

O grupo conta com 21 empresas brasileiras do setor sucroenergético, que terão a oportunidade de visitar usinas, grupos açucareiros e participar do Simpósio Técnico Agroindustrial ATACBOL, em Santa Cruz de La Sierra, ampliando o intercâmbio técnico e comercial entre os dois países.

Visitas a usinas e grupos sucroenergéticos

Nos dias 27 e 28 de janeiro, os participantes percorrerão a Unagro e as usinas Aguaí, Guabirá e La Bélgica, conhecendo processos de produção de açúcar, etanol e outros derivados da cana-de-açúcar.

A agenda proporciona insights sobre gargalos de mercado, oportunidades de negócios e práticas de inovação, reforçando a competitividade das empresas brasileiras no cenário boliviano.

Simpósio ATACBOL reforça intercâmbio técnico

Além das visitas técnicas, o grupo participará do Simpósio Técnico Agroindustrial ATACBOL, onde será possível discutir tendências, tecnologias e soluções sustentáveis para a cadeia sucroenergética.

Leia mais:  Preços do frango sobem no mercado interno e exportações mantêm ritmo positivo

Segundo a gerente do Projeto Brazil Sugarcane, Suy Machado:

“A Bolívia é o nosso primeiro destino de 2026 e um grande parceiro comercial do Brasil. Esta agenda combina aprendizado técnico e oportunidades de negócios, fortalecendo parcerias estratégicas e ampliando a presença das empresas brasileiras no país, com foco em inovação e geração de valor.”

Bolívia: mercado estratégico para a cana-de-açúcar

A Bolívia apresenta condições climáticas favoráveis à produção de cana-de-açúcar e vem se destacando por meio de parcerias internacionais, como o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution.

O país investe na modernização, expansão e crescimento sustentável do setor, criando oportunidades para empresas brasileiras ampliarem sua competitividade, inovação e presença no mercado regional.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Semana do Pescado: Valores no atacado

Publicado

O valor comum (mais praticado) para venda de 1 kg de tilápia é R$ 12,29. Nesta mesma categoria, 1 kg de tambaqui custa R$ 13,77. Estes dados constam no boletim mais recente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Até 15 de setembro, está sendo realizada a Semana do Pescado, que foi criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O objetivo é incentivar o consumo de peixes, crustáceos e moluscos em todo o Brasil.

“O pescado brasileiro precisa estar na nossa mesa. Que a nossa população possa consumir esse pescado de qualidade e altamente nutritivo”, ressaltou o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo. 

Acesse aqui a cotação de preços do pescado no atacado da CEAGESP:

Ceagesp
Ceagesp

A CEAGESP abriga a maior feira atacadista de pescado da América do Sul. Os valores informados representam a média dos preços de venda no atacado da CEAGESP. São transações dos permissionários da CEAGESP com supermercados, feirantes, sacolões, restaurantes, bares e outros estabelecimentos. A Companhia avisa que essa média é calculada com base nas quantidades recebidas de mercadorias e os preços fornecidos pelos comerciantes que participaram da pesquisa no período especificado.

Leia mais:  Vendas de máquinas agrícolas e industriais caem em 2026 e acendem alerta no setor, aponta Abimaq

Acesse aqui o site da Semana do Pescado.

Ana Célia Costa
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana