Mato Grosso

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso

Publicado

Com o auxílio de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 55 foragidos da Justiça foram presos pelas forças de segurança entre abril de 2024 até o dia 18 de junho deste ano.

As câmeras de reconhecimento facial estão ligadas à Plataforma de Observação Elevada (POE), um centro de monitoramento móvel utilizado para reforçar o esquema de segurança durante eventos com grande concentração de pessoas.

As operações com este tipo de tecnologia iniciaram durante jogos na Arena Pantanal e a partir daí passaram a ser usadas no centro de monitoramento móvel em grandes eventos e exposições na Baixada Cuiabana e no interior do Estado.

Além disso, foram instaladas câmeras em ruas e avenidas, que também estão ajudando na identificação de foragidos da Justiça.

O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel PM Wangles dos Santos Lino, explicou que as câmeras de reconhecimento facial estão tendo um papel importantíssimo para retirar de circulação criminosos foragidos da Justiça.

Leia mais:  Polícia Civil capacita 95 servidores residentes que atuarão em áreas administrativas das unidades policiais

“As câmeras estão interligadas ao banco de dados nacional de foragidos da Justiça. Ao identificar um procurado, a câmera envia uma notificação aos operadores do Ciosp, que por sua vez acionam uma equipe policial mais próxima de onde foi feita a identificação para proceder com a prisão”, detalhou o superintendente.

De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, o programa Vigia Mais MT é um projeto inovador que vem gerando resultados positivos como redução de índices criminais e prisões de foragidos da justiça.

“Estamos empenhados na implementação de novas câmeras com reconhecimento facial, atendendo a pedido do Governador Mauro Mendes. Tecnologias que vão auxiliar na retirada de criminosos das ruas e prevenir crimes”, destacou.

“Esse projeto foi pensado na população de bem e tem apenas um objetivo que é oferecer ao cidadão um Estado cada vez mais seguro, dando a ele a garantia de segurança e paz”, complementou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem que descumpriu medida protetiva e procurava ex-companheira em Cuiabá

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia mais:  Trinta bombeiros concluem curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e vão reforçar ações em MT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana