Caminho da Fé: como é a peregrinação rumo à Aparecida, no interior de São Paulo
“Neste caminho sou peregrino da minha vida, do meu destino. Minha morada é a estrada, meu coração a emoção…”. É com essa melodia que muitos brasileiros seguem o famoso percurso de peregrinação que leva à Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Caminho da Fé .
Localizado no interior de São Paulo, esse trajeto, inaugurado em 2003, oferece uma estrutura organizada aos devotos que, há muito, andavam em direção a Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba .
A pé, a cavalo ou de bicicleta, a caminhada está incorporada à tradição católica de peregrinações, que expressa gratidão por conquistas, busca por crescimento espiritual ou mesmo uma forma de penitência.
Com o tempo, o percurso marcado pela devoção também passou a atrair pessoas interessadas na história envolvendo o trajeto ou mesmo o desafio físico, independentemente da religião.
Onde tudo começou
A criação do Caminho da Fé foi inspirada no antigo Caminho de Santiago de Compostela, uma das rotas de peregrinação mais percorridas durante a Idade Média. Pessoas de todos os cantos do continente se dirigiam ao lugarejo do noroeste da Espanha, onde, segundo a tradição católica, está sepultado o apóstolo Tiago. Até hoje, peregrinos do mundo inteiro viajam para percorrer esse caminho milenar.
Continua após a publicidade
Em Aparecida , bem antes de o Caminho da Fé existir, romeiros já seguiam em direção à cidade desde o século 18, quando a devoção à Nossa Senhora Aparecida surgiu, após a descoberta de uma imagem nas águas do Rio Paraíba, em 1717.
Tal como o Caminho de Santiago, o Caminho da Fé se ramifica em diversas rotas que levam ao santuário. A principal delas liga a cidade de Águas da Prata a Aparecida , com cerca de 350 km.
O trecho atravessa a região serrana do nordeste de São Paulo e do sul de Minas Gerais, cruzando a Serra da Mantiqueira e passando por várias cidades como Andradas, Ouro Fino, Inconfidentes, Estiva, Paraisópolis e Campos do Jordão .
Capela Nossa Senhora de Ghisallo, Padroeira dos Ciclistas, celebra os peregrinos que decidem fazer o caminho pedalando Associação dos Amigos do Caminho da Fé/Divulgação
Além do trajeto principal, existem diversos outros ramais de saída. O mais distante está em Borborema, no interior paulista, a cerca de 742 km. Guaxupé, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Santa Rita de Caldas, Espírito Santo do Pinhal, São Carlos, Franca, Mococa e muitas outras cidades também são pontos de partida para quem deseja seguir o caminho.
No site da Associação dos Amigos do Caminho da Fé (AACF) , é possível encontrar um mapa com todos os ramais de saída e suas respectivas quilometragens, além de indicações de pousadas e outras informações úteis sobre o deslocamento.
O Caminho da Fé oferece uma credencial na qual os peregrinos podem ir carimbando os locais por onde passaram. O documento garante ao romeiro a possibilidade de descontos em estabelecimentos cadastrados pelo caminho, além de servir como souvenir da viagem e comprovação de que o trajeto foi percorrido.
Quem reúne as condições necessárias, pode solicitar a emissão de um certificado de peregrinação ao final da jornada, emitido no próprio Santuário de Aparecida .
Continua após a publicidade
Tanto os valores da credencial (R$ 28) quanto do certificado (R$ 10) são revertidos para a manutenção do circuito.
A AACF se se dedica à manutenção do trajeto, sinalização e ao apoio aos peregrinos, mas não organiza as viagens diretamente. Cada pessoa é responsável por planejar sua própria viagem, escolhendo onde começar, quando parar e em qual lugar se hospedar.
Com isso, os custos do trajeto podem variar conforme seu roteiro, o tipo de transporte e quantos dias o romeiro pretende ficar na estrada, considerando os gastos diários para alimentação e pernoite pelo caminho.
É comum que algumas pessoas passem mal nessas viagens. Para garantir uma peregrinação segura, ter preparo físico é essencial. Além disso, prepare-se para as mudanças climáticas, variando de calor intenso a chuvas inesperadas; leve roupas adequadas e impermeáveis; mantenha-se hidratado; faça pausas regulares para evitar exaustão; use calçados confortáveis; e tenha um kit básico de primeiros socorros. Se possível, evite viajar desacompanhado.
O Ministério do Turismo realiza nesta quarta-feira (29), em Estrela (RS), atendimento técnico sobre o Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
A partir das 9h, na Câmara Municipal de Estrela, empreendedores, gestores públicos e profissionais do setor poderão tirar dúvidas sobre ações da pasta. A iniciativa contará com a presença do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que atenderá a imprensa pela manhã.
Durante o evento, as equipes técnicas do Ministério prestarão atendimento individual aos participantes.
Serviço
Evento: Atendimento técnico do Fungetur e Cadastur
Data: Quarta-feira, 29 de julho de 2026
10h: Cerimônia com a presença do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano
Coletiva de Imprensa: 9h
Das 9h às 16h: Atendimentos das equipes do Ministério
Local: Câmara Municipal de Estrela – Rua Dr. Tostes, 51, Centro, Estrela (RS)
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.