Educação

Caravana Pé-de-Meia atende 1.400 estudantes em Roraima

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A Caravana Técnico-Pedagógica do Pé-de-Meia em Roraima, realizada entre 8 e 11 de setembro, na capital do estado, Boa Vista, atendeu 1.400 estudantes e 300 famílias. A ação do Ministério da Educação (MEC) busca tirar dúvidas dos estudantes sobre o programa Pé-de-Meia e suas regras, coletar propostas para melhorias e promover sua escuta ativa. Durante a abertura das atividades para a comunidade escolar na quarta-feira (10), o ministro da Educação, Camilo Santana, participou de aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conversou com estudantes.  

O estudante João Élio é um dos 14 mil estudantes do ensino médio de Roraima beneficiados pelo programa que participaram do evento. “Estou na caravana porque é muito importante para os jovens de todo o Brasil receberem esse incentivo de R$ 200 para não largar a escola, porque muitos têm que trabalhar no horário da escola e trocam a escola pelo trabalho. Acho muito importante esse programa do governo para incentivar os jovens”, defendeu.  

A programação também incluiu atividades em diferentes locais, como a sede da Secretaria Estadual de Educação (SEED/RR); as escolas indígenas nas Terras Indígenas do Araçá e Sucuba; o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR); e o Parque Anauá.  

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A caravana oferta capacitação e apoio técnico para os agentes do programa que atuam nas secretarias de educação e na Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), contribuindo para que a política seja colocada em prática, com qualidade e participação, em todo o país. 

A iniciativa também oferece formação para gestores escolares sobre os protocolos de alertas preventivos contra o risco de evasão escolar e as ações para a melhoria do aprendizado, de forma a proteger as trajetórias escolares dos estudantes do ensino médio. Ao longo dos quatro dias, mais de 150 gestores escolares e cerca de 20 técnicos da SEED/RR passaram pelas formações do programa. 

Marisa Costa, diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, acredita que as caravanas são uma iniciativa que aproxima o ministério das redes de ensino, dos estudantes e de suas famílias. Durante o atendimento nas escolas, parceiros do MEC na execução do programa prestaram serviços de tira-dúvidas e solução de problemas. “Em Roraima, realizamos diversas ações formativas e de governança para fortalecer o aspecto educacional do programa. Também fizemos atendimentos abertos à comunidade escolar, focalizados nos estudantes, para identificar quais são as suas pendências no Pé-de-Meia e podermos atuar em conjunto com nossos parceiros: Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Cadastro Único”, explica. 

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Outras instâncias públicas ofertaram atendimento para a promoção da cidadania, como o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que apresentaram políticas voltadas para os jovens, como o programa Juventude Negra Viva, além de efetuarem a emissão da ID Jovem.  

O MEC deu início à iniciativa no final de julho, em Salvador (BA). As caravanas percorrerão as cinco regiões do Brasil nos próximos meses para conversar com profissionais das redes de ensino, gestores escolares e estudantes que recebem a poupança do ensino médio. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, estimulando a mobilidade social. Os estados, os municípios e o Distrito Federal prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando o seu acesso aos estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)   

Fonte: Ministério da Educação

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Educação

MEC anuncia mais investimentos para cursinhos populares

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O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia neste sábado, 18 de outubro, a publicação de novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O documento, que deve ser publicado em dezembro, prevê o apoio para até 500 cursinhos populares em todo o país em 2026, com investimento estimado de R$ 108 milhões. O anúncio acontece durante aulão de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de cursinhos populares, em São Bernardo do Campo (SP). 

Com o novo edital, o Ministério da Educação (MEC) pretende expandir a rede e fortalecer a estrutura de apoio técnico, garantindo mais oportunidades para estudantes socialmente desfavorecidos e consolidando a CPOP como política permanente de equidade educacional. A política é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. 

Instituída pelo Decreto nº 12.410/2025, a CPOP articula-se a outros programas e ações do Governo do Brasil, fortalecendo as trajetórias educacionais do segmento juvenil da população em vulnerabilidade socioeconômica, que hoje tem a oportunidade de receber o Pé-de-Meia para permanência e conclusão do ensino médio, por exemplo. Também estimula a participação em outros programas do MEC, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é porta de entrada para a educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – no qual se insere a Lei de Cotas –, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), incentivando a inclusão educacional.  

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Em seu primeiro edital, o programa selecionou 384 cursinhos, beneficiando mais de 12,1 mil estudantes em todas as regiões do país, com investimento de R$ 74 milhões. Cada cursinho contemplado recebeu até R$ 163,2 mil para o pagamento de professores, coordenadores e apoio técnico-administrativo, incluindo auxílio-permanência de R$ 200 mensais para até 40 alunos por unidade. 

Aulão Os aulões de cursinhos populares são encontros que reúnem estudantes, educadores, coordenadores e convidados. É uma prática de educação popular que reafirma a indissociabilidade entre a educação escolar e a formação para cidadania como preparação dos alunos para acesso à universidade. Em geral, sua realização ocorre aos sábados, tendo em vista que o público é majoritariamente composto de estudantes trabalhadores, e em espaços de universidades públicas. As atividades integram debates aos componentes curriculares do Enem. 

O evento deste sábado (18) será composto por duas aulas, de física e redação, ministradas pela professora Sônia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física a lecionar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e pela professora Lívia Eduarda, do cursinho popular Professora Clarice, em Salvador; além de intervenções conduzidas por autoridades do Governo do Brasil. 

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CPOP A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) tem como propósito oferecer suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos que buscam ingressar na educação superior por meio do Enem. Para isso, o programa atua no fortalecimento dos cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários, fornecendo orientações específicas para o Enem, auxiliando na estruturação e implementação de ações de formação. O objetivo é ampliar as chances de acesso dos estudantes à educação superior e estimular o interesse dos jovens pelo exame, contribuindo para a ocupação de vagas em cursos de graduação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

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