Com o apoio da Secretaria de Esporte de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Casa de Cultura Silva Freire (CSF) inicia o ano com uma programação dedicada à experimentação artística, à formação cultural e ao diálogo entre arte, cidade e território. Ao longo de janeiro, a CSF promove oficinas, realiza o programa Conversas ao Pé do Cajueiro e visitas mediadas, iniciativas que reafirmam a vocação de espaço de memória, criação e pensamento crítico em Cuiabá.
Com ações que articulam literatura, artes visuais, teatro, educação e memória, a programação de janeiro da Casa Silva Freire convida públicos distintos a ocupar o espaço como território vivo de encontro, escuta e invenção.
Entre as atividades previstas está a continuidade das Oficinas de Experimentação Poética, conduzidas pelo artista-escritor Caio Ribeiro. O próximo encontro está marcado para esta sexta-feira (16.1), às 14h, e tem como tema a poesia eletrônica, propondo investigações sobre as relações entre palavra, tecnologia e novos meios de criação literária. As inscrições podem ser feitas aqui.
O programa Conversas ao Pé do Cajueiro também integra a agenda do mês. O próximo episódio vai receber o Coletivo JuMtos, em uma conversa que abordará processos coletivos de criação e suas relações com o território. A transmissão acontece ao vivo, às 17h, pelo canal da Casa Silva Freire no YouTube.
Ainda em janeiro, a CSF estreia a Oficina de Teatro com bebês e crianças pequenas, “Águas do Cerrado”, com o artista e pesquisador André Ferreira e a professora Dra. Daniela Freire. A atividade acontece nos dias 24 e 31 de janeiro, às 9h, e propõe experiências sensoriais e poéticas a partir do corpo, da água e do imaginário do Cerrado, voltadas ao público da primeira infância.
A programação do mês conta também com as Visitas Mediadas, que apresentam ao público a exposição permanente, o acervo e documentos do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, além de obras de artistas que dialogam com a poética dele. As visitas acontecem mediante agendamento, em datas e horários a serem confirmados.
Casa Silva Freire
A Casa de Cultura Silva Freire é uma associação sem fins lucrativos apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), certificada como Ponto de Cultura (MinC) e Ponto de Memória (Ibram). O espaço abriga o Acervo Silva Freire (CPDOCSF), com documentos, obras e objetos do poeta, além de uma programação contínua voltada à arte, à literatura e à educação cultural.
• Conversas ao Pé do Cajueiro Convidado: Coletivo JuMtos Horário: 17h Data: 27/1 (terça-feira)
• Oficina de Teatro com bebês e crianças bem pequenas Tema: Águas do Cerrado Com: André Ferreira e Daniela Freire Datas: 24 e 31 de janeiro (sábados) Horário: 9h
Policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande prenderam em flagrante um homem, de 36 anos, pelo crime de furto qualificado, na manhã de segunda-feira (20.4).
A vítima compareceu à Derf de Várzea Grande para registrar um boletim de ocorrência e relatou que os suspeitos invadiram a sua loja e subtraíram diversos produtos e um cartão bancário.
Conforme o comunicante, após o furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, um suspeito passou a utilizar o cartão bancário da vítima em diversos estabelecimentos comerciais.
Diante das informações, a equipe da Derf passou a apurar o crime. Com base nas imagens de um estabelecimento comercial, entre outras diligências, foi possível identificar o suspeito usando o cartão da vítima.
Os policiais civis conseguiram localizar o investigado. Abordado, ele confessou que havia efetuado as compras com o referido cartão de crédito.
Em seguida, o homem foi conduzido à Derf de Várzea Grande, interrogado e autuado em flagrante delito por furto qualificado pela fraude em continuidade delitiva, já que havia utilizado o cartão da vítima por diversas vezes consecutivas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.