Várzea Grande

Casos suspeitos de Metanol

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que dois pacientes deram entrada no Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSMVG) com suspeita de intoxicação exógena por metanol.

O primeiro caso é de um paciente do sexo masculino, de 30 anos, residente no bairro Marajoara, que permanece internado na unidade. Ele deu entrada no Pronto-Socorro por volta da 1h da manhã desta sexta-feira (24), apresentando visão turva, taquicardia, náuseas e vômitos persistentes, após relatar ingestão de vodka na noite de terça-feira (22), por volta das 22h.

De acordo com familiares, a bebida teria sido consumida em uma distribuidora localizada no bairro Paiaguás, em Várzea Grande. O paciente apresentou quadro de insuficiência renal aguda, necessitando de sessões de hemodiálise e administração do antídoto fomepizol. Atualmente, encontra-se consciente, respirando em ar ambiente e sob acompanhamento clínico e laboratorial contínuo.

O segundo caso é de um paciente do sexo masculino, de 40 anos, residente no bairro Jardim Primavera, que evoluiu a óbito na tarde de sexta-feira (24). Ele deu entrada no HPSMVG na noite de terça-feira (22), por volta das 22h, com sintomas de confusão mental e ferimento na cabeça, decorrente de uma possível briga. Segundo a família, o homem apresentou cefaleia intensa e sinais de desorientação após ingerir bebida alcoólica de procedência desconhecida.

Leia mais:  Município entrega 25 novos pontos de ônibus e avança na reestruturação da mobilidade urbana

Durante o atendimento, o paciente evoluiu rapidamente com falência renal aguda, dificuldade respiratória intensa (gasping) e sangramento nasal, sendo necessária intubação orotraqueal, hemodiálise e uso do antídoto fomepizol. Apesar de todos os esforços da equipe médica, ele não resistiu.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os protocolos clínicos e de vigilância foram imediatamente acionados, e o caso está sendo acompanhado pelas autoridades competentes, em articulação com os órgãos de saúde do Estado e demais instituições envolvidas nas investigações.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Várzea Grande ganhará primeira Delegacia da Mulher 24h do Governo do Estado

Publicado

“Um sonho tão esperado por cada cidadão várzea-grandense caminha para se tornar realidade. Eu, enquanto mulher, gestora e advogada licenciada, estou emocionadíssima em saber que em um pouco mais de um ano, com muita articulação diante do governador Otaviano Pivetta, ajudo a trazer a tão desejada Delegacia da Mulher 24h para o nosso município”, afirmou a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, ao comentar o anúncio feito nesta sexta-feira (17) pelo Governo de Mato Grosso.

A cidade de Várzea Grande ganhará sua primeira Delegacia Especializada de Defesa da Mulher com atendimento 24 horas, uma demanda antiga da população e considerada um avanço importante no enfrentamento à violência contra mulheres no município.

A obra está prevista para ser lançada em maio deste ano, período em que o município também celebra 159 anos de emancipação político-administrativa.

O anúncio foi realizado durante o lançamento do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, iniciativa do Governo de Mato Grosso que reúne diversas instituições em um compromisso conjunto de fortalecimento das políticas públicas de proteção e combate à violência de gênero.

Leia mais:  Copa do Servidor começa no próximo dia 27 de setembro  

Segundo a prefeita, a chegada da delegacia 24 horas representa uma conquista histórica para o município.

“Várzea Grande é a segunda maior cidade de Mato Grosso, com mais de 300 mil habitantes. Não é aceitável que as mulheres ainda precisem buscar atendimento em Cuiabá ou em estruturas improvisadas. Esse investimento é um marco e reforça o compromisso de todos com a vida e com a dignidade das mulheres”, pontuou Moretti.

Atualmente, a Delegacia da Mulher em Várzea Grande funciona apenas em horário comercial, sem atendimento durante finais de semana, períodos em que há maior incidência de casos de violência doméstica e familiar. Em situações mais graves, vítimas acabam sendo obrigadas a procurar apoio na Delegacia da Mulher de Cuiabá ou na delegacia 24h do bairro Cristo Rei, que possui apenas uma sala de atendimento especializado.

Com a implantação da nova estrutura, a expectativa é garantir atendimento contínuo e especializado, com maior agilidade no acolhimento, registro de ocorrências e encaminhamento das vítimas para medidas protetivas e demais serviços da rede de proteção.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana