Sinop

Cemitério Municipal de Sinop terá três missas e estrutura revitalizada para o Dia de Finados

Publicado

O Cemitério Municipal de Sinop se prepara para receber milhares de visitantes neste domingo (02), Dia de Finados. A data, marcada pela fé e pela lembrança dos entes queridos, contará com uma programação especial organizada pela Igreja Católica, com três missas ao longo do dia. A primeira celebração será às 8h, presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus. A segunda celebração será às 10h, com o padre Heitor Euclides Maciel Marinho, da Igreja São Francisco de Assis. A terceira missa será às 16h, com o padre Marcelo Pereira da Costa, da Paróquia Santo Antônio.

O vigário da Catedral Sagrado Coração de Jesus, padre Marcos Quaini, destacou a importância espiritual e emocional que o Dia de Finados representa para os católicos e para toda a comunidade. “O Dia de Finados traz dois significados muito importantes. Primeiro, a recordação, a memória que fazemos dos nossos familiares e amigos que já se foram. É o dia de agradecer a Deus pela vida daqueles que partiram. Esse agradecimento se expressa no cuidado com a memória dos falecidos, que se manifesta na visita ao cemitério, no cuidado com os túmulos. É uma prática muito bonita desse dia, visitar os cemitérios”, afirmou.

Padre Marcos explicou ainda que muitas pessoas de outras cidades aproveitam a data para visitar os túmulos de parentes em Sinop. “Em nossa cidade nós recebemos também muitas pessoas de fora que vêm até aqui para visitar as sepulturas dos seus familiares. O segundo significado é a oração pelos falecidos. Nós rezamos pelas almas dos fiéis defuntos que estão em vias de purificação para que vejam a Deus. A nossa oração contribui nesse processo. Por isso, é importante rezar pelos falecidos para que eles tenham o seu merecido descanso em Deus”, completou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop realiza ação de vacinação neste sábado (08) no Machado Supercenter

Durante o dia, os visitantes terão momentos especiais de bênção e oração e poderão acompanhar as missas em três horários. “Neste domingo, haverá três momentos em que os fiéis poderão participar de alguma celebração eucarística junto ao Cemitério Municipal. As celebrações serão às 8h, às 10h e às 16h. Também vale lembrar que, após a missa das 8h, os padres e ministros passarão nas sepulturas, abençoando e realizando um momento de oração e atenção com os familiares que estão ali recordando seus entes queridos”, acrescentou o vigário.

Padre Marcos convidou toda a população para participar das celebrações. “Convido todos a participarem desse dia de oração. É um dia de agradecer a Deus pelo dom da nossa vida, mas também de recordar aqueles que já passaram por nossa história e rezar para que eles tenham paz em Cristo. Que possamos também refletir sobre o valor da vida, da nossa capacidade de amar e fazer o bem, para que um dia possamos também fazer em paz a nossa passagem”, concluiu.

Leia mais:  Cerca de mil estudantes participam de palestras sobre meio ambiente em Sinop

Para receber o público esperado, a Prefeitura de Sinop realizou uma série de melhorias no Cemitério Municipal. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos executou serviços de limpeza, pintura, remoção de entulhos, pequenos reparos e revitalização de espaços. A ação teve o objetivo de garantir mais conforto e segurança aos visitantes que passarão pelo local durante o feriado.

Além da manutenção, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, realizou o sorteio dos pontos de venda para os comerciantes ambulantes que atuarão no entorno do cemitério. Serão 56 espaços destinados à comercialização de produtos religiosos e alimentícios, com funcionamento autorizado entre sexta-feira (31) e domingo (02). Os visitantes encontrarão velas, flores, cruzes, terços, doces, salgados, sucos, refrigerantes e água.

A presença dos comerciantes também tem como objetivo oferecer mais comodidade às famílias que visitam o local, especialmente àquelas que vêm de outros municípios. Com as melhorias estruturais e a programação religiosa, a expectativa é que o Cemitério Municipal de Sinop receba milhares de pessoas durante todo o fim de semana, em um momento de fé e memória.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Secretária explica quais impostos podem ser renegociados pelo Refis 2025; veja

Publicado

A Secretaria de Finanças e Orçamentos de Sinop explica que ao menos sete cobranças municipais estão habilitadas para serem renegociadas pro meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), edição 2025. O período para manifestar interesse em aderir ao programa, segue disponível até o próximo dia 17 de novembro – ou seja, cerca de 10 dias.
 
O Refis 2025 foi lançado, oficialmente, em 15 de outubro, em parceria entre a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Finanças e Orçamentos. A renegociação é regida pela Lei Complementar 225/2025. A secretária dessa pasta, Ivete Mallmann, explica que somente os débitos vencidos até dezembro de 2024 estão autorizados a serem incluídos no programa.
 
“O contribuinte que tiver débitos ativos com IPTU, ISSQN, taxas municipais – que são alvarás, fiscalização, coleta de lixo e afins -, multas administrativas e débitos inseridos em dívida ativa, podem procurar a Prefeitura, por meio do CAC e fazer sua adesão ao Refis 2025 e providenciar o melhor parcelamento”, explicou ela.
 
Ivete Mallmann explica que a opção da regularização, por meio do parcelamento, é uma oportunidade concedida pela gestão para facilitar a vida do morador.
 
“Nós temos se preocupado, sim, com o contribuinte, dando a ele a oportunidade da sua regularização para que ele esteja contribuindo com o desenvolvimento do município e tendo acesso aos descontos, com o parcelamento, nesse ano um pouco maior, chegando até 36 vezes. Porque nós entendemos que às vezes as pessoas passam por algum infortúnio e por alguma dificuldade financeira e isso causou um atraso junto à prefeitura municipal. Mas esse é o momento de você procurar o município, se regularizar, aproveitar os descontos e contribuir com o desenvolvimento. Então esse é o nosso maior objetivo”, disse.
 
Para quem optar pelo parcelamento da dívida em aberto, receberão um desconto de 100% nos juros e multas. Para os que optarem por parcelar, a dívida poderá ser paga em até 36 vezes. Será concedido desconto de 70% aos que parcelarem em até 12 vezes; 50% de desconto para parcelamentos entre 13 e 24 vezes e, 20% de desconto para quem aderir ao parcelamento entre 25 e 36 meses. A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, avalia que essa é a hora de o contribuinte aproveitar as melhores maneiras de pagamento.
 
“Esse Refis possibilita que todos os munícipes tenham acesso, tenham possibilidade de regularizar suas contas e seus débitos junto ao município. Entendemos que é um momento muito específico do ano, que favorece bastante as pessoas, na qual eles podem fazer toda uma organização financeira da sua família, do seu orçamento familiar, e dessa forma, ajustar todas as possibilidades. Sabemos da importância para os CNPJ’s para que eles possam ter liberações de certidões e dessa forma poder fazer negociações e participar de licitações junto ao município, o que também é um grande incentivo e uma procura”, comentou.
 
Faira destaca ainda que a contribuição por meio dos impostos favorece a população, tendo o retorno em saúde, educação, assistência social, infraestrutura, segurança e trânsito.
 
“Sabemos que todo o imposto pago por você, munícipe, ele retorna em serviço e investimento. Nosso prefeito está sempre buscando fazer intermediações e captações de recursos para ampliar ainda mais a rede de assistência e, é claro, os investimentos necessários, seja para pavimentação, para construções de novas UBSs, novas escolas, implementação de novos serviços de atendimento, que contribua diretamente à comunidade. Então, todo recurso que vem aos cofres públicos, ele retorna a você, cidadão, em forma de serviços, em forma de prestação, de atenção às necessidades que são apresentadas, independente de quais sejam, seja de ação social, saúde, educação e infraestrutura”, explicou ela.
 
O programa foi criado em conjunto com a Câmara Municipal que aprovou o projeto enviado pela Prefeitura. “Quero enaltecer o Executivo, o empenho e a dedicação de todos os nossos secretários, assim como a Secretaria de Finanças e o próprio Jurídico do Executivo que trabalharam, arduamente, para que nós tivéssemos esse projeto sendo aprovado pela Câmara Municipal. Então, nós acabamos apresentando uma emenda que teve o apoio de todos os colegas de parlamento, ao meu lado o vereador Toninho, que não mediu esforços para nos auxiliar e darmos celeridade na aprovação do Refis. Portanto, nós estamos ouvindo a comunidade e dando respaldo a eles e eu quero, nessa oportunidade, agradecer também o prefeito Roberto Dorner e o vice Paulinho pelo entendimento”, destacou o vereador Célio Garcia – líder do Executivo na Câmara.
 
Como aderir?
 
O interessado poderá procurar atendimento em:

Leia mais:  Atleta de Sinop conquista medalha de prata por equipes no xadrez em competição nacional

Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na avenida governador Júlio Campos, Centro, próximo ao Banco do Brasil unidade Catedral, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h;
 
Ganha Tempo, localizado na avenida das Acácias, nº 280, Jardim Botânico – de segunda à sexta-feira das 8h às 17h;
 
Online direto no site da Prefeitura de Sinop em: www.sinop.mt.gov.br
 
Honorários jurídicos zero
 
A Lei Complementar 225/2025 veio, este ano, com uma grande novidade para o sinopense. O projeto encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores sem a incidência dos honorários do procurador geral do município. Neste caso, o contribuinte não precisará pagar uma taxa para ter acesso ao benefício da renegociação.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana