Várzea Grande
Centro de Convivência Vovô Zeid fortalece autonomia e transforma a vida de idosos em Várzea Grande
Publicado
22 de julho de 2026, 15:30
O Centro de Convivência Vovô Zeid realiza diariamente diversas atividades voltadas aos 173 idosos atendidos pela unidade. Conforme a gerente do espaço, Leda Márcia, são oferecidas oficinas socioeducativas, culturais e de convivência, com foco na promoção do envelhecimento ativo, da inclusão social e da qualidade de vida.
Nesta terça-feira (22), os participantes realizaram exercícios laborais e de alongamento, além de oficinas de música e canto, pintura em tela, corte e costura, aulas de pilates e outras atividades que estimulam o bem-estar físico, mental e social.
O Centro de Convivência atende pessoas com 60 anos ou mais, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com Número de Identificação Social (NIS). O serviço é gratuito e tem como objetivo prevenir situações de vulnerabilidade social, reduzir o isolamento e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Além das atividades, o espaço oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde aos participantes. Em média, são servidas cerca de 200 refeições diariamente.
“Aqui também orientamos os idosos sobre seus direitos e deveres, além de promover um ambiente de acolhimento e convivência. Trabalhamos com muito carinho para mostrar que eles podem socializar, fazer amizades e viver essa fase da vida com mais alegria. Muitos moram sozinhos e encontram aqui atenção, afeto e novas oportunidades. Os relatos que recebemos mostram o quanto o Vovô Zeid transforma vidas e devolve a vontade de viver”, destaca a gerente, Leda Márcia.
Moradora do bairro Centro-Sul, Neuza Maria da Silveira, de 77 anos, frequenta o Centro de Convivência desde 2022. Para ela, o espaço representa um novo sentido para a vida.
“Eu venho sempre que posso, porque aqui me sinto viva. Canto, danço e participo de tudo o que consigo. Sou muito grata aos funcionários e aos amigos que fiz aqui. Eles fazem parte da minha vida”, afirma.
O morador do bairro Pirineu, Gonçalo Bráulio, de 80 anos, também relata a transformação proporcionada pelo atendimento.
“Cheguei ao Vovô Zeid em uma cadeira de rodas. Hoje caminho normalmente, sem precisar de muletas. Sou muito grato por toda a ajuda e dedicação que recebi aqui”, conta.
Galeria de Fotos (49 fotos)
Várzea Grande
“Agora, só temos uma missão: levar água à torneira”, afirma prefeita ao agradecer união de forças para ampliar o abastecimento em Várzea Grande
Publicado
23 de julho de 2026, 17:30
“Agora, só temos uma missão: levar água à torneira.” Foi com essa declaração, em tom emocionado, que a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, agradeceu a Aliança pela Água, formalizada nesta quarta-feira (22) por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura, o Governo de Mato Grosso, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
Ao agradecer o apoio das instituições, a prefeita afirmou que o Município não teria condições de executar sozinho os investimentos necessários para enfrentar a histórica crise no abastecimento de água e destacou que a união entre os órgãos públicos representa um novo momento para Várzea Grande.
“Obrigada por abraçarem Várzea Grande, por abraçarem a população de Várzea Grande. Vou ser sincera: eu não esperava tanto apoio.”
Durante o discurso, a chefe do Executivo municipal fez um agradecimento especial ao governador Otaviano Pivetta, ao conselheiro Antônio Joaquim, do Tribunal de Contas do Estado, ao procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, ao presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Rogério França, e às equipes técnicas envolvidas na construção do acordo.
Segundo a prefeita, o trabalho desenvolvido nos últimos 30 dias permitiu identificar a real situação do sistema de abastecimento e construir, em conjunto com o Estado e os órgãos de controle, um plano de ações para transformar a realidade do município.
“Quando assumi a Prefeitura, eu ainda não tinha o retrato da realidade do DAE. Foi com o trabalho da equipe técnica que conseguimos compreender a dimensão do problema e buscar apoio para encontrar uma solução.”
Flávia Moretti afirmou que sempre esteve aberta às medidas necessárias para garantir uma resposta rápida à população e ressaltou que sua prioridade sempre foi assegurar o abastecimento de água aos moradores.
“Eu disse ao governador: o que o senhor decidir para resolver esse problema, eu assino. Independentemente da forma como essa solução fosse construída, estou aqui para cumprir, assinar e executar junto com o Governo do Estado. O nosso compromisso é levar água à torneira da população.”
A prefeita também destacou que a parceria representa um marco para Várzea Grande e agradeceu ao Governo de Mato Grosso por assumir, ao lado da Prefeitura, o compromisso de executar as ações previstas no TAC.
“É uma virada na história de Várzea Grande. Não conseguiríamos promover essa mudança sozinhos. O braço forte do Estado foi fundamental para que esse momento acontecesse. Hoje, agradeço, em nome de todos os várzea-grandenses, porque essa união de esforços vai levar água para quem esperou por isso durante muitos anos.”
O TAC Aliança pela Água estabelece um plano de trabalho com duração inicial de 12 meses, cujas ações começaram a ser executadas nesta quinta-feira (23). O acordo prevê investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões por parte do Governo do Estado, execução compartilhada entre Estado e Município e acompanhamento permanente do Ministério Público e do Tribunal de Contas para ampliar a capacidade do sistema de abastecimento e garantir mais segurança hídrica à população.
Galeria de Fotos (28 fotos)
Após novo tarifaço dos EUA, medida provisória abre linha de crédito extra
Prefeitura de Diamantino abre inscrições para alfabetização de jovens, adultos e idosos
Ticiane Pinheiro curte verão em praia na Grécia e exibe boa forma: ’40 graus’
“Agora, só temos uma missão: levar água à torneira”, afirma prefeita ao agradecer união de forças para ampliar o abastecimento em Várzea Grande
Polícia Federal apreende embarcação de luxo vinculada a esquema de importação clandestina de prata
Mais Lidas da Semana
-
Saúde17 de julho de 2026, 10:31Vagas abertas para o Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde
-
Política Nacional17 de julho de 2026, 17:00Quatro medidas provisórias perdem validade em julho, duas sobre o diesel
-
Esportes18 de julho de 2026, 09:02França e Inglaterra disputam terceiro lugar da Copa do Mundo após queda nas semifinais
-
Entretenimento17 de julho de 2026, 16:30Giovanna Antonelli recolhe lixo em praia do Rio e faz desabafo sobre conscientização

