O Centro Estadual de Cidadania (CEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou 78.643 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano. A unidade, localizada no Várzea Grande Shopping, reúne diversos serviços em um só espaço, como emissão das carteiras de identidade e de trabalho, habilitação do seguro desemprego e habilitação, q fim de facilitar o acesso da população várzea-grandense.
Os serviços do Detran foram os mais solicitados, totalizando mais de 42 mil atendimentos, como a abertura de processo e protocolo de entrega de CNH, captura de imagem, exame teórico, emissão de taxas, autenticação, entre outros.
Além do Detran, também prestam serviços no local a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), o Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual), o Procon Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Setasc.
A Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) também foi um dos órgãos estaduais que tiveram o maior número de serviços procurados, com mais de 8 mil atendimentos para emissões e entregas da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, ressaltou que o número expressivo dos atendimentos no local reforça o compromisso em oferecer um atendimento de qualidade a todos aqueles que precisam dos serviços do Centro.
“Os mais de 78 mil atendimentos só mostram a importância do CEC para a população. O Centro está disponível com a oferta do maior número possível de serviços públicos, concentrados em um só espaço, para atender da melhor forma aqueles que vêm em busca de atendimento”, afirmou.
A coordenadora do Centro Estadual de Cidadania, Aciele Miranda da Silva, destacou que ter um espaço com diversos serviços facilita o acesso aos cidadãos.
“O fato de ser uma parte descentralizada da Setasc, situada em um local de fácil acesso, faz com que as pessoas que possuem maior dificuldade de encontrar os serviços, consigam ser atendidas mais rapidamente, não havendo a necessidade de irem a outros lugares. E isso refletiu no número de atendimentos que realizamos de janeiro a junho. Agradecemos à população por confiar no nosso trabalho. Estamos à disposição para atender cada vez com mais qualidade e eficiência”, disse a coordenadora da unidade.
Outro órgão com número expressivo da atendimentos foi o Sine-MT. Foram mais de 6,8 mil atendimentos. Entre eles a captação de vagas de emprego, orientação para emissão de carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra e habilitação de seguro desemprego.
A Setasc ainda ofertou mais de 19,6 mil atendimentos para tirar dúvidas, solicitar informações, orientações gerais e ações de cidadania. Já no Procon-MT houve o registro de 1,2 mil atendimentos, entre eles de abertura de processo de reclamação e orientações.
O Corpo de Bombeiros, o mais novo serviço a ser integrado ao CEC, realizou 210 atendimentos entre maio e junho, como liberação de alvarás, regularização contra incêndio e pânico e projetos diversos.
Morador do bairro São Mateus, em Várzea Grande, o colombiano Filadelfo Paternina Salgado aproveitou o espaço com diversos atendimentos. Ele procurou atendimento do Procon em visita anterior, e retornou ao local para fazer a abertura do processo para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Além de o atendimento ser muito bom, também é rápido. Gosto de vir aqui porque os serviços são diversos e resolvo tudo no mesmo lugar, sem precisar andar de um lado para o outro. Falo para meus vizinhos e amigos virem aqui porque é perto e tem um atendimento excelente. Estão de parabéns pelo espaço”, declarou.
O horário de atendimento ao público no CEC é das 10h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3694-0503.
A programação do 30º Festival de Pesca de Barra do Bugres, o Fest Bugres, realizado com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ganhou neste ano um reforço inédito: a realização do 1º Fest Feminino Embarcado, competição exclusiva para mulheres que ocorreu neste sábado (18.4). A iniciativa integra o evento tradicional do município e marca a criação de um espaço voltado à valorização da presença feminina na pesca esportiva.
Mesmo sem distinção de gênero em suas categorias oficiais, o festival passou a contar com uma disputa dedicada às mulheres após a identificação de uma demanda crescente. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Wesley Granella, a participação feminina já é expressiva na região.
“Aqui em Barra do Bugres nós temos cinco grupos de mulheres que fazem pescarias anuais de até 50 participantes. Então, visando essa necessidade de dar visibilidade, empoderamento e toda a voz que a mulher merece, resolvemos fazer também a categoria feminina. Garanto que vai ser o marco para a história do festival”, afirmou o secretário.
O 1º Fest Feminino Embarcado reúne 44 embarcações consolidando a estreia da categoria dentro de um dos principais eventos de pesca do estado. A proposta é incentivar ainda mais a participação das mulheres no esporte, além de reconhecer trajetórias que já fazem parte da cultura local.
Entre as participantes estão as amigas Ana Maria Bertoco e Izabela Pizzatto, que formam uma das equipes da competição. Ambas têm relação antiga com a pesca, iniciada ainda na infância, em família.
“Eu acompanhava meu pai, já participei de festivais de pesca junto com ele antes, inclusive já ganhamos. Eu também já aprendi desde pequena a pilotar barco, a estar sempre na beira do rio, já me considero uma ribeirinha”, relatou Ana Maria.
Para Izabela, a criação da categoria representa um avanço importante dentro do festival. “Acho que, por ser a primeira edição, já teve bastante embarcação, o que é muito positivo. E eu tenho certeza de que, nos próximos anos, vai ser cada vez melhor”, disse.
Os números reforçam a relevância da iniciativa. Segundo a Associação Mato-grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva, mulheres e famílias já representam cerca de 40% dos pescadores que buscam a pesca esportiva em Mato Grosso.
Para Maria Letícia Arruda, secretária adjunta de Turismo da Sedec, o cenário demonstra o avanço das ações voltadas à ampliação da participação de diferentes públicos no setor.
“Mais do que incentivar o turismo de pesca esportiva, é nosso papel garantir que todos os grupos ocupem esse espaço e se sintam parte dele. A criação de iniciativas como o festival feminino reforça esse compromisso, ao promover inclusão, visibilidade e novas oportunidades dentro da atividade turística”, destacou.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.