Cuiabá

Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá é favorável a 3 projetos e pede reunião com ALMT sobre Santa Casa

Publicado

12/05/2025
Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá é favorável a 3 projetos e pede reunião com ALMT sobre Santa Casa
Débora Inácio – Assessoria da Vereadora Michelly Alencar
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá emitiu pareceres favoráveis a três projetos de lei durante reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (12). As propostas tratam da saúde da mulher, inclusão de pessoas com autismo e cuidados paliativos.
Um dos destaques foi o Projeto de Lei nº 3739/2025, da vereadora Maysa Leão (Republicanos), que institui a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. A presidente da comissão, vereadora Michelly Alencar (União Brasil), foi relatora do projeto e ressaltou sua relevância.
“Esse processo já chegou à nossa comissão com parecer favorável da CCJR e, ao analisá-lo como relatora, percebi a relevância do tema. É um projeto que me tocou pessoalmente. Estou completando 42 anos esta semana e sei que muitas mulheres, a partir dos 40, precisam estar atentas à transição para a menopausa. Esse período exige cuidados especiais para que os sintomas sejam amenizados e a qualidade de vida preservada”, afirmou Michelly.
O projeto prevê ações como campanhas educativas, capacitação de profissionais da saúde, acesso a terapias hormonais e não hormonais e atendimento multidisciplinar com ginecologistas, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
“A informação é fundamental. Muitas mulheres nem sabem que a preparação para essa fase da vida deve começar cedo. Quando bem orientada, a mulher pode atravessar esse processo com mais equilíbrio físico e emocional, sem prejudicar sua vida pessoal e profissional”, completou a parlamentar.
A comissão também deu parecer favorável aos seguintes projetos:
– Processo nº 4997/2025 – Projeto de Lei do vereador Rafael Ranalli (PL) que cria o “Selo Pessoa com Autismo a Bordo” em veículos. Relator: vereador Alex Rodrigues (PV).
– Processo nº 4840/2025 – Projeto de Lei da vereadora Katiuscia Manteli (PSB) que institui a Política Municipal de Cuidados Paliativos. Relator: vereador Ilde Taques (PSB).
Os projetos seguem para análise das demais comissões e posterior votação em plenário.
Ao final da reunião, os vereadores da comissão deliberaram solicitar uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, para tratar com urgência da situação da Santa Casa de Cuiabá e sua importância para a rede de saúde da capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Comissões da Câmara de Cuiabá apresentam e votam projetos na tarde desta quinta (12)

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Pedal da Mulher reúne famílias e fortalece rede de apoio às mulheres em Cuiabá

Publicado

Mais de 400 pessoas participaram, na noite desta terça-feira (2), da edição especial do Pedal da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e o Núcleo da Primeira-dama. O evento reuniu mulheres, crianças, idosos e famílias inteiras em um percurso pelas principais avenidas da capital, reforçando a importância da atividade física, da inclusão e do fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

A concentração ocorreu na Orla do Porto II, de onde os ciclistas seguiram pela Avenida Beira Rio, Ponte Sérgio Motta, Avenida da FEB, Ponte Nova, Miguel Sutil e Avenida José Monteiro de Figueiredo, passando pela região do Shopping Goiabeiras até chegar à Secretaria Municipal da Mulher. No local, os participantes receberam hidratação, participaram de atividades de integração e conheceram os serviços oferecidos pela pasta. Após o reagrupamento, o grupo retornou à Orla do Porto II.

A secretária adjunta de Esportes e Atividades de Rua, Regivania Alves, destacou o caráter inovador da edição. “É a primeira vez que realizamos uma edição diferenciada dentro da Prefeitura de Cuiabá. O Pedal da Mulher veio para aproximar as ciclistas dos serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher e fortalecer a participação feminina no esporte”, afirmou.

Além do incentivo à prática esportiva, o evento contou com a participação das equipes dos projetos Lutadoras e Acolhe Mulheres, iniciativas de acolhimento e proteção da pasta que fortalecem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Leia mais:  Comissões da Câmara de Cuiabá apresentam e votam projetos na tarde desta quinta (12)

A secretária municipal da Mulher, Hadassah Suzannah, destacou que o Pedal da Mulher vai além da prática esportiva e representa uma oportunidade de aproximação entre a população e os serviços oferecidos pela pasta. “Esse evento reúne famílias, promove saúde, lazer e inclusão, mas também é uma importante ferramenta para divulgarmos os serviços de acolhimento, orientação e proteção às mulheres. Queremos que cada participante conheça a rede de apoio existente em Cuiabá e saiba que nenhuma mulher está sozinha. Fortalecer essa rede é fortalecer vidas, famílias e toda a sociedade”, afirmou.

O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris participaram da mobilização e reforçaram a importância de promover ações voltadas às mulheres durante todo o ano. “Falar sobre a mulher não é só em março. É todos os dias. A Secretaria da Mulher e a Semob estão de parabéns por essa edição comemorativa do Pedal da Mulher”, destacou o prefeito.

A estudante Bianca Fagundes, participante frequente das pedaladas promovidas pela Prefeitura, ressaltou os benefícios da iniciativa. “É uma atividade diferente que temos aqui em Cuiabá. Faz a gente praticar esporte e incentivar outras pessoas, tanto os mais jovens quanto os mais velhos. Esta edição especial é importante porque estimula mais mulheres a participarem. É bom para a saúde e mostra que elas podem ocupar todos os espaços com segurança”, afirmou.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda, destacou que o Pedal da Semob se consolidou como uma das principais ações de incentivo ao ciclismo na capital. Segundo ela, a parceria com a Secretaria da Mulher amplia ainda mais seu alcance social. “Estamos próximos de completar dez anos de resistência com o Pedal da Semob. Nesta edição especial, buscamos evidenciar os serviços oferecidos às mulheres e fortalecer a rede de enfrentamento à violência. A Prefeitura de Cuiabá está diretamente ligada a essa rede de proteção, e este evento também é uma forma de divulgar esse trabalho”, explicou.

Leia mais:  "Piano Lume" transforma o Centro Geodésico em um mar de luzes na próxima sexta, 27

A Semob também desenvolve outras iniciativas voltadas ao público feminino por meio da Educação para o Trânsito. “Temos uma equipe específica que trabalha com crianças e adolescentes, mostrando a importância da participação das meninas no trânsito, seja como pedestres, ciclistas ou futuras condutoras. É um trabalho contínuo de conscientização e formação cidadã”, completou a secretária.

A próxima edição do Pedal da Semob será realizada na terça-feira da próxima semana, às 19h, com concentração e saída na Orla do Porto II. A iniciativa é aberta ao público e busca incentivar a prática de atividades físicas, a convivência familiar e a adoção de hábitos saudáveis. A organização disponibiliza estrutura de apoio durante todo o percurso, incluindo viaturas para atender participantes que não conseguirem concluir o trajeto, realizando o transporte dos ciclistas e de suas bicicletas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana