Política Nacional

Comissão debate aperfeiçoamento da legislação do Fungetur; participe

Publicado

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (20), audiência pública para discutir o aperfeiçoamento da legislação relativa ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 5, e atende a pedido da deputada Daniela Reinehr (PL-SC).

Segundo a parlamentar, a audiência pública faz parte da Caravana Turística, iniciativa criada para discutir, em seminários a serem promovidos nas cinco regiões brasileiras, melhorias nas regras do Fungetur e nas políticas públicas de financiamento ao setor turístico brasileiro.

O objetivo é reunir, nos debates, especialistas, representantes do poder público, de instituições financeiras e do setor para tratar de formas para simplificar o acesso ao crédito e fortalecer o turismo regional e rural, bem como o de micro e pequenos empreendedores.

“A iniciativa pretende valorizar as especificidades econômicas e culturais das diferentes regiões do País e estimular a participação ativa de representantes locais na formulação de propostas de aperfeiçoamento legislativo”, afirma.

Leia mais:  Avança projeto que cria estratégia para atendimento a mulheres alcoólatras

Segundo Daniela Reinehr os debates terão como resultado um relatório final e uma proposta legislativa.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

CDH aprova sugestão de isentar Imposto de Renda para militares

Publicado

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (20) sugestão de proposta legislativa que isenta o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para todos os militares das Forças Armadas e forças auxiliares, independentemente de posto ou graduação, referente à remuneração do exercício do cargo militar.

A SUG 6/2026 recebeu relatório favorável do senador Hermes Klann (PL-SC) e segue tramitando como projeto de lei.

A sugestão tem origem em ideia legislativa, cadastrada no Portal e-Cidadania por cidadão de São Paulo, que alcançou 25.703 manifestações individuais de apoio, ultrapassando o quórum mínimo de 20 mil votos previsto.

O autor argumentou que a medida reconheceria a natureza singular da carreira militar, marcada por dedicação integral, restrição a direitos típicos do regime trabalhista comum, riscos permanentes inerentes ao serviço, sujeição à hierarquia e à disciplina e disponibilidade contínua e ilimitada à disposição do Estado.

A proposta do relator, no entanto, delimita o alcance da isenção. O benefício seria aplicado apenas às parcelas remuneratórias ligadas ao exercício do cargo militar. Portanto, ficariam de fora rendimentos obtidos em atividade civil exercida paralelamente, rendimentos de capital, aluguéis, pensões alimentícias, ganhos de capital, benefícios que não decorram diretamente da atividade militar e rendimentos de cônjuge, companheiro ou dependente.

Leia mais:  Moses Rodrigues é eleito presidente da Comissão de Integração Nacional

O texto também mantém a obrigação de apresentação da declaração anual do Imposto de Renda, com os valores isentos informados em campo próprio para controle da Receita Federal.

No parecer, Klann afirma que a iniciativa expressa reconhecimento à carreira militar.

— A valorização da carreira militar é objetivo legítimo de política pública e harmoniza-se com o dever constitucional do Estado brasileiro de manter Forças Armadas e forças auxiliares profissionais motivadas e adequadamente remuneradas — declarou.

O senador destacou também que o acolhimento da sugestão não significa aprovação definitiva do mérito nem conclusão sobre a constitucionalidade da medida.

Klann registrou que, durante a tramitação, será necessário analisar o impacto orçamentário e financeiro da renúncia de receitas e eventuais medidas de compensação fiscal. Ele também admitiu que poderão ser feitos ajustes quanto à amplitude da isenção, à eventual criação de teto de rendimentos e demais adequações necessárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana