Política Nacional

Comissão debate competitividade da cadeia de proteínas vegetais e animais

Publicado

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (2), audiência pública para discutir formas de ampliar a competitividade da cadeia de proteínas vegetais e animais.

O debate, que atende a pedido do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), está marcado para as 15h30, em plenário a ser definido.

Segundo o deputado, o objetivo é discutir políticas e estratégias que fortaleçam a cadeia produtiva de proteínas, setor responsável por parcela significativa dos empregos, da arrecadação tributária e do superávit da balança comercial brasileira.

“A cadeia da proteína engloba mais de 18% do PIB e 25,8% das nossas exportações. São 16 milhões de empregos diretos e indiretos espalhados pelo setor, o que representa 2,23% dos empregos do país”, informa.

Alceu Moreira destaca que o Brasil já é reconhecido mundialmente como um dos principais exportadores de proteínas e que o fortalecimento do setor é essencial para manter e ampliar essa posição no cenário internacional.

E afirma que a crescente demanda global por proteínas e o aumento da concorrência internacional tornam necessário ouvir especialistas, produtores e representantes do setor público e privado.

Leia mais:  Projeto garante acesso a banheiros de prédios públicos e do comércio a trabalhadores que atuam ao ar livre

“A realização de uma audiência pública permitirá reunir agentes-chave do setor público e privado para discutir os desafios e oportunidades, bem como propor soluções que fortaleçam o setor e impulsionem a exportação de proteínas”, diz Moreira.

Da Redação – MB

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Lei reconhece Ayrton Senna como Herói da Pátria

Publicado

Foi sancionada nesta quarta-feira (1º) a Lei 15.447/26, que reconhece Ayrton Senna oficialmente como Herói da Pátria. O nome do ex-piloto de Fórmula 1 será inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

O título de Herói ou Heroína da Pátria é concedido a personalidades que tiveram papel relevante na defesa ou na construção do Brasil. Criado em 1992, o livro é gravado em páginas de aço e fica em exposição no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Ayrton Senna conquistou três títulos mundiais de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991) e venceu 41 grandes prêmios ao longo da carreira. Em 2023, foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro pela Lei 14.559/23. O piloto morreu em um acidente em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

A homenagem a Senna foi proposta pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), por meio do Projeto de Lei 789/24. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em março, com parecer favorável da deputada Caroline de Toni (PL-SC) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e do deputado Defensor Stélio Dener (União-RR) pela Comissão de Cultura.

Leia mais:  Comissão debate papel da Mata Atlântica na adaptação às mudanças climáticas

Da Redação – AC
Com informações da Agência Senado

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana