Pesquisar
Close this search box.

Turismo

Como está Paris com os preparativos para as Olimpíadas?

Publicado

Franklin David e Vitor Vianna, da coluna Aventureiros
Arquivo pessoal

Franklin David e Vitor Vianna, da coluna Aventureiros


Estamos muito próximos das Olimpíadas 2024 e você deve estar se perguntando como está a cidade de Paris neste momento, certo?! Pois bem. Desde o dia 21/04 estamos fazendo uma viagem pela Europa , passando por vários países, o que nos faz constatar que não só Paris, mas todos os países do entorno da França estão passando por um processo de obras. Afinal, muitas pessoas que virão assistir aos Jogos Olímpicos em Paris, com certeza irão aproveitar para estender a viagem para outros países. Por isso, já há alguns anos vamos percebendo as obras por Amsterdam, Bruxelas, Luxemburgo e vários outros lugares.

A última vez que tínhamos ido à Paris foi em dezembro do ano passado, e confessamos que estávamos ansiosos para ver como a cidade estava agora, a menos de 3 meses dos Jogos Olímpicos. No dia 28, saímos de trem de Luxemburgo para Paris, e, logo na chegada, na estação Leste, já percebemos a confusão generalizada em que a cidade se encontra por conta das inúmeras obras. Nós, que sempre estamos vindo pra cá, pelo menos 4 vezes ao ano, notamos a cada viagem uma quantidade maior de obras espalhadas pela cidade. É óbvio, que a medida em que a data vai se aproximando, isso vai se intensificando, o prazo vai ficando curto.

Como estamos hospedados bem próximos à Torre Eiffel, já aproveitamos o dia de chegada, mesmo sendo à noite, para ver como estava tudo naquela região, pois havíamos ouvido que estava tudo tomado obra. E, de fato, era verdade! Todo aquele campo verde, na área da torre, conhecido como Campo de Marte em português, está fechado com cercas, tomado por maquinários e com arquibancadas tomando forma. Ali estão montando um dos cenários mais aguardados para os Jogos Olímpicos, o Estádio da Torre Eiffel, que vai receber o vôlei de praia. Ele está sendo nomeado como Estádio da Torre Eiffel, terá capacidade para mais de 12 mil pessoas e será desmontado após a realização das Olimpíadas.

Leia mais:  Argentina recebe um turista a cada 11 segundos no 1º semestre do ano

Outro ponto clássico de Paris em que passamos e também percebemos um tumulto, enorme por sinal, por contas das obras foi a Praça da Concórdia, que liga os Jardins das Tulherias e a famosa Champs-Elysées, que será transformada em um parque urbano durante os Jogos. O parque sediará os esportes radicais e voltados para os jovens como breaking, BMX Freestyle, skate e competições de basquete 3×3 durante os Jogos. Acolherá não só estas competições desportivas, mas também a animação, com concertos, exposições e demonstrações desportivas também previstas para o Parque Urbano Concorde.

Franklin David e Vitor Vianna%2C da coluna Aventureiros
Arquivo pessoal

Franklin David e Vitor Vianna, da coluna Aventureiros


Havíamos escutado falar que o mirante do Trocadeiro estaria fechado, mas não estava! Muito pelo contrário, pois de todas as últimas vezes que viemos, ao longo destes últimos meses, sempre encontrávamos obras ali naquela região e o mirante vivia fechado com tapumes (o que dificultava bastante a visão). Para nossa surpresa, desta vez não há mais nada que impossibilite a visão de frente pra torre. O jardim bem abaixo do mirante é que encontra-se totalmente fechado, pois ali será mais uma arquibancada. O que vai acontecer é que nesse espaço terá uma plataforma de visualização e experiência para espectadores e as audiências de televisão para os eventos de triatlo, ciclismo de estrada e atletismo (maratona e marcha atlética de 20km).

Leia mais:  Ranking revela os países com passaportes mais poderosos de 2024

Mas e sobre os preços? Realmente estão mais altos? Por enquanto não! Porém, para o período das Olimpíadas, já fizemos uma pesquisa e o preço da hotelaria, por exemplo, triplicou de preço, se compararmos aos valores de hoje. Mas não apenas a hotelaria terá esse aumento de valores, até mesmo o transporte público irá passar por um reajuste, de quase o dobro do valor atual que é de 2,15 euros.

Paris é um dos lugares mais visitados do mundo, com cerca de 50 milhões de turistas por ano, e durante as duas semanas das Olimpíadas a expectativa é de que passarão mais de 15 milhões de pessoas pela cidade, sendo assim, se você está pensando em vir pra cá nos próximos meses, fique muito atento e não deixe para comprar nenhum ingresso ou reservar hotel em cima da hora.

E se pudéssemos deixar uma dica para você que quer conhecer Paris e ainda economizar, é que venha fora desse período das Olimpíadas, que é um período de alta temporada. Além de ter os principais atrativos turísticos com a vista comprometida por conta das estruturas montadas para as Olimpíadas, a cidade estará absurdamente cheia e com certeza a sua experiência não será das melhores.

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Intercâmbio na Espanha: especialista dá dicas para evitar perrengues

Publicado

Confira dicas para evitar transtornos
Olly/Pexels

Confira dicas para evitar transtornos

Fazer um intercâmbio é como “unir o útil ao agradável”, além de viajar e conhecer um novo país, é uma ótima maneira de aprimorar um novo idioma e enriquecer a experiência cultural, pessoal e, especialmente, a profissional, pois isso pode abrir muitas portas para o futuro.

No entanto, realizar esse sonho pode se tornar um pesadelo se não houver planejamento e pesquisa para que tudo saia da melhor forma possível.

Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), a Espanha esteve em sétimo lugar no ranking dos 10 países mais buscados entre os estudantes brasileiros para intercâmbio no ano de 2023.

Isso porque o país abriga algumas das universidades mais antigas e prestigiadas de toda a Europa, entre elas a Universidade de Salamanca, de Madrid, e a de Barcelona, que são reconhecidas por um alto rigor acadêmico e corpo docente qualificados.

“Elas oferecem diversos cursos em áreas como artes, ciências humanas, engenharia, medicina e direito”, diz Renata Barbalho, especialista em imigração para estudantes.

Renata explica alguns dos principais fatores que os estudantes devem ter cuidado para evitar problemas ao dar um passo tão importante como o intercâmbio.

Documentação e legislação

É preciso ficar alerta aos detalhes de prazos de emissão e documentos necessários. O estudante deve se atentar aos prazos e organizar tudo com antecedência.

Leia mais:  EUA rejeitaram 14,5% dos vistos de turismo para brasileiros em 2022

É obrigatório, para cursos acima de 90 dias, que o cidadão brasileiro tenha o visto de estudante espanhol. Entre os documentos necessários estão:

  • Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado pelo solicitante;
  • Uma fotografia 3×4 recente;
  • Passaporte com vigência mínima de 1 ano a partir da data de solicitação do visto (original + xerox);
  • Certificado médico;
  • Antecedentes criminais, entre outros

Planejamento financeiro

Intercâmbio é uma ótima forma de conhecer a cultura de outros países
Freestockpro/Pexels

Intercâmbio é uma ótima forma de conhecer a cultura de outros países

Renata avisa que existem muitas bolsas de estudos disponíveis para estudantes de diversas nacionalidades, que podem cobrir desde a taxa de matrícula até as despesas de moradia, valendo uma pesquisa apurada sobre essas possibilidades.

É importante elaborar um orçamento detalhado, incluindo transporte, alimentação, acomodação, seguro saúde e um bom valor para reserva de emergência.

Alojamento estudantil e vida cotidiana

Há também várias opções de alojamento, entre elas estão residências universitárias, apartamentos compartilhados e moradia com famílias locais. Vale avaliar qual opção se encaixa melhor com o seu objetivo, cada uma oferece uma experiência única de imersão cultural e social.

A grande dica aqui, afirma a especialista, é pesquisar sobre a cultura local para minimizar o choque cultural, entender quais são os costumes, particularidades da cultura e etiqueta social do país que deseja fazer o intercâmbio.

Leia mais:  Casa de show une espetáculo musical, gastronomia e atmosfera burlesca

Desafios e estratégias de adaptação

Por mais que o espanhol seja semelhante ao português, existem alguns desafios linguísticos. Investir em cursos de idiomas (antes e durante o intercâmbio) e interagir com os nativos pode acelerar o processo de aprendizagem.

Saúde e bem-estar

Ter contato com nativos é ideal para aprimorar o idioma, contudo, é indispensavel investir em um curso antes de realizar o intercâmbio
Reprodução/freepik

Ter contato com nativos é ideal para aprimorar o idioma, contudo, é indispensavel investir em um curso antes de realizar o intercâmbio

Por mais que a experiência seja desejada, a mudança para outro país pode ser estressante, é importante cuidar da saúde mental e física. A maioria das universidades oferece apoio aos estudantes, incluindo aconselhamento e atividades de bem-estar.

Antes de viajar, não se esqueça de verificar se todas as vacinas necessárias estão em dia.

Oportunidades de trabalho e estágios

Na Espanha, os estudantes internacionais podem trabalhar enquanto estudam, o que pode ajudar financeiramente e oferecer uma experiência valiosa para a vida pessoal e profissional.

“A dica principal é se planejar, mas não se esqueça de aproveitar cada momento, estar aberto a todas as experiências que o intercâmbio possa trazer é muito valioso. É um momento de muita imersão, conhecimento e vivências únicas”, finaliza a especialista da Espanha Fácil.

Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter) e Facebook.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


Fonte: Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana