Cuiabá

Comunidade do Aguaçu celebra nova linha ônibus viabilizada pela primeira-dama

Publicado

Começou a operar nesta segunda-feira (9) a nova linha de transporte coletivo que liga o Distrito do Aguaçu ao Centro de Cuiabá, garantindo mais mobilidade e economia à população da zona rural. A implantação da linha R03 contou com o apoio decisivo da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, que atuou para que o projeto saísse do papel.

Para a secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda, a melhoria é um compromisso do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama Samantha Iris com a população de Aguaçu. Ela destacou que, apesar da distância e das dificuldades de acesso, a gestão está empenhada em buscar soluções, especialmente para o transporte coletivo.

“A comunidade pode contar com a administração municipal. Estamos prontos para servir a população. Como foi possível perceber, tudo envolve custos e exige investimento e subsídio por parte do poder público. Por isso, é fundamental conhecer os valores para que possamos implementar novas medidas. Nossa equipe já está estudando alternativas e buscando o menor custo possível para atender a população”, afirmou Francyanne.

O subprefeito do distrito, Vanderlei Alves, agradeceu à primeira-dama e vereadora Samantha Iris por articular, junto ao prefeito Abilio Brunini, a chegada do ônibus à comunidade. Assim como Samantha, ele também destacou a “luta” do vereador Sargento Joelson, que abraçou o “sonho” dos moradores, esperado há anos.

Leia mais:  Vigilantes serão homenageados em sessão solene no dia 20 de junho

“Essa linha direta é um sonho antigo dos moradores do Distrito do Aguaçu e das comunidades do entorno. Finalmente, o sonho saiu do papel e virou realidade. Aqui, cerca de 50% da nossa população trabalha em Cuiabá. São 27 comunidades que dependem do Distrito do Aguaçu. Esse transporte coletivo melhora muito a vida das pessoas. É uma bênção de Deus”, afirmou.

Entre os primeiros passageiros da nova linha está o morador Cesarino da Silva, que utilizou o transporte para ir a Cuiabá resolver pendências documentais. Ele destacou a dificuldade enfrentada antes da implantação do serviço. “Antes era muito complicado. A gente tinha que pagar transporte particular; era caro e cansativo. Agora ficou muito melhor. O ônibus ajuda demais”, relatou.

A esposa, dona Dirce, também comemorou a novidade e lembrou do alto custo enfrentado pelos moradores. “A gente pagava R$ 20 para ir e R$ 20 para voltar. Agora vai ser maravilhoso, bom e barato. É uma alegria para nós.”

Para Cláudio Alberto, outro morador da comunidade, o transporte coletivo traz mais segurança e tranquilidade no dia a dia. “Ajuda demais, porque a gente precisa ir a Cuiabá resolver problemas, documentos, essas coisas. Antes, sem ônibus, a gente ficava sem saber o que fazer. Agora melhorou bastante. Isso aqui é bom demais. É uma nova história para a comunidade”, afirmou.

Leia mais:  Primeiro Feirão de Empregos exclusivo para mulheres resulta em 180 oportunidades

A nova linha conta com três horários diários, com saídas do Campo Aguaçu às 5h, 11h e 18h, e retornos do Centro de Cuiabá às 6h25, 12h25 e 19h25, a partir do ponto localizado atrás da Igreja Matriz. Ao longo do percurso, foram instalados 11 abrigos de ônibus, oferecendo mais conforto.

Os veículos são operados pela empresa VPar Transportes e contam com ar-condicionado, wi-fi, câmeras de segurança e sistema de monitoramento por GPS. O itinerário contempla importantes vias e comunidades, garantindo acesso direto à capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Saúde de Cuiabá ganha reforço com convocação de 24 novos profissionais

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2022 para reforçar a rede municipal de saúde. O chamamento foi publicado na Gazeta Municipal na quinta-feira (2).

Ao todo, foram convocados 24 profissionais, sendo oito para o cargo de Oficial Técnico Administrativo em Saúde e 16 enfermeiros. A medida integra o planejamento da gestão municipal para fortalecer as equipes e ampliar a capacidade de atendimento nas unidades de saúde da capital.

Os candidatos convocados terão prazo de até 30 dias, contados a partir da publicação do ato, para encaminhar a documentação exigida, exclusivamente pelo Portal de Serviços do Cidadão. Entre os documentos obrigatórios estão documentos pessoais, comprovante de escolaridade, registro profissional, quando exigido, certidões cíveis e criminais, comprovantes de quitação eleitoral e militar, declaração de bens, comprovante de residência, exames admissionais, avaliação médica e psicológica, carteira de vacinação atualizada e demais documentos previstos no edital.

Após a análise e aprovação da documentação, os candidatos considerados aptos tomarão posse e deverão se apresentar à unidade de trabalho designada pela Secretaria Municipal de Saúde no prazo máximo de cinco dias para entrar em exercício.

Leia mais:  Vigilantes serão homenageados em sessão solene no dia 20 de junho

A convocação faz parte das ações da Prefeitura de Cuiabá para fortalecer o quadro de profissionais da rede pública e garantir melhores condições para a prestação dos serviços de saúde à população.

Os candidatos devem acompanhar atentamente os prazos e as orientações publicadas na Gazeta Municipal, já que o não cumprimento das exigências poderá resultar na perda da vaga.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana