Turismo

Conheça as 15 rotas aéreas mais movimentadas no Brasil

Publicado

As companhias aéreas transportaram de janeiro a novembro de 2024 em voos nacionais 91,1 milhões de passageiros, um aumento de 4,5% na comparação com o mesmo período de 2023, quando esse número chegou a 87,1 milhões de pessoas. Conforme relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civi (ANAC), você saberá neste post quais são as 15 rotas de voos domésticos mais movimentadas no Brasil.

os números de passageiros são de janeiro a novembro de 2024
Foto: Tudo Viagem

os números de passageiros são de janeiro a novembro de 2024



Com 3,5 milhões de passageiros transportados até novembro de 2024, a rota entre Recife e o Aeroporto de Guarulhos aparece na 1ª posição, representando 3,5% do mercado doméstico. O segundo lugar da lista, com 2,6 milhões de passageiros transportados, é  a rota entre Fortaleza e o Aeroporto de Guarulhos, seguido pelos voos entre o Recife e Guarulhos com um total de 2,2 milhões de pessoas.

A rota entre Salvador e a capital paulista (Aeroporto de Congonhas) aperece no 4º lugar com 2,2 milhões de passageiros entre janeiro a novembro de 2024. Esse mercado representa 2,3% do total. Entre Salvador e a capital paulista oferecem voos diretos e diários as companhias Gol e LATAM.

Leia mais:  Moradores de Notting Hill pintam fachada para afastar influencers


Voos da ponte aérea

A rota entre São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e o Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont) transportou entre janeiro e novembro do ano passado 1,3 milhão de pessoas, o que representa 1,4% do mercado. Essa rota doméstica ficou na 14ª posição.  ( Veja detalhes abaixo ). A quantidade de passageiros transportados entre o Rio de Janeiro para São Paulo não aparece na lista das 15 rotais mais novimentadas.

Apesar de a ponte aérea não estar no topo da lista, essa rota é uma das maiss rentáveis no mundo para as companhias aéreas. As companhias aéreas Gol, LATAM e Azul operam voos dezenas de voos diários entre Congonhas e o Aeroporto Santos Dumont.

Os aeroportos com mais passageiros
Reprodução site da ANAC

Os aeroportos com mais passageiros




Aeroporto de Guarulhos atingiu a marca de 31 milhões de passageiros

O Aeroporto de Guarulhos transportou até novembro do ano passado 31,3 milhões de passageiros entre janeiro e novembro de 2024, o que representa 17% do total do mercado doméstico.

Já o Aeroporto de Congonhas atingiu a marca de 16,5 milhões de embarques, 9% do mercado doméstico, conforme relatório da ANAC. Brasília vem em seguida com 15,5 milhões de embarques, 8,3% do total.

Leia mais:  Velho Oeste perto de SP é opção para bate-volta no fim de semana

Os dados de dezembro de 2024 ainda não foram divulgados pela agência.

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Empresa de Portugal fará voos da Azul entre BH e Flórida; entenda

Publicado


A HiFly de Portugal fará os voos da Azul de BH para a Flórida
Divulgação

A HiFly de Portugal fará os voos da Azul de BH para a Flórida



A companhia Azul contratou uma segunda companhia aérea de Portugal para realizar voos internacionais que foram autorizados para a empresa brasileira pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A partir de julho a HiFly, com sede em Portugal, realizará os voos sem escalas da Azul de Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) para Orlando e Fort Lauderdale, na Flórida. O nome da HiFly já aparece quando o cliente da Azul realiza uma busca dos preços das passagens aeréas da capital mineira para os Estados Unidos.

Aeronave com 268 assentos

A companhia portuguesa usará na rota entre Belo Horizonte e os dois destinos na Flórida o Airbus A330-200 que transportam até 268 passageiros. A partir de agosto serão 5 voos semanais da capital mineira entre a capital mineira e Orlando;

A Hifly será a segunda companhia portuguesa especializada em voos charter a operar voos em parceria com a Azul. A EuroAtlantic, companhia de Portugal, foi contratada pela Azul para realizar voos na rota Recife-Madri. Essa mesma companhia realizou voos de Belo Horizonte para os EUA.

Leia mais:  Conheça a primeira sala VIP do Brasil de uma rodoviária

Na semana passada dois incidentes envolvendo uma aeronave da  EuroAtlantic foram registrados entre Recife e Madri. O Boeing 767 teve que retornar ao aeroporto da capital pernambucana por problemas técnicos constatados após a decolagem.

Modelo wet lease

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o wet lease em 6 de agosto de 2010 pela Resolução 526. Por essa modalidade de negócio, uma companhia estrangeira realiza voos internacionais para uma companhia brasileira fornecendo aeronaves com tripulação, além da manutenção e seguro.

O Sindicado Nacional dos Aeronautas (SNA) ajuizou uma ação na Justiça Federal contra a Azul e a ANAC alegando que o wet lease é uma tercerização de rotas internacioinais, além de prejudicar os aeronautas brasileiros. A EuroAtlantic e a GiFly contratam tripulantes de Portugal para realizar os voos autorizados pela ANAC.



Fonte: Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana