Cuiabá

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicado

O Coral Municipal de Cuiabá está abrindo vagas para novos integrantes e já tem data e hora definidas para as audições, dia 20 deste mês, a partir das 14h. É a fase de seleção, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, sob a responsabilidade do maestro Carlos Taubaté, prevendo o início do trabalho nessa nova temporada de capacitação. As inscrições são gratuitas e poderão ser preenchidas na hora, na sede da Secretaria, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677, Centro (esquina com a Rua Campo Grande). Ter experiência com canto, ainda que pequena, pode ser um diferencial na audição.

Poderão participar pessoas a partir de 16 anos. Se tiver experiência em canto ou canto coral, pode ser um diferencial no processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos. Mas, se não tiver experiência e aprecia o canto coral e tem vontade de se dedicar, não perca a oportunidade.

“Muitas pessoas acreditam que cantar é só para quem ‘nasce pronto’, mas a verdade é que a música se revela no caminho, na tentativa, na escuta e na partilha. Um coral não é sobre vozes perfeitas, é sobre vozes diferentes que se encontram, aprendem juntas e criam algo maior do que cada uma conseguiria sozinha”, pontuou o maestro Carlos Taubaté.

Leia mais:  Saúde de Cuiabá amplia equipes e convoca 36 aprovados para contratação imediata

Portanto, se você tem dúvidas sobre o seu potencial ou não sabe se leva jeito para cantar, o coral pode dar a resposta, porque é um lugar para descobrir isso.

“Em um coral não se canta sozinho, as vozes vão se ajustando e crescendo juntas. E logo se percebe que cada uma das vozes é importante, que tem espaço e tem sentido.

Permita-se aprender. Às vezes, o talento não aparece de imediato, mas desperta quando encontra a prática e a alegria”, explicou Taubaté.

O Coral Municipal de Cuiabá foi reativado no ano passado, resgatando a tradição cultural e fortalecendo a identidade cuiabana, bem como promovendo a inclusão social por meio da arte.

“O Coral Municipal reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. O objetivo é que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”. destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Trabalho permanente

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Vinte participantes do ano passado prosseguem no Coral, em continuidade ao trabalho.

Leia mais:  Distrito do Sucuri comemora 14 anos neste sábado com festa e serviços gratuitos

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Rômulo Aguiar.

“O momento da audição é um dos mais importantes. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva ela será e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Lembrando que o Coral tem mais de 30 anos de história, ficou inativo por uma década e, há 12 anos, teve o trabalho retomado sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura avalia melhorias na escola de tempo integral do Jardim Eldorado

Publicado

A equipe de infraestrutura realizou uma vistoria técnica na EMEB Professora Francisca Figueiredo de Arruda Martins, no bairro Jardim Eldorado, para avaliar projetos de melhorias na unidade. A escola é a única da rede municipal de ensino a oferecer atendimento em tempo integral para alunos do Ensino Fundamental, funcionando das 7h às 17h e atendendo 483 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Iniciativas paliativas aconteceram no primeiro semestre, mas a ideia é acelerar medidas antes do início do período chuvoso, especialmente a manutenção do telhado, que envolve as calhas e as do tipo calha-boi, que são de maior profundidade e capacidade de captação de água pluvial. No planejamento consta também a pintura geral da unidade educacional.

O local já recebeu melhorias na cozinha, nos banheiros e na climatização. Recentemente, todo o sistema de abastecimento de água, incluindo o reservatório de 60 mil litros e a distribuição, foi contemplado.

O planejamento envolve adequações em várias unidades, e a EMEB Professora Francisca Figueiredo de Arruda Martins é uma delas. A pintura geral, por exemplo, deve ser realizada no período de recesso escolar, para não atrapalhar o calendário escolar.

Leia mais:  Empresário comemora acordo sobre atualização da Lei do Silêncio após convite de Paula Calil

Segundo o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, as intervenções de maior impacto financeiro são realizadas gradativamente, conforme a disponibilidade orçamentária.

A diretora pedagógica da unidade, Clealcir Alves da Silva, relatou que a escola tem uma história antiga, com mais de três décadas de inauguração. O espaço foi criado inicialmente como um complexo para atender crianças em situação de vulnerabilidade social, reunindo creche, escola e atendimento de saúde.

A escola passou por uma mudança com a implantação do ensino em tempo integral. Desde então, os estudantes permanecem na unidade durante todo o dia, com uma rotina que inclui cinco refeições, atividades da base curricular e componentes diversificados, além de momentos destinados ao descanso e à recreação.

Na gestão atual, a proposta foi ampliada com o incremento de práticas esportivas, projetos culturais, dança, musicalização, fanfarra e iniciação científica. De acordo com Clealcir, as mudanças têm apresentado resultados positivos na aprendizagem e têm tido a aprovação, inclusive, das famílias dos estudantes. “Os pais ficam maravilhados, gostam da rotina e podem trabalhar com tranquilidade porque sabem que seus filhos estão bem assistidos”, relata a diretora pedagógica.

Leia mais:  Eduardo Magalhães denuncia descarte de exemplares do ECA em via pública

A vistoria realizada pela equipe de infraestrutura teve como objetivo avaliar as intervenções que possam proporcionar um ambiente mais adequado e confortável para estudantes e profissionais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana