Mato Grosso

Corpo de Bombeiros reforça ações no Parque Serra Azul; sala de situação acompanha em tempo real

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensificou, nesta segunda-feira (8.9), as ações de combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). Foi instalada uma sala de situação dentro do parque, para definição ágil de estratégias para fortalecer a atuação no local.

Aeronaves estão sendo utilizadas para o lançamento de água em pontos estratégicos, e máquinas pesadas auxiliam na abertura de aceiros, criadas para impedir o avanço do fogo. Além disso, caminhões-pipa também estão sendo empregados na operação.

A medida se tornou necessária diante das condições climáticas extremas, como as altas temperaturas e os ventos intensos, que têm favorecido a propagação do fogo. Nesse cenário, a presença da equipe técnica estratégica diretamente na área afetada, por meio da sala de situação, tem sido essencial para otimizar os recursos disponíveis e direcionar as operações com mais eficácia.

Além do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, a operação conta com brigadistas do parque e contratados pelo Estado, além do apoio da Prefeitura Municipal, das Defesas Civil Municipal e Estadual, e de militares do Exército e da Força Aérea, que atuam tanto no combate direto quanto no suporte logístico às equipes.

Leia mais:  Politec de Pontes e Lacerda procura por familiares de vítima de atropelamento

As ações de combate também têm suporte da Sala Descentralizada do 4º Comando Regional Bombeiro Militar, em Barra do Garças, e da Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Ambas realizam o monitoramento remoto por meio de imagens de satélite, fornecendo apoio estratégico às equipes em campo.

Segundo o comandante do BEA, tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, desde a identificação dos primeiros focos de incêndio, os bombeiros foram imediatamente mobilizados em uma grande operação para conter as chamas.

“Nossa prioridade foi estabelecer rapidamente uma resposta integrada, garantindo a segurança das equipes e a proteção do parque. Mobilizamos recursos aéreos, terrestres e logísticos de forma coordenada, assegurando que cada frente de combate recebesse o apoio necessário para conter a propagação do fogo”, explicou.

A Prefeitura de Barra do Garças decretou Situação de Emergência, no período de 180 dias, autorizando medidas urgentes, como a aquisição de equipamentos, insumos e reforço de equipes, para auxiliar a operação já realizada pelo Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio.

Leia mais:  Força Tática prende quadrilha por tráfico de drogas, apreende maconha e pasta base de cocaína

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Edital da Secel viabiliza inventário do Patrimônio Imaterial das Redeiras de Limpo Grande

Publicado

O edital “Inventários de Patrimônio Imaterial de Mato Grosso – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está viabilizando a documentação dos saberes seculares das redeiras de Limpo Grande, em Várzea Grande.

Realizado pela Associação Tece Arte, o projeto vai, pela primeira vez, transformar o “saber-fazer” das artesãs locais em um acervo documental definitivo. O objetivo é transformar esse “segredo de família” em um guia de consulta digital para pesquisadores, estudantes e entusiastas da arte popular de todo o mundo.

“Não estamos registrando apenas um objeto de decoração, mas uma tecnologia ancestral de resistência feminina. Mais do que fios e nós, o que se produz em Limpo Grande é memória viva “, afirma a coordenadora do projeto, Ester Moreira Almeida.

O Inventário do Patrimônio Imaterial das Redeiras de Limpo Grande utiliza um registro minucioso de imagens e depoimentos para mapear todo o processo — desde a colheita e preparo da matéria-prima até o acabamento dos padrões que deram fama nacional às redes de Várzea Grande. Com lançamento previsto para junho deste ano, o projeto está na fase de entrevistas.

Leia mais:  Maior festival de sustentabilidade da América Latina terá segunda edição em Mato Grosso

Por décadas, a técnica da tecelagem em Limpo Grande residiu apenas na tradição oral, passada de mãe para filha sob o som ritmado dos teares de madeira. O projeto, agora, mergulha nesse universo para registrar o que antes era invisível: os nomes dos pontos, a simbologia das cores e os relatos de resistência das mulheres que transformaram o artesanato em sustento e voz.

Para Ester, o inventário é um tributo à autonomia das mestras redeiras, preservando a tecelagem como símbolo de orgulho e desenvolvimento social.

“Ao sistematizar esse conhecimento, a Associação Tece Arte, com apoio da Secel, não apenas protege o passado, mas projeta o futuro. O projeto reafirma que, enquanto houver mãos tecendo em Limpo Grande, o patrimônio brasileiro continuará pulsando”, conclui.

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana