Mato Grosso

Corpo de Bombeiros remove árvore que caiu em cima de telhado de casa

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta sexta-feira (17.10), para realizar a retirada de uma árvore que caiu sobre o telhado de uma casa, em Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá), após uma forte chuva acompanhada de ventos intensos.

A equipe da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (6ª CIBM) foi acionada por volta das 14h45 e se deslocou até o local. Ao chegar, constatou que uma árvore de grande porte havia caído, atingindo parte da cobertura e da estrutura da residência.

Os bombeiros isolaram a área para garantir a segurança dos moradores e iniciaram os trabalhos de remoção da árvore. A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deu apoio à ocorrência, cedendo caminhões, máquinas, equipamentos e pessoal para auxiliar na operação.

Devido ao tamanho da árvore, a remoção total só foi concluída na manhã deste sábado (18). Não houve registro de vítimas.

Leia mais:  Evento celebra o Dia do Poeta Mato-grossense com abertura de nova exposição sobre Silva Freire

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Projeto de jiu-jitsu fortalece protagonismo e identidade cultural de estudantes indígenas em Brasnorte

Publicado

A Escola Estadual Indígena Tapurá Irantxe, localizada no município de Brasnorte, tem promovido a integração entre educação, esporte e valorização cultural por meio do Projeto Tamukan. A iniciativa utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de formação para estudantes, profissionais da educação e membros da comunidade do povo Manoki.

Desenvolvido no ambiente escolar, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a saúde física e mental, promover a defesa pessoal e contribuir para a prevenção da violência. A iniciativa também reforça a valorização da identidade cultural indígena, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens da comunidade.

Reconhecida como a primeira equipe indígena de jiu-jitsu de Mato Grosso, o Projeto Tamukan tem se consolidado como um espaço de aprendizagem, disciplina e fortalecimento do protagonismo juvenil. As atividades são realizadas sob orientação técnica do professor Felipe Tamuxi e contam com o apoio da gestão escolar.

De acordo com o diretor da unidade, Edivaldo Mampuche, o projeto nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento na própria comunidade. Ele destaca que, desde o início, a escola busca unir esporte, educação e cultura, fortalecendo valores como disciplina, responsabilidade e respeito, sem perder a conexão com as tradições do povo Manoki.

Leia mais:  Polícia Civil desarticula ponto de tráfico próximo à unidade prisional e prende suspeito em Nobres

“Nosso objetivo, ao implantar o projeto, foi oferecer aos estudantes uma oportunidade de prática esportiva na comunidade, evitando deslocamentos e garantindo mais segurança para eles. Ao mesmo tempo, buscamos construir uma iniciativa que fortalecesse a disciplina, o compromisso com os estudos e a participação dos jovens nas atividades culturais e comunitárias”, disse.

Ainda segundo ele, “o jiu-jitsu tem se mostrado uma importante ferramenta de formação, contribuindo para o fortalecimento da identidade do povo Manoki e para o desenvolvimento dos estudantes”, completou o diretor.

Os resultados obtidos pelos atletas em competições esportivas refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na etapa Norte do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu 2026, realizada na última semana, entre os dias 30 e 31 de maio, em Sorriso, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana