Cuiabá

Coxipó do Ouro recebe ação educativa contra queimadas em Cuiabá

Publicado

A comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro recebeu, no último final de semana, o projeto “Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas”, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

A ação educativa, realizada no Ranchão da Igreja Nossa Senhora da Penha de França, contou com palestras informativas, troca de experiências entre moradores e agentes da Defesa Civil, além de demonstrações práticas com equipamentos utilizados no combate ao fogo.

Segundo o diretor de Gestão Estratégica da Defesa Civil, capitão Marcelo Rodrigues de Cerqueira, a iniciativa fortalece a cultura da prevenção, especialmente em áreas mais vulneráveis. “Nosso objetivo é capacitar a população para saber agir antes, durante e após situações de risco. A prevenção salva-vidas, e ela começa com o acesso à informação e o preparo da comunidade”, destacou Cerqueira.

Também participaram da ação o subprefeito da Região Norte, Jurandir Alves da Cunha, e o presidente da Associação do Coxipó do Ouro, João Kinkas. Para o subprefeito, a comunidade sofre há anos com os impactos das queimadas, muitas vezes causadas pela falta de consciência ambiental.

Leia mais:  Natal da Gente 2024: Papai Noel, a Turma da Tia Hanna e o grupo On Broadway estarão nos bairros Tijucal e Jardim União neste final de semana

“Sofremos por falta de consciência ambiental. Quando uma pessoa inicia o fogo sem responsabilidade, ele acaba se espalhando e atingindo toda a comunidade. Por isso, ações como essa são tão importantes, pois mostram o quanto a prevenção é necessária. Os danos são enormes, tanto ambientais quanto financeiros para os chacareiros. Foi muito gratificante receber essa equipe, que nos orientou tecnicamente sobre como agir para prevenir o fogo. A comunidade participou ativamente, tirou dúvidas e se envolveu”, enfatizou Jurandir.

A iniciativa integra o calendário de ações da Defesa Civil de Cuiabá para o ano de 2025, sob a liderança do secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, com foco na prevenção e conscientização sobre riscos ambientais, especialmente os incêndios florestais.

A Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias também é parceira da campanha, contribuindo para levar conhecimento à população, desde informações sobre o período proibitivo e a responsabilização criminal até as formas corretas de prevenção. Ao todo, a ação foi realizada nas quatro regiões da capital; Norte; Sul Leste e Oeste.

Leia mais:  Prefeito apresenta plano de ação para moradores do Contorno Leste

#PraCegoVer

A foto mostra o diretor de Gestão Estratégica da Defesa Civil, capitão Marcelo Rodrigues de Cerqueira, durante ação comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretária vistoria UPA Morada do Ouro e inicia planejamento de reforma para ampliar atendimentos

Publicado

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, localizada na região Norte da capital. A ação teve como objetivo principal levantar demandas estruturais, alinhar intervenções e iniciar o planejamento de um projeto de reforma na unidade.

Gerenciada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade é vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Secundária e desempenha papel estratégico no atendimento de urgência e emergência da população.

Durante a vistoria, foram avaliados pontos prioritários que deverão ser contemplados no projeto de melhoria, entre eles a reestruturação de banheiros, substituição de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, visando melhorar as condições de atendimento e o conforto de pacientes e profissionais.

“Estamos aqui para ouvir a equipe, entender de perto as necessidades da unidade e avançar com um projeto de reforma que garanta mais dignidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Sabemos da alta demanda e queremos oferecer uma estrutura cada vez mais adequada”, destacou a secretária Deisi Bocalon.

Leia mais:  Cuidadoras de alunos com deficiência terão contratação direta em Cuiabá

A UPA Morada do Ouro registra, diariamente, uma média de 400 atendimentos. A unidade conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, assegurando assistência contínua. A escala segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo cobertura compatível com a demanda.

Além disso, a unidade dispõe de dois dentistas de plantão, ampliando o atendimento em saúde bucal de urgência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município enfrenta um período de alto fluxo nas unidades, sendo que, nesta data, a UPA Morada do Ouro concentra o maior número de pacientes em atendimento.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, que também acompanhou a visita, reforçou a importância da iniciativa para a qualificação da rede.

“Essa visita técnica é fundamental para que possamos planejar intervenções assertivas. Estamos trabalhando para estruturar melhorias que impactem diretamente na assistência, garantindo mais eficiência no atendimento e melhores condições para as equipes que atuam na linha de frente”, afirmou Odair Mendonsa.

Leia mais:  Câmara se antecipa à seca e discute plano de combate às queimadas em Cuiabá com a Defesa Civil

O atendimento na unidade segue o protocolo de classificação de risco, adotado em todas as unidades de urgência e emergência. Pacientes identificados com pulseira amarela são considerados prioritários e atendidos com maior agilidade. Já os casos classificados com pulseira verde são de menor urgência, sem risco imediato de morte, podendo aguardar mais tempo, conforme a gravidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana