Mato Grosso

Crédito da Desenvolve MT fortalece ateliê de enxovais infantis e amplia capacidade produtiva

Publicado

Empresária, fisioterapeuta e mãe, a carreira de Patrícia Machado começou no meio acadêmico, mas durante a gravidez ela viu a oportunidade de acompanhar o crescimento do filho e empreender dentro de casa. Foi assim que nasceu o Ateliê de Bordados Patrícia Machado em 2014 e, 11 anos depois, ganhou um novo capítulo com o apoio da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso.

Patrícia dedicou cinco anos à carreira acadêmica como professora universitária no curso de Fisioterapia. Em 2014, ao descobrir a gravidez do filho, começou a procurar quem fizesse um enxoval bordado e personalizado. Como não encontrou o que desejava, decidiu produzir o próprio enxoval. Em apenas um ano, o que começou como um improviso se transformou em negócio: em parceria com a mãe, ela comprou a primeira máquina de bordado e costura e deram início ao projeto. No entanto, foi somente em 2018, após ser desligada da universidade, que Patrícia deixou definitivamente a carreira acadêmica e passou a se dedicar integralmente ao empreendimento, que se tornou sua principal fonte de renda.

O ateliê tem como carro chefe os enxovais infantis, como kit berço completo, fraldas e saída da maternidade. Para Patrícia, o objetivo é que as mães saiam com tudo que vão precisar, tanto na saída da maternidade, quanto ao chegarem com o bebê em casa. Para ela, essa comodidade é um dos principais diferenciais do negócio.


Patrícia conta que, na época, viu a situação como uma oportunidade para investir no ateliê. Ela pediu para o marido “segurar a barra” das finanças em casa e, já que não colocariam o filho na escola em período integral, ela poderia focar no estúdio de bordado. “Meu filho já estava com seis anos, entrando na fase de alfabetização, e eu percebi que aquele era o momento certo para aproveitar uma oportunidade e alavancar o negócio.

Leia mais:  Secel prorroga consulta pública sobre o ciclo II da Política Nacional Aldir Blanc até segunda-feira (2)

Durante a pandemia, a demanda aumentou e Patrícia decidiu apostar de vez no ateliê, deixando a fisioterapia em segundo plano para conciliar o trabalho com a criação do filho. O crescimento foi tão rápido que o apartamento onde morava já não comportava mais os produtos e equipamentos. A partir daí, veio a necessidade de investir em um espaço maior, novas máquinas e reforço na equipe para atender os pedidos.

Em 2025, um novo capítulo se iniciou e com apoio da Desenvolve MT Patrícia solicitou crédito para compra de novos equipamentos. Ela conta que demorou a buscar o financiamento por medo, mas quando entendeu melhor percebeu que seria a melhor escolha a se fazer. “Sempre tive muito medo de lidar com contas e de pegar crédito, mas quando pesquisei e vi que os juros eram baixos, entendi que não seria um peso e sim um investimento. Eu vinha comprando equipamentos aos poucos, mas comecei a perder encomendas porque não conseguia atender pedidos maiores. Além disso, em casa já não havia espaço para mais máquinas. Foi quando percebi que, se eu não desse esse passo, ficaria para trás. Tomei coragem, aluguei um espaço e busquei o financiamento”, afirma.

Leia mais:  Polícia Militar salva vida de criança de 7 anos engasgada com moeda em Glória D’oeste

Com um espaço novo especialmente para o ateliê, possibilitando a contratação de mais uma auxiliar, e 3 novas máquinas, de bordado, costura reta e overlock, Patrícia pode atender melhor a demanda dos clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento.


A maternidade e a demissão acabaram se tornando o impulso definitivo para Patrícia apostar de vez no próprio negócio. Foi naquele momento que ela percebeu que precisava decidir entre retomar a carreira na fisioterapia ou dedicar energia ao empreendimento, mesmo sem garantias. “Eu tinha duas opções, continuar fazendo só uma coisinha ou realmente levar o ateliê para frente. Em 2018, eu escolhi ficar com o meu filho, mesmo que não desse certo. Foi uma escolha pela maternidade, por poder acompanhar o crescimento dele”, conta. A decisão, tomada com coragem, fez com que o ateliê deixasse de ser apenas uma atividade complementar e se transformasse na principal fonte de renda da família.

Hoje, Patrícia acredita que o incentivo certo pode fazer diferença especialmente para mulheres que empreendem, muitas vezes, sozinhas. “A mulher empreendedora precisa desse apoio, porque a gente carrega muita coisa nas costas. Isso não é só um trabalho, é colocar pão dentro de casa”, afirma. Para ela, iniciativas como o crédito oferecido pela Desenvolve MT podem abrir caminhos não apenas para mães, mas para pequenos empreendedores que precisam de uma oportunidade real para começar e garantir seu sustento.

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governo de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer”, afirma governador

Publicado

O Governo de Mato Grosso e a Rumo inauguraram, neste sábado (20.6), o primeiro trecho da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso. São 162 quilômetros de extensão, ligando Rondonópolis ao novo terminal ferroviário instalado na BR-070, em Dom Aquino, com investimento de R$ 5 bilhões nesta primeira etapa.

Considerada a maior ferrovia em execução no Brasil, o projeto terá 740 quilômetros de extensão quando concluído, conectando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses e com ramal previsto para Cuiabá.

Durante a entrega, o governador Otaviano Pivetta destacou o papel do Governo de Mato Grosso na criação das condições para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer. Enquanto a Rumo construiu 162 quilômetros de ferrovia, nós vamos concluir mais de 7 mil quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais até o final do ano. Investimos R$ 28 bilhões em infraestrutura para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.

Ele também ressaltou os avanços fiscais e institucionais do Estado nos últimos anos.

“Recebemos um Estado considerado insolvente e hoje Mato Grosso tem nota triplo A há três anos. Saímos das últimas posições na educação e hoje estamos entre os melhores do país. Quando o governo faz o dever de casa, o desenvolvimento acontece”, completou.

Leia mais:  Polícia Civil incinera 2,3 toneladas de entorpecentes em Rondonópolis

O presidente da Rumo, Pedro Palma, destacou a construção conjunta do projeto.

“A visão de futuro é importante, mas ela não basta. É preciso conhecimento, parceria e coragem para transformar projetos em realidade. O modelo criado por Mato Grosso foi fundamental para que esse investimento saísse do papel e chegasse até aqui”, destacou.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a importância da ferrovia para a competitividade da produção brasileira.

“Essa ferrovia liga Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade da produção brasileira. A ferrovia melhora o transporte, ajuda o meio ambiente, reduz custos e impulsiona o desenvolvimento econômico do país”, disse.

O presidente do conselho de administração da Cosan, Rubens Ometto, ressaltou o impacto da integração logística.

“É uma parceria que mostra o que o Brasil é capaz de fazer quando iniciativa privada e poder público trabalham juntos. Esse projeto conecta a produção de Mato Grosso ao Porto de Santos e ao mundo. É a verdadeira ferrovia do grão, que também traz fertilizantes, exporta algodão e movimenta a indústria do etanol. Essa entrega representa muito mais do que novos trilhos, gera empregos e cria condições para que as pessoas construam aqui as suas vidas”, pontuou.

Leia mais:  Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada

O ministro dos Transportes, George Santoro, parabenizou os envolvidos. “Essa obra representa um avanço importante para a logística do país e para o setor produtivo”, disse.


Terminal Ferroviário

As obras tiveram início em novembro de 2022 e mobilizaram mais de 65 empresas contratadas e cerca de 5 mil trabalhadores. Somente na construção do terminal, foram gerados mais de 800 empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito de Dom Aquino, Carlim Amarelo, a chegada da ferrovia representa uma transformação regional.

“Estamos diante de uma obra que fortalece Mato Grosso e muda a história da nossa região. Dom Aquino passa a integrar uma importante rota logística nacional, ampliando oportunidades para produtores, empresas e para toda a população”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos da região, empresários, representantes do setor produtivo e outras lideranças.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana