Sinop

Cronograma para limpeza de cabos e fios dos postes é apresentado pela Energisa; ação iniciou hoje (23)

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deu início na manhã de hoje (23) ao Programa Cidade Limpa – que consiste na limpeza dos cabos e fiação de internet e telefonia, logados nos postes de iluminação pública. Os trabalhos foram iniciados na avenida das Embaúbas, no trecho compreendido entre a avenida dos Jacarandás e avenida das Sibipirunas, região central de Sinop.
 
A ação é desenvolvida em parceria com a concessionária Energia (empresa responsável pela administração dos postes de iluminação pública), empresas de telecomunicações, Câmara dos Dirigentes Logistas de Sinop (CDL Sinop) e Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES). O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, esclarece que a ação visa, antes de qualquer outro objetivo, garantir segurança aos motociclistas, ciclistas e pedestres que usam as vias públicas.
 
“É uma ação que envolve, em nosso primeiro lugar, a preocupação do prefeito Roberto Dorner, e do vice-prefeito Paulinho Abreu, que é uma cobrança pensando na saúde das pessoas, na vida das pessoas, já que inúmeros acidentes acontecem em decorrência desses fios pendurados. Além disso, é uma grande organização do nosso município, porque nós queremos reduzir, drasticamente, o número de cabos que estão nos nossos postes, e, principalmente, aqueles montes de fios soltos. Então a gente fala de uma organização urbana, a gente pensa na qualidade de vida dos nossos munícipes, no menor risco de acidente possível. A nossa Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros têm tido um grande trabalho devido ao número de acidentes que acontecem após rompimentos”, disse ele.
 
O supervisor de Construção e de Manutenção da Energisa, Moisés Maia, explica que é pacificado entre a Anatel (Agêncial Nacional de Telecomunicações) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que os postes sejam de uso mútuo, entre a concessionária de energia e as empresas de telecomunicações, portanto, para que as empresas utilizem desse recurso, há a necessidade de um planejamento e projeto de instalação que deve ser apresentado pela empresa à Energisa (concessionária em Mato Grosso) para que tenha autorização de uso.
 
“Nesse primeiro momento nós vamos fazer essa etapa de organização, de limpeza junto com as empresas. Em um segundo momento, a Energisa irá fazer o corte dos fios das empresas que não estão devidamente regularizadas. Então, a gente pede sempre a compreensão também da população, caso não esteja utilizando uma internet devidamente regularizada junto com a Energisa, junto com a prefeitura, para ajudar a gente nesse processo, porque haverá interrupção do fornecimento do serviço”, disse.
 
Em relação a quebra de cabos e/ou fios da telecomunicação, Maia ressalta também que dentro do perímetro urbano existe uma definição de metragem dos cabos e fios, de cinco metros de altura e pede que os condutores de veiculos de cargas se atentem para a altura de suas cargas, para evitar a interrupção do fornecimento de energia ou de internet e telefone. “Nós já temos nossos padrões de utilização e temos aquele espaço já suficiente para poder evitar isso [incidentes] aqui. Mas para isso a gente precisa da conscientização, de todos, que utilizem realmente o espaço necessário e as pessoas que passam com carga alta dão a devida atenção para evitar esse tipo de problema”, comentou.
 
Um canal de comunicação entre a sociedade e a Prefeitura de Sinop foi criado pela Secretaria de Meio Ambiente para que denúncias relacionadas a desordem nos fios e cabos e/ou a quebra de fios por incidentes com veículos, sejam realizadas. O canal é no aplicativo de mensagens wahtsapp, via número 66 9.9651-2891, e será utilizado, também, para fiscalização por parte da concessinária de energia.
 
“[a fiscalização será] através dos canais que foi desenvolvido. Nós temos um canal também e nós temos nossas equipes sempre passando pelo local. Temos na cultura da Energisa, o chamado ‘senso de dono’. Todas as nossas pessoas da Energisa, o nosso eletricista, também atuam como pessoas que vão, verificam, nos comunicam e também atuam normalizando essa situação, além dos canais tradicionais que nós temos”, explicou Maia.
 
Na visão do gerente Operacional da GB Online, empresa de telecomunicação de Sinop, Jhonatan Nunes, o Programa Cidade Limpa vem para somar ao trabalho que a empresa realiza no dia a dia, e que contribui, também, para segurança dos trabalhadores das empresas provedoras.
 
“Nós avaliamos positivamente, é algo que vem para somar. No dia a dia, hoje, nós já fazemos as limpezas de cabo, mas sabemos que quando junta todos os provedores, ela [a limpeza] fica mais assertiva. Não é só o nosso cabo que é limpo, não é só o nosso cabo que resolve o problema, esteticamente, todo o ambiente fica bom. E com esses mutirões, com essa parceria com a Prefeitura, com a Energisa proporciona facilidade. É uma questão de segurança, porque muitas vezes acontece de um cabo estar encostando num fio elétrico, uma árvore dando uma indução no cabo, isso aí tudo tem risco para os nossos colaboradores”, avaliou.
 
Selo Cidade Limpa
 
A Prefeitura de Sinop desenvolveu o “Selo Cidade Lima – Empresa Amiga da Cidade”, que será distribuída às empresas de telecomunicações que aderirem ao programa e estiverem em dias e regularizadas junto ao município e à concessionária Energisa. A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, explica que o incentivo visa sinalizar à população que existem empresas conscientes e que contribuem com a organização e desenvolvimento sustentável de Sinop.
 
“Que empresas como essas, que estarão recebendo o selo por estar participando dessa ação, são empresas que estão em dia com a Prefeitura Municipal, ou seja, tem seu alvará, está realmente regularizada e em dia com o município e com a Energisa. Ela [concessionária] também possui um contrato para a liberação desses postes à terceiros, e eles precisam estar em dia, também, com o Meio Ambiente, precisa manter em ordem todo esse cabeamento. Então é um conjunto de ações e isso de certa forma estará garantindo a entrega do produto final. Então percebam, valorizem e estejam atentos, porque esse selo estará disponível em todas as empresas parceiras”, explicou.
 
No momento, são oito empresas de telecomunicações que aderiram ao programa e contribuirão com o processo de limpeza do cabeamento e fiação, sendo elas: SATT Internet, Amigo Internet, Domina Net, Access Internet, GB Online, Claro, TwSpeed e Blvnet/Yknet.
 
Interrupção de Fornecimento
 
Em decorrência das várias ações que serão desenvolvidas na rede: levantamento, adequação da rede, identificação de cabos e retirada de cabos inoperantes, poderá acontecer de algumas empresas e residências ficarem, momentaneamente, sem o fornecimento de telecomunicações, o que implicará no desenvolvimento de algumas atividades empresariais, como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Para auxiliar nesse processo de intermediação entre Prefeitura, empresas de telecomunicações e empresários, estarão atuando a CDL e a ACES.
 
Vanusa Ives, gerente da CDL Sinop, reconhece que o trabalho poderá trazer alguns incômodos, porém o benefício final é maior que o transtorno.
 
“Nós estamos apoiando a Prefeitura nesse importante projeto, que é o Cidade Limpa, nessa importante etapa, que é a retirada da fiação, que é uma reclamação antiga já dos nossos empresários, da população em geral. Afinal, estamos falando aí de segurança de todos nós, dos munícipes. A CDL orienta nossos empresários a terem paciência nesse processo. Quem tem dúvida, liga na CDL, liga nos canais da Prefeitura que deixou oficial, também nos da Energisa, para estar se organizando ali nesses dias que vai estar passando ali na sua rua”, orientou.
 
Fábio Migliorini, presidente da ACES, esclarece que a falta no fornecimento de internet já é histórica em Sinop em decorrência da desordem na rede do poste de energia e que a ação desenvolvida pelo Programa Cidade Limpa, trará benefícios a longo prazo.
 
“Então é um remédio, talvez amargo, que a gente tem que tomar agora, por um período curto. Parabenizar a gestão do prefeito Roberto Dorner, o secretário de Meio Ambiente por tomar essa iniciativa, por tomar a frente. É um tema que não é popular, ele é indelicado, ele é um tema polêmico, mas ele vai organizar a cidade justamente por essas falhas e interrupções de internet. Além disso, dizer que a gente apoia também os bons provedores de internet, a gente sabe que várias empresas estão corretas, elas seguem as normas”, comentou Migliorini.
 
Segurança
 
Todas as ações desenvolvidas pelas empresas de telecomunicações que dependerem de alteração no fluxo do trânsito, serão acompanhadas e devidamente sinalizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM). O comandante da GCM, Geraldo Campagnaro, pede que os condutores ao se aproximarem da região entre a avenida dos Jacarandás e avenida das Acácias, no avenida das Embaúbas, ao longo dessa semana, e perceberem a sinalização, que reduzam a velocidade e redobrem a atenção.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop disponibiliza grupos gratuitos de ginástica para fortalecer saúde das mulheres

“Nós estaremos em todos os momentos possíveis dando esse suporte, fazendo a sinalização, cuidando da segurança, mas também da fluidez no local. Pedimos sim a todos os motoristas, a todos os motociclistas, aos ciclistas, aos pedestres que precisarem se deslocar, passando nesse momento, nesses locais, que assim que avistarem a equipe de trabalho, por gentileza, reduza a velocidade, redobre a atenção e cuide da sua segurança e cuide da segurança dos demais usuários das vias”, disse.
 
Cronograma
 
A avenida das Embaúbas, no Centro, é a primeira avenida a receber as ações do Programa Cidade Limpa. De hoje, 23 de setembro, até o dia 26, próxima sexta-feira, serão realizados os trabalhos no trecho entre a avenida dos Jacarandás e avenida das Sibipirunas. Entre os dias 29 de setembro, próxima segunda-feira, e três de outubro, sexta-feira da semana que vem, os trabalhos se concentrarão no trecho entre a avenida das Sibipirunas e avenida das Acácias. Já entre os dias seis e 10 de outubro, a força tarefa será no trecho entre a avenida das Acácias e avenida das Itaúbas.
 
As próximas avenidas a serem contempladas, será divulgada posteriormente pela concessionária Energisa. A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que o trabalho poderá sofrer alterações, em decorrência das chuvas.

Leia mais:  Previ Sinop realiza palestra motivacional com tema: Só o começo

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Sinop integra quatro rotas turísticas estaduais e amplia oferta de experiências para visitantes

Publicado

Sinop integra quatro novas rotas turísticas de Mato Grosso, lançadas durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2026), realizada em Cuiabá. Com atrativos ligados à natureza, cultura, espiritualidade, lazer e qualidade de vida, o município é considerado um dos principais destinos turísticos do norte do estado. A inclusão do município nos novos roteiros é resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas o Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), voltado à estruturação de atrativos e ao fortalecimento do turismo como atividade econômica estratégica para a cidade.

Os roteiros apresentados durante a feira são a Rota dos Primatas de Mato Grosso, Caminhos da Arte Sacra, Circuito Mato-grossense da Longevidade e Rota de Lazer no Corredor do Agro. Todas as rotas têm como objetivo valorizar atrativos regionais, estimular o fluxo de visitantes e fortalecer a economia dos municípios participantes.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que a presença do município nas rotas estaduais é resultado de um trabalho de planejamento e estruturação realizado nos últimos anos para transformar atrativos locais em produtos turísticos organizados e preparados para receber visitantes. “Sinop tem trabalhado de forma consistente na formatação dessas rotas e no fortalecimento dos atrativos turísticos do município. Esse resultado demonstra que a cidade possui potencial para atender diferentes públicos e oferecer experiências diversificadas. A inclusão de Sinop nesses roteiros representa uma oportunidade importante para ampliar a divulgação dos nossos atrativos, fortalecer os empreendimentos locais e consolidar o município como um destino turístico cada vez mais estruturado dentro de Mato Grosso”, afirmou.

Leia mais:  Festeja: Prefeito realiza entrega de veículos para fortalecer agricultura familiar de Sinop

Segundo a diretora, a participação nas rotas também contribui para a integração regional e para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo. “Quando um município integra um roteiro estadual, ele passa a fazer parte de um circuito de promoção mais amplo, capaz de atrair visitantes que muitas vezes ainda não conhecem o destino. Isso gera oportunidades para hotéis, restaurantes, espaços de lazer, guias, transportadores e diversos outros segmentos ligados ao turismo. Além disso, fortalece a identidade turística de Sinop e amplia a visibilidade do município dentro e fora do estado”, ressaltou.

A Rota dos Primatas de Mato Grosso, desenvolvida pelo Instituto Ecótono em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sociedade Brasileira de Primatologia, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio), Sebrae/MT e prefeituras municipais, envolve empreendimentos e áreas voltadas à observação da vida silvestre, turismo científico e conservação ambiental. Em Sinop, o Parque Natural Municipal Florestal integra o circuito, que reúne localidades comprometidas com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. A proposta permite que visitantes conheçam espécies de primatas em seus habitats naturais e tenham contato com experiências ligadas à educação ambiental e à pesquisa científica.

Já o Caminhos da Arte Sacra, é um produto turístico que une fé, cultura, história e arte em um roteiro guiado pela artista Mari Bueno, reconhecida nacional e internacionalmente por suas obras de arte sacra. O percurso contempla visitas à Igreja São Camilo, Igreja Santo Antônio e à Catedral Sagrado Coração de Jesus, locais que abrigam trabalhos da artista e representam importantes espaços de manifestação religiosa e cultural de Sinop. A experiência também apresenta aos visitantes os significados das obras, a simbologia litúrgica e aspectos da história das comunidades religiosas do município.

Leia mais:  Dia da Família na Exponorte terá interação entre crianças e animais da mini fazenda neste domingo (31)

Sinop também integra o Circuito Mato-grossense da Longevidade, criado para atender o público com mais de 60 anos. O circuito conecta os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop em uma programação de sete dias e seis noites, com atividades voltadas ao bem-estar, cultura, gastronomia, lazer e convivência. A iniciativa considera as necessidades desse público e busca oferecer conforto, acessibilidade e experiências que promovam qualidade de vida e envelhecimento ativo.

Já a Rota de Lazer no Corredor do Agro reúne empreendimentos de entretenimento localizados ao longo da BR-163, principal eixo de desenvolvimento da região norte de Mato Grosso. O roteiro contempla parques aquáticos e espaços de lazer distribuídos entre os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Cláudia. Em Sinop, integram a rota o Curupy Acqua Park e o Vale do Mirante, opções voltadas ao turismo familiar e ao entretenimento regional.

Leidiane Viegas ressaltou que o trabalho de fortalecimento do turismo no município não se limita às rotas estaduais já lançadas e inclui também a estruturação de novos produtos turísticos a partir dos atrativos locais cadastrados. “A Prefeitura de Sinop tem realizado um trabalho contínuo junto aos atrativos turísticos cadastrados no município para fortalecer os empreendimentos existentes e desenvolver novas rotas que valorizem as potencialidades locais. Temos uma diversidade muito grande de experiências, que envolvem turismo de natureza, lazer, turismo rural, gastronomia, cultura e outros segmentos que podem ser conectados em roteiros organizados e atrativos para os visitantes”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana