Cuiabá

Cuiabá intensifica revitalização de quadras esportivas e leva mais lazer e cidadania aos bairros

Publicado

Entre agosto e outubro, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), executou um amplo programa de revitalização de quadras poliesportivas em diferentes regiões da cidade. A iniciativa, realizada em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Obras, tem como meta alcançar 20 quadras reformadas até o fim de 2025.

Até o início de novembro, 11 quadras já haviam sido revitalizadas, beneficiando diretamente cerca de 150 mil moradores em 10 bairros. As ações incluem limpeza completa das áreas, reparos estruturais com aplicação de argamassa para fechar rachaduras, lixamento e nova pintura com demarcação esportiva. Todo o material, a coordenação técnica e o suporte logístico são fornecidos pela Smel, enquanto vereadores e comunidades locais participam ativamente da execução.

“Essas ações reforçam o compromisso da Secretaria de Esportes e Lazer com a valorização dos espaços públicos, proporcionando mais qualidade e incentivo à prática esportiva nas comunidades”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves. Ele destaca ainda que a iniciativa está promovendo uma mudança de mentalidade. “A participação da comunidade e dos vereadores tem mostrado, na prática, que quando a população se envolve, o cuidado com os espaços é muito maior”.

Leia mais:  Projetos "Bombeiros do Futuro" e "Karabom" iniciam atividades em escola municipal de Cuiabá

O investimento é enxuto: cada quadra revitalizada custa em torno de R$ 3 mil, valor referente apenas ao material utilizado. Segundo a Smel, o modelo colaborativo permitiu uma economia significativa. “Hoje, com o valor que antes era gasto para reformar uma quadra, conseguimos revitalizar nove”, explica o secretário.

As obras são definidas em conjunto entre a Smel e os representantes locais, de acordo com a disponibilidade de agenda e as demandas das comunidades. Embora as revitalizações partam de iniciativa da Secretaria, qualquer morador ou entidade pode solicitar a melhoria enviando um ofício à Smel.

Entre os bairros já contemplados estão Pascoal Ramos, CPA I, Alvorada, Imperial, Pedregal, Terra Nova, Pedra 90, Lixeira, Coophema, Jardim Industriário I e Jardim Araçá, com o apoio de vereadores como Samanta Íris, Michelly Alencar, Dilemário Alencar, Ilde Taques, Katiuscia Manteli, Paula Calil e Dra. Mara.

Para o secretário Jefferson Neves, o programa vai além da recuperação física dos espaços: é um investimento social. “Revitalizar quadras é também revitalizar a convivência, o lazer e o sentimento de pertencimento nas comunidades”, resume.

Leia mais:  Escola de Cuiabá cria "Dia da Fantasia" e piquenique em despedida no ano letivo

Com resultados visíveis e uma estratégia de parceria eficiente, a revitalização das quadras tem se consolidado como um exemplo de gestão compartilhada e uso responsável dos recursos públicos, transformando, pouco a pouco, o cenário esportivo e comunitário de Cuiabá.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra quadra esportiva revitalizada no bairro Pedra 90.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Espaço público recebe manutenção após retirada de carros abandonados em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou serviços de limpeza, manutenção e infraestrutura no bairro Cidade Verde após uma ação de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), que notificou uma oficina para retirar veículos abandonados de espaço público.

A ação Mobilidade em Ordem teve como objetivo orientar os responsáveis sobre a liberação das áreas ocupadas irregularmente. Após a retirada dos veículos, a Prefeitura retornou ao local para executar serviços e verificar outras necessidades identificadas durante a fiscalização.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, explicou que a atuação integrada foi necessária diante das condições encontradas no espaço. Segundo ela, além da retirada dos veículos, a equipe identificou a necessidade de serviços de limpeza, manutenção e infraestrutura, bem como de melhorias na quadra poliesportiva.

“Estivemos aqui na quinta-feira, quando tratamos com os responsáveis da oficina mecânica sobre os veículos abandonados. Todavia, verificamos que aqui precisava de uma ação da Limpurb e também da Secretaria de Obras, com dois pontos de esgoto abertos ou estruturas sem tampa, o que é muito perigoso para as pessoas e para as crianças. Por isso, estamos trazendo os serviços e verificando outras necessidades do espaço”, afirmou Juliana.

Leia mais:  Alunos da UFMT visitam Palácio Alencastro e exploram marco da arquitetura

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizou os serviços de limpeza no local. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras também esteve na área para verificar uma caixa de esgoto que estava destampada.

Em conjunto com a Águas Cuiabá, a equipe fará uma avaliação para verificar se a estrutura possui ligação com a rede de esgoto. A previsão é de que a caixa seja desobstruída e receba uma nova tampa. Caso seja identificada a necessidade de interligação à rede, o serviço será realizado após a avaliação técnica.

A fiscalização também levou a Prefeitura a identificar a necessidade de melhorias na quadra poliesportiva Márcio de Arruda. O espaço apresenta problemas nos alambrados e no banheiro, que estava com acúmulo de lixo e sem condições adequadas de uso.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Mateus Silva Alves, a pasta já havia realizado intervenções no local, e novas melhorias deverão ser programadas. “Esse é mais um dos exemplos de espaços públicos que passaram por anos de abandono. A Secretaria de Esportes já esteve aqui e fez algumas intervenções, mas ainda precisamos de novas ações, principalmente no banheiro e nos alambrados. Vamos colocar essa quadra na nossa programação e voltar para acompanhar as melhorias”, afirmou.

Leia mais:  Câmara aprova relatório final da CPI dos Cabos e Fios em Cuiabá

A ação Mobilidade em Ordem, realizada pela Sorp e pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), orientou quatro estabelecimentos a retirar veículos abandonados de vias e praças públicas da capital. Três oficinas e uma borracharia têm prazo até esta quinta-feira (24) para retirar os automóveis dos espaços ocupados irregularmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana