Agro News

Cultivo Vertical Indoor Será Destaque em Palestra sobre PD&I no Conexão Abisolo

Publicado

O Conexão Abisolo 2025, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro em Campinas (SP), vai trazer como tema central o cultivo vertical indoor como ferramenta para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na agricultura. A palestra será ministrada pelo pesquisador Luis Felipe Villani Purquerio, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no dia 23, às 14h30, durante o painel Fomento à PD&I.

Cultivo Indoor: Complemento à Agricultura Convencional

Durante a apresentação, Purquerio explicará como o cultivo vertical indoor permite o controle preciso de luz, temperatura e umidade, possibilitado pelos avanços em LEDs para agricultura.

“O cultivo vertical indoor não pretende substituir a agricultura convencional, mas complementar o sistema produtivo. Ele amplia a capacidade de produzir em qualquer época e local, com maior eficiência no uso de recursos e menor dependência das condições climáticas externas”, afirma o pesquisador.

A palestra também abordará como o cultivo indoor pode ser usado para simular estresse abiótico em plantas, permitindo avaliar a eficácia de biofertilizantes, ferramenta estratégica para mitigar impactos ambientais adversos.

Leia mais:  Tributação de insumos agrícolas reacende debate técnico e preocupa setor produtivo
Benefícios e Aplicações para Empresas e Pesquisa

Entre os pontos destacados estão:

  • Verticalização da produção e economia de água
  • Aceleração do ciclo produtivo das plantas
  • Potencial de aplicação para empresas de fertilizantes e bioinsumos
  • Importância da intensidade, qualidade e fotoperíodo da luz no crescimento vegetal
  • Desafios para difusão da tecnologia no Brasil

Purquerio também relacionará os temas com seu artigo publicado no Informe Agropecuário (2024), intitulado “Potencial do cultivo vertical indoor com iluminação artificial no contexto das mudanças climáticas”. O estudo reforça que essa modalidade complementar de produção pode ajudar a enfrentar os impactos das mudanças climáticas e ampliar a oferta de alimentos e insumos agrícolas.

Inovação e Sustentabilidade na Agricultura

O tema da palestra dialoga ainda com o Caderno Especial do Anuário Abisolo 2025, que destaca o papel dos bioinsumos e da inovação como estratégias para a sustentabilidade agrícola diante das mudanças climáticas.

Os interessados em participar do Conexão Abisolo podem obter 10% de desconto na inscrição usando o promocode VCMID7W9A9R4.

Fonte: Portal do Agronegócio

Leia mais:  Agronegócio do Piauí cresceu 384% em 8 anos

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Workshop discute adequação do Brasil ao Acordo sobre Subsídios à Pesca da OMC

Publicado

Com foco na análise de políticas pesqueiras conforme as regras internacionais, foi realizado nesta quinta-feira (17) o primeiro dia de Workshop sobre o Projeto de Diagnóstico de Conformidade do Brasil com o Acordo sobre Subsídios à Pesca da Organização Mundial do Comércio (OMC), na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília. O evento é promovido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO). O encontro reúne pesquisadores e especialistas das instituições envolvidas.

Durante a programação, a primeira apresentação aborda o Acordo de Subsídios da OMC e o Projeto Fish Fund, com informações sobre regras internacionais relacionadas a subsídios pesqueiros, pesca INDR, estoque sobre pescados e outros subsídios. Assim como o projeto utilizado como referência para o desenvolvimento dos trabalhos no Brasil. Na sequência, são apresentados os resultados preliminares da matriz de subsídios, etapa que busca organizar os diferentes tipos de apoio público relacionados ao setor, permitindo uma visão ampla das políticas existentes. A análise também contempla o Plano Safra, considerando as linhas de crédito, financiamento e demais instrumentos de apoio que abrangem as atividades de pesca e aquicultura.

Leia mais:  Agro tem superávit de R$ 55 bilhões e amplia liderança nas exportações

O workshop também realiza uma apresentação de resultados preliminares com avaliações de estoques, tema que envolve a análise das informações disponíveis sobre as populações de espécies exploradas pela pesca e constitui um elemento importante para compreender a situação dos recursos pesqueiros e subsidiar sua gestão. Os resultados apresentados evidenciam a necessidade de aumentar o esforço nacional destinado à atualização dos estoques avaliados. A programação inclui ainda uma apresentação sobre a proposta de criação do Programa Permanente de Avaliação de Estoques Pesqueiros (PROESTOQUES), iniciativa apresentada como uma proposta de estrutura permanente para organizar e fortalecer a produção e a sistematização de informações científicas utilizadas na avaliação dos estoques. Nesse contexto, destaca-se que conhecer o estado dos estoques é condição para qualificar a gestão pesqueira e orientar o uso sustentável dos recursos, reforçando a relevância de mecanismos permanentes de produção para subsidiar a tomada de decisões e o ordenamento da atividade pesqueira.

Matheus Silveira
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana