Cuiabá

Defesa Civil atualiza balanço das chuvas e mantém Cuiabá em estado de atenção preventiva

Publicado

As chuvas intensas que atingiram Cuiabá desde o fim de semana continuam sob monitoramento da Defesa Civil Municipal, mas o cenário, neste início de semana, é de estabilidade e resposta rápida do poder público. De acordo com o balanço atualizado da Secretaria Municipal de Defesa Civil, no domingo (8), as áreas afetadas já não apresentavam mais pontos de alagamento e não houve registro de novas ocorrências graves até o momento.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, as equipes permaneceram mobilizadas desde a noite de sábado, quando o forte temporal provocou transtornos pontuais em diferentes bairros da capital. “No domingo, todas as regiões já estavam sem alagamentos. Seguimos acompanhando porque ainda há registro de chuvas, mas, até agora, não temos retenção de água nas vias nem impactos ao trânsito, residências ou comércio”, destacou.

Durante o fim de semana, a atuação se concentrou principalmente nos bairros Parque Cuiabá, Parque Atalaia, Nossa Senhora Aparecida, São Gonçalo, Parque Geórgia, Coxipó, Dom Aquino e na região central, onde a precipitação foi mais intensa. Na fase mais crítica do temporal, algumas residências foram atingidas, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a enchentes e em locais abaixo do nível da rua. Em três casos, no Parque Atalaia e no Parque Cuiabá, foi necessária a atuação do Corpo de Bombeiros para o resgate de moradores ilhados.

Leia mais:  Secretária de Saúde e primeira-dama acompanham obras do CMI no antigo PS

Além do atendimento emergencial, a Defesa Civil também prestou apoio humanitário. Uma moradora do bairro Parque Cuiabá recebeu colchões no domingo e, nesta segunda-feira (9), cestas básicas foram entregues como forma de assistência imediata. A medida, segundo a secretaria, integra o protocolo de atenção às famílias afetadas por eventos climáticos extremos.

Outro ponto que segue sob atenção é o pontilhão que liga o bairro Cohab São Gonçalo ao Nossa Senhora Aparecida. Nesta segunda-feira, uma vistoria técnica foi realizada pela Defesa Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras. Como medida preventiva, foi determinada a interdição parcial da estrutura, liberada apenas para a passagem de carros de passeio e motocicletas. Ônibus e caminhões estão sendo desviados para um pontilhão próximo, sem prejuízo significativo ao fluxo local, já que o trajeto alternativo é curto.

De acordo com o coronel Alessandro Borges, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já foi acionada para reforçar a sinalização no local, enquanto a Secretaria de Obras programou para quarta-feira (11) a limpeza do córrego São Gonçalo. A ação tem como objetivo remover resíduos acumulados e materiais arrastados pela correnteza, reduzindo riscos em caso de novas chuvas.

Apesar do alerta severo emitido durante o temporal, inclusive com envio de notificações da Defesa Civil Nacional para os celulares da população, a avaliação técnica indica que o sistema de drenagem da cidade respondeu dentro do esperado, diante do volume elevado de chuva concentrado em curto período. Ainda assim, a Defesa Civil reforça que eventos extremos podem superar a capacidade da rede, especialmente em áreas com ocupação irregular ou histórico de alagamentos.

Leia mais:  Sine de Cuiabá tem 95 vagas abertas para garçom e mais 289 em diversas áreas

Nesse contexto, a gestão municipal lembra que Cuiabá mantém em andamento um programa contínuo de limpeza e desobstrução de bocas de lobo e da rede de drenagem, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Desde o início da iniciativa, cerca de 2,6 mil estruturas já passaram por limpeza, com retirada de toneladas de resíduos, medida que tem contribuído para reduzir os impactos das chuvas mais intensas.

A Defesa Civil segue em estado de atenção e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais, evitar a circulação por áreas alagadas durante temporais e acionar os canais de emergência sempre que necessário. Até o momento, conforme informou o secretário, “nenhuma chamada foi registrada pelos telefones de emergência”, o que reforça o quadro de normalidade após o pico das chuvas.

A situação permanece sendo monitorada de forma contínua, com equipes de prontidão para responder rapidamente a qualquer nova ocorrência, mantendo como prioridade a segurança da população e a preservação da mobilidade urbana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretaria de Saúde realiza atendimentos de forma manual durante indisponibilidade de internet

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que toda a rede municipal de saúde está sem acesso à internet em razão do rompimento de uma fibra óptica da empresa responsável pelo fornecimento do serviço à Prefeitura de Cuiabá, desde as primeiras horas da tarde desta quarta-feira e quinta-feira (1º e 2).

A interrupção também afeta o prédio administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, que permanece sem conexão.

Mesmo diante da indisponibilidade, os atendimentos seguem sendo realizados em todas as unidades da rede, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínica, Centro Médico Infantil (CMI), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital São Benedito, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e a própria sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Para garantir a continuidade da assistência à população, as equipes adotaram temporariamente o atendimento manual, com preenchimento de fichas e registros físicos dos pacientes. Em razão desse procedimento, o atendimento inicial poderá apresentar maior tempo de espera até o restabelecimento dos sistemas.

Leia mais:  Atuação de Michelly Alencar contribui para definição de novo espaço para ambulantes no Centro de Cuiabá

A empresa responsável pelo fornecimento da internet já atua para solucionar o problema e restabelecer a conexão o mais rápido possível. Entretanto, até o momento, não há previsão para a normalização do serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde já adota todas as providências necessárias para minimizar os impactos da interrupção e assegurar a continuidade dos atendimentos em toda a rede municipal de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana