Cuiabá

Defesa Civil de Cuiabá pode ser acionada para buscar doações nos postos de arrecadação destinadas às vítimas do Rio Grande do Sul

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, através da Defesa Civil do Município, está com a equipe mobilizada para buscar as doações destinadas às famílias do Rio Grande do Sul nos pontos de coleta espalhados pela capital e levá-las até a transportadora Bertolini, no Distrito Industrial.

O transporte é rápido e seguro, levando em média dois dias e meio até a cidade de Bento Gonçalves (RS), de onde será feita a distribuição. As carretas têm capacidade de até 23 mil quilos de carga, variando de acordo com a cubagem da mercadoria.

“Duas picapes da Defesa Civil e caminhões da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), parceira nessa operação solidária, buscam as doações nos diversos postos de arrecadação da cidade e levam até o Distrito Industrial de Cuiabá, para que a empresa conduza a logística de carregamento das carretas com destino aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Janilso Martins.

O gerente da Transportadora Bertolini, Anderson Firmino, informou que a empresa em todo o país desenvolve essa ação em cada unidade da federação onde está situada. Mais de 40 carretas já se deslocaram para o Sul nesse trabalho com o intuito de ajudar amigos, colegas e tantos desconhecidos rio-grandenses que precisam dessa força.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca 50 candidatos aprovados para Secretaria de Educação

“Estávamos fazendo duas cargas por semana, mas tivemos que diminuir porque o fluxo de distribuição lá ficou complicado, mais lento devido à situação das áreas isoladas. Então, a superlotação no Sul está afetando o envio das carretas, não há locais para entrega, a entrega está demorando, muitas pistas bloqueadas e, por isso, acabamos reduzindo para uma carga por semana”, explicou Anderson.

Para não sobrecarregar os pontos de arrecadação em Cuiabá e abrir espaço para mais doações, a Defesa Civil está coletando e levando até a transportadora. Qualquer um dos pontos de coleta de doações de Cuiabá e Várzea Grande, como o do Aeroporto, onde as empresas aéreas também são parceiras, pode entrar em contato com a Defesa Civil para buscar as doações.

Na semana passada, por orientação da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, 1,5 mil cobertores da campanha ‘Aquece Cuiabá’ foram destinados às famílias. Também nesta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal da Mulher – ponto oficial de coleta de donativos – passou a atender à população solidária às vítimas da tragédia. Outro ponto de arrecadação já em funcionamento pelo Município trata-se da Secretaria Municipal de Ordem Pública, instalada no Parque Tia Nair.

Leia mais:  Primeira-dama e secretárias municipais fortalecem políticas públicas voltadas às mulheres e à infância

“Fizemos parcerias com as empresas aéreas Azul e Gol, e quando os depósitos já estiverem com a capacidade esgotada, poderão trazer para cá. Estamos em tratativas com outras duas empresas do ramo de grãos para ajudar nesses carregamentos”, destacou o coordenador da Defesa Civil.

Os interessados podem acionar a Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, através do telefone 3623-9633.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Resultado do Minha Rua é Show de Bola: veja onde serão instalados os telões

Publicado

A campanha Minha Rua é Show de Bola mobilizou moradores de Cuiabá e ultrapassou 1 milhão de visualizações no Instagram da Prefeitura em 24 horas. Com o engajamento, a Prefeitura definiu a instalação de telões nas quatro ruas mais votadas da ação e também na Praça Cultural do Parque Cuiabá, com um espaço dedicado à comunidade haitiana para a transmissão dos jogos das seleções do Brasil e do Haiti nesta sexta-feira (19).

Além das quatro ruas vencedoras da competição, a programação também contempla um espaço voltado à comunidade haitiana, na Praça Cultural do Parque Cuiabá, onde também haverá transmissão especial para o jogo da seleção do Haiti.

A iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos e famílias durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores enviaram vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras, pinturas e outros elementos nas cores do Brasil.

Os telões serão instalados nos seguintes locais:

1º Rua 17, bairro Santa Terezinha (936 curtidas)
2º Rua 15, bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas)
3º Rua 44, bairro São João Del Rey (805 curtidas)
4º Rua Belo Horizonte, bairro Alvorada (711 curtidas)

Leia mais:  Primeira-dama e secretárias municipais fortalecem políticas públicas voltadas às mulheres e à infância

Além desses pontos, a Praça Cultural do Parque Cuiabá receberá um telão destinado à comunidade haitiana.

Os vídeos finalistas somaram milhares de interações, com destaque para as publicações que registraram maior número de curtidas e engajamento. Ao todo, a ação reuniu vídeos de moradores de diferentes regiões da capital.

A secretária municipal de Comunicação, Ana Karla Costa, destacou que o alcance da campanha motivou a ampliação da estrutura inicialmente prevista.

“A participação dos moradores mostrou o interesse da população em iniciativas que fortalecem a convivência comunitária. Por isso, a Prefeitura decidiu ampliar a ação e levar os telões para diferentes regiões da cidade”, disse.

O prefeito Abilio Brunini afirmou que a proposta busca aproximar a população e valorizar a ocupação dos espaços públicos pelos moradores.

“O objetivo é incentivar momentos de integração entre as famílias e os vizinhos. A resposta da população foi positiva e entendemos que a ação poderia alcançar ainda mais pessoas”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana