Mato Grosso

Defesa Civil de MT firma parceria com Waze e amplia monitoramento de áreas alagadas no Estado

Publicado

A Defesa Civil de Mato Grosso firmou uma parceria com a plataforma Waze para ter acesso aos registros de pontos de alagamento informados pelos usuários do aplicativo nos 142 municípios do Estado.

A ferramenta funciona de forma colaborativa e tem como objetivo aprimorar o monitoramento e aproximar a Defesa Civil da população na gestão de riscos e desastres.

Além de alertar quem está no trânsito, a integração com o Waze fortalece o trabalho técnico da Defesa Civil, uma vez que as informações lançadas no aplicativo pela própria população durante as chuvas permitem que os agentes estaduais acompanhem as ocorrências em tempo real e identifiquem pontos recorrentes de alagamento.

“O objetivo é tornar o monitoramento mais dinâmico e participativo. Ao mesmo tempo em que a Defesa Civil disponibiliza informações para que a população evite áreas de risco, a equipe estadual também recebe dados em tempo real que ajudam a direcionar melhor as ações de prevenção”, explicou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, coronel BM Marcelo Reveles.

Leia mais:  Escola de Governo abre inscrições para a capacitação em gestão de finanças pessoais

A parceria com a plataforma permite a coleta de dados dos 142 municípios e complementa o monitoramento climático realizado pela Defesa Civil, que já utiliza informações de satélites, estações meteorológicas e das mais de 16,1 mil câmeras do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Forças de segurança apreendem 250 quilos de cocaína e causam prejuízo de R$ 15 milhões às facções criminosas

Publicado

Uma ação integrada de policiais do 4º Comando Regional, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Polícia Federal resultou na apreensão de 250 quilos de cocaína, na tarde deste domingo (3.5), em Pedra Preta. O prejuízo causado às facções criminosas com a apreensão é avaliado em cerca de R$ 15 milhões. Um homem foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas.

A apreensão ocorreu durante a Operação Hórus-Território Livre, que intensifica o combate aos crimes de tráfico de entorpecentes na região de fronteira. As equipes receberam informações de que um veículo suspeito, um caminhão baú, estaria transportando material ilícito pela BR-364.

Diante da denúncia, foi montada uma barreira policial no km 169 da rodovia, nas proximidades de Pedra Preta. Durante as abordagens, os policiais interceptaram um caminhão do tipo baú de mudanças. Ao ser questionado, o motorista apresentou nota fiscal informando o transporte de colchões, porém não possuía o manifesto de transporte de carga, o que levantou suspeitas.

Leia mais:  Governo de MT é comunicado pela Abiove do fim da Moratória da Soja

Na verificação da carga, os policiais identificaram indícios de adulteração nas embalagens plásticas dos colchões, que estavam violadas e reembaladas com fita adesiva. Além disso, foram constatadas diferenças de peso entre os volumes, reforçando a suspeita de ocultação de ilícitos.

Ao realizarem a abertura de um dos colchões, os militares localizaram tabletes de substância análoga ao cloridrato de cocaína. Diante da confirmação, o caminhão e o motorista foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Rondonópolis para a inspeção completa da carga.

Durante a checagem detalhada, foram encontrados 226 tabletes da droga, totalizando aproximadamente 250 quilos de cocaína, distribuídos em 14 volumes. Todo o material apreendido, junto com o suspeito, foi entregue à Polícia Federal.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana